sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

VALENÇA: Governo de Valença formaliza doação de terreno para construção da Base Comunitária de Segurança


O governo de Valença deu mais um passo para a implantação em definitivo da Base Comunitária de Segurança no município. Para isso, a Prefeitura doou ao governo do Estado uma área de terra com 853 m2 localizada no bairro da Bolívia. A prefeita Jucélia Nascimento ressaltou o papel da Câmara de Vereadores que aprovou a Lei Municipal nº 2.333 de 14 de Janeiro de 2013, autorizando a doação. Após a aprovação, toda a documentação foi enviada para o Comando Geral da Polícia Militar em Salvador, ficando no aguardo da construção do imóvel. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a base de Valença deverá entrar em funcionamento após a formação de novos policiais com previsão para abril deste ano.
Instalada no bairro da Bolívia em outubro de 2013, a Base Comunitária de Segurança Provisória tem recebido aplausos da população. O resultado foi uma significativa redução dos de casos de crime contra a vida em todo o município. As Bases Comunitárias de Segurança (BCS) são pontos de gerenciamento da operacionalidade policial com o objetivo de conferir segurança às comunidades, focando na prevenção. No seu entorno são realizadas diversas ações direcionadas à comunidade. A filosofia de atuação é o Policiamento Comunitário (de Proximidade). Importante equipamento de policiamento comunitário com o objetivo de promover a convivência pacífica em localidades identificadas como críticas, melhorando a integração das instituições de segurança pública com a comunidade local e reduzindo os índices de violência e criminalidade.
 Ascom – Governo de Valença

POLÍTICA: Presidente municipal do PT revela estratégia para eleição e ‘não vê viabilidade’ em Alice Portugal

Mesmo sem vice definido na chapa de Rui Costa, o Partido dos Trabalhadores (PT) já se organiza para a corrida eleitoral. Em conversa com o Bahia Notícias, o presidente municipal da legenda, Edson Valadares, disse que a estratégia é discutir a cidade em todos os “territórios urbanos”. A meta também já está bem definida para o dirigente: “Ganhar em todas as esferas. Presidente, governador e ampliar o espectro na Assembleia Legislativa da Bahia e Câmara Federal”. O “legado histórico” da sigla é outro ponto a ser usado para convencer os eleitores de que é válido deixar os petistas no poder. Considerada pelo próprio governador como “prato cheio” para a oposição, a segurança pública deve ser o carro-chefe entre os ataques à atual gestão. No entanto, isso não assusta Valadares, que jogou a responsabilidade sobre o aumento dos crimes para o plano nacional. “Eu acho que os números comprovam que o aumento da violência é multicausal e nacional. Houve um grande aumento do processo de violência no país, não é exclusivo da Bahia”, esquivou-se. Ainda segundo ele, “as políticas estão sendo maturadas para dar resultado”. “Se nós observarmos, a violência cresce desde o ano 2000. Foi subindo, subindo e só caiu em 2012 e 2013”, disse.Se no início do processo de escolha do secretário da Casa Civil – Rui Costa – como candidato do partido para 2014 houve algumas rusgas, hoje, segundo o presidente municipal, tudo são flores. “Isso é uma coisa superada. Está todo mundo com Rui. Quem esteve na apresentação do projeto viu Pinheiro e Gabrielli lá. Esse assunto é superado. Todas as correntes estão presentes e na coordenação da campanha”, amenizou. A disputa entre o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Marcelo Nilo (PDT), e do deputado federal Mário Negromonte (PP) pelo segundo posto na chapa está, para Edson, “empatada”. Sem querer colocar a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) de escanteio, ele deu a dica: “Há uma discussão que o vice vai sair entre os dois [Negromonte e Nilo]. Não vejo muita viabilidade em Alice, mas o pleito dela é justo”, esquivou-se, mais uma vez, sem querer se “meter” na escolha do “timoneiro Wagner”.

Itabuna debate a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia em Seminário


Nesta quarta- feira (29/01) aconteceu em Itabuna, o 2º Seminário Região Metropolitana Sul da Bahia, que tem por objetivo discutir a criação desta região, partindo do bipolo de Itabuna – Ilhéus e os demais municípios circunvizinhos. A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás, a Secretária de Desenvolvimento Urbano – SEDUR, a Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, as prefeituras de Ilhéus e Itabuna e a Associação dos Municipios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – AMURC tiveram a iniciativa de organizar o Seminário, o primeiro aconteceu em novembro do ano passado em Ilhéus,onde foi assinada a Carta do Sul da Bahia – Declaração de Intenções.  O presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, finalizou as falas da mesa solene, e frisou a importância da união de empresas, entidades, prefeituras para se debater a criação de uma região metropolitana. “Acho esse debate fundamental, nós temos hoje 55 regiões metropolitanas no Brasil, tínhamos apenas nove até 1978. Na época do cacau, a Região Cacaueira foi construída e teve a rivalidade, o conflito entre Ilhéus e Itabuna, hoje nós temos o conjunto de interesses comuns, resultantes não só do crescimento desses municípios, mas da existência de um conjunto de investimentos públicos, que articularam essas duas cidades, como exemplo a UESC, aeroporto internacional, ferrovia, gasoduto, pensar essas duas cidades isoladamente é um erro, porque não há nem condições materiais, nem estruturais para resolver esses novos problemas que o desenvolvimento traz”, explica Davidson.  O arquiteto e urbanista, especialista em Desenvolvimento Urbano, Jório Cruz, foi o palestrante do Seminário, que explicou o conceito de Região Metropolitana e sua importância. “O Sul da Bahia está dando um exemplo fantástico, aqui estamos discutindo sobre a criação dessa região, envolvendo todas as comunidades. Vocês estão de parabéns, um exemplo de democracia”, elogiou Jório Cruz

VALENÇA: Guarda Municipal de Valença troca de comando


Foi realizada oficialmente na tarde desta quinta-feira (30) a troca de comando da Guarda Civil Municipal de Valença. O ato aconteceu na sede da corporação localizada na Praça da Triana e contou com a presença da prefeita Jucélia Nascimento que deu posse ao novo comandante Robson Souza dos Santos em substituição a Daniel Passos que terá agora a missão de se integrar á uma nova atividade ligada ao departamento municipal de trânsito. Para Jucélia Nascimento, Valença respira uma nova e importante mudança de paradigma. “Hoje não vamos falar das dificuldades, mas das possibilidades” disse. A prefeita fez questão de reconhecer publicamente a importância da GCM para os munícipes. “Basta observar a comunidade que solicita a presença da guarda a todo o momento”. Jucélia ainda anunciou que está programado a chegada de um novo veículo, fardamento e equipamentos para a GCM, além da reforma da sede. Para o vice-prefeito e secretário de Agricultura do município Joailton de Jesus, A GCM exerce um papel fundamental na questão da segurança. “cabe uma reflexão sobre o papel da guarda: as pessoas se sentem seguras quando vocês se fazem presentes”, ressaltou. Já o vereador Reginaldo Araújo destacou os avanços alcançados após a criação da GCM. Consideradopadrinho da instituição, o vereador lembrou que a GCM recebeu em 2011, através do Ministério da Justiça, cerca de R$ 450 mil para investimentos em capacitação e compra de um automóvel; e que a existe a possibilidade da vinda de mais recursos em 2014.
Ascom – governo de Valença

ITUBERÁ: 450 CASAS: Ituberá conquista a maior obra de sua história!



O município de Ituberá acaba de conquistar uma das maiores obras de sua história! A prefeita Iramar Costa assinou no último dia 22 de janeiro, na sede da Caixa Econômica Federal de Itabuna, o contrato para a construção de 450 unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida do Governo Federal, em parceria com os Estados e Municípios, gerido pelo Ministério das Cidades e operacionalizado pela Caixa. 
Este resultado é fruto de constantes investimentos da cidade em planejamento e equipe técnica, o que torna o município apto para assinar convênios com instituições federais. Em termos proporcionais, o volume de casas obtidas por Ituberá é maior do que as destinadas à cidades com mais de cem mil habitantes, que chegaram a conseguir seiscentas unidades junto ao programa habitacional. 
"Sinto-me muito feliz, enquanto prefeita de Ituberá, em poder proporcionar esse extraordinário benefício às famílias carentes do nosso município. É o maior aporte de verba numa única obra na história de Ituberá. Este investimento representa uma Ação Social que vai gerar centenas de empregos e aumentar a autoestima dos moradores", disse a prefeita. 
As obras, que devem começar ainda no mês de fevereiro deste ano, têm um custo estimado em mais de 25 milhões de reais e vai atender famílias com renda mensal de 0 a 3 salários mínimos, dando prioridade para as cadastradas no Bolsa Família. Do benefício, serão reservadas 3% das unidades habitacionais para deficientes físicos e pessoas idosas. 
Na ocasião que marcou o ato de assinatura do contrato, estiveram presentes, além da prefeita Iramar Costa, Marcos Vinícius (Superintendente da CEF Regional), Antônio Almeida (Gerente de Habitação da CEF), o vice-prefeito Dr. Crecêncio Filho e a secretária da Infraestrutura Ivi Maia. Os vereadores Elinaldo Souza (Presidente da Câmara Municipal), Déo da Ambulância, Antônio da Vila, Domingos Araújo, Manuel Leitoa, Ronaldo Teixeira e Suilan da Pesca também marcaram presença.


quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sem Terras ocupam prefeitura e denunciam descaso com a Educação do Campo


Iniciando mais um jornada de luta do MST no estado da Bahia, cerca de 650 Trabalhadores Rurais Sem Terra, moradores de assentamentos e acampamentos do município de Guaratinga, localizado na região do extremo sul baiano, se mobilizaram e ocuparam no dia  (28/01) a Prefeitura Municipal. Os agricultores reivindicam financiamento público para melhorar as condições de ensino nas comunidades rurais. Para os trabalhadores mobilizados esta ação tinha que acontecer, já que as péssimas condições das estruturas físicas das escolas do campo estão fragilizando o processo metodológico adotado pelos educadores e em conseqüência o aprendizado. Além disto, as estradas que deveriam facilitar o deslocamento de algumas crianças até a sede municipal encontram-se sem nenhuma manutenção, cheias de buracos, o que preocupa muitos familiares. Os Sem Terras denunciam também, a improbidade administrativa com relação ao pagamento dos servidores da educação. Eles afirmam que estão com três meses de salário atrasado referente ao ano letivo de 2013 e vários dos serventes, dos que exercem serviços gerais nas escolas, trabalham numa carga horária de 40horas por dia recebendo em media 150,00 a 200,00 por reais mensais no contra cheque de professores, que repassam aos mesmos. O MST vem dialogando com a Prefeitura de Guaratinga desde o ano passado a procura de soluções para os problemas já citados, porém nada mudou. Encontra-se no município cerca de quatro comunidades do MST onde vivem cerca de 700 crianças que utilizam o serviço publico municipal de educação. Pensando nisto Evanildo Costa, da Direção Estadual do MST na Bahia, afirma que está ação reivindica não somente melhorias físicas, mas sim um processo de luta no campo política social que visa a implementar de maneira eficaz condições estruturais e pedagógicas nas escolas do campo, principalmente as localizadas em Assentamento e Acampamentos. Como ato de indignação a precariedade denunciada pelos agricultores, foi encaminhada uma carta ao Promotor de Direitos Públicos João Alves da Silva Neto afim de garantir reais mudanças no processo educativo municipal. Os Sem Terras encontram-se mobilizados dentro da Prefeitura e aguardam uma resposta as denuncias realizadas da atual gestão administrativa do município. A polícia militar está no local tentando negociar a desocupação mas os trabalhadores resistem e não possuem perspectiva de saída.
Wesley Lima

ITAMARI: Prefeito Nêgo vistoria trabalhos de reabertura da estrada vicinal em Povoado do Alto dos Cai N’água


Com a finalidade de melhorar e facilitar o transporte da população que mora na zona rural, o prefeito Nêgo, continua intensificando o trabalho de recuperação das estradas vicinais do município. No início dessa semana o prefeito visitou a reabertura da estrada vicinal da região do Alto dos Cai N’água. A estrada será alargada e será feita também o serviço de limpeza dos acostamentos, facilitando assim o escoamento da produção agrícola, já que nessa localidade tem plantações de cacau, graviola e banana. Para realização desse serviço esta sendo utilizado um trator de esteira e a retroescavadeira hidráulica. Nessa mesma visita o prefeito recebeu o abraço das famílias do Alto dos Cai N’água e o apoio do amigo Barraca, que parabenizou o trabalho que esta sendo feito pelo prefeito Nêgo nessa localidade. E em breve será construído nesse povoado uma escola no valor de R$ 942.588,00 (novecentos e quarenta e dois mil quinhentos e oitenta e oito reais). Esse trabalho é de extrema importância e está sendo intensificado para que até o início das aulas e antes do período das chuvas a estrada esteja em perfeita condição. Com esse trabalho de reabertura, garanti o transporte escolar e que a população possa circular sem riscos e contratempos, melhorando a trafegabilidade da comunidade rural. Há aproximadamente 20 anos que passaram máquina nessa estrada e por causa desse abandono às pessoas só passavam na moto e montada em animais. O Governo de Participação Popular irá fazer muito mais, além de reabrir a estrada, irá fazer barragens para criação de peixes. Avançando ainda mais a agricultura do município.

Concedido título de cidadão benemérito a Jorge Amado


Proposta do deputado Álvaro Gomes (PCdoB) foi aprovada na ultima terça-feira (28)
A mais alta condecoração concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia, a comenda de Cidadão Benemérito da Liberdade e da Justiça Social João Mangabeira, será entregue aos familiares do escritor baiano, e um dos mais conhecidos do mundo, Jorge Amado. A proposta do deputado estadual Álvaro Gomes (PcdoB) foi aprovada na noite desta terça-feira (28), pelo colegiado, após solicitações do parlamentar. A matéria foi votada duas vezes, abrindo um precedente na Casa. Na primeira, por apenas um voto a proposta foi rejeitada. Porém, o comunista indignado com a recusa em plenário solicitou um recurso de votação, que, caso fosse aprovado com unanimidade, recolocaria a proposta na pauta. Os líderes da Casa não votaram e por isso abriu-se uma segunda votação, sendo enfim aprovado. “Não poderíamos deixar que uma pessoa que levou o nome da Bahia ao mundo ficasse sem essa homenagem. Essa e tantas outras são poucas para o que representa Jorge Amado para a nossa cultura. Parabéns à Casa que percebeu a importância dessa honraria ao escritor”, ressaltou Gomes.
Uma sessão especial na Alba dará a honraria aos herdeiros, porém a data ainda não foi definida. Ainda foi aprovado na noite desta terça-feira, o projeto de lei 19.997/2012 que institui o mês e incentivo e divulgação da prevenção ao câncer de próstata e de pênis, o Novembro Roxo. Em 2013, em seu segundo ano, a campanha fez atividades educativas em municípios baianos, caminhadas, distribuição de materiais, e um multirão de exames no Hospital Aristides Maltez. Para o parlamentar, com a instituição da data, a campanha ganha força e o preconceito tende a diminuir.
 “Temos grandes dificuldades ainda em relação ao preconceito dos homens. Muitas vezes são as esposas, mães que precisam levá-los ao médico. Mas com a campanha pretendemos alcançar um maior número de pessoas, inclusive no interior do estado onde é mais difícil ainda chegar a informação”, completa o comunista.
Ascom Álvaro Gomes (PCdoB)

VALENÇA: Governo de Valença realiza reunião par debater a cadeia produtiva do dendê


O governo de Valença, através das secretarias da Agricultura e da Indústria e Comércio, realizou na manhã desta terça-feira (28), no auditório da ACE/CDL, uma reunião com donos de roldões, empresários e entidades representativas da dendeicultura, para tratar da importância da cadeia produtiva do dendê para o município. Produto estratégico para todo o Baixo Sul, o dendê carece de um novo ordenamento, para melhor aproveitar os avanços experimentados na última década.  Para o vice-prefeito e secretário da Agricultura de Valença, Joailon de Jesus, o setor tem que se antecipar às demandas que irão exigir algumas adequações. Segundo ele, questões como licenciamento ambiental, produção e comercialização, devem ser observadas a partir de agora, para que o produto se torne competitivo. “As pessoas que estão inseridas na cadeia produtiva do dendê precisam se adequar a essa nova ordem”, disse, reconhecendo que a ausência de uma política clara por parte do governo, provoca a falta de estímulo dos produtores para os devidos investimentos.
De acordo com o vereador Adailton Francisco, a Câmara de Vereadores já aprovou o Código Ambiental do Município, o que irá dar celeridade às liberações ambientais. Entre os problemas apontados no encontro estão a adequação dos roldões em atendimento às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a escassez de mão-de-obra para a colheita, a necessidade de renovação das plantas e a opção de se trabalhar com novas variedades, e o implemento da assistência técnica. Para buscar soluções para estas e outras demandas foram criadas duas comissões. Uma irá tratar do setor produtivo, enquanto   a outra cuida do setor comercial. Ficou também estabelecida a realização de duas reuniões previamente agendadas para o dia 04 de fevereiro, sendo às 09 horas na sede da COOFAVA para tratar da comercialização e às 16 horas na Igreja de Nossa Senhora do Desterro, em Cajaíba, para tratar da produção.
Participaram ainda da reunião o secretário de Indústria e Comércio, Ademir Costa, empresários do setor, o vereador Carlos Antônio,  e representantes da EBDA, IF Baiano e COOFAVA, entre outros

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ROLANDO NO FACEBOOK: Pelegrino coloca em xeque relação da prefeitura de Salvador com Itaú


O deputado federal Nelson Pelegrino (PT) colocou em xeque a relação da prefeitura de Salvador com o banco Itaú. Na manhã deste domingo (26), em uma publicação no Twitter ele questiona se a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) foi privatizada. “Todos os cones de isolamento do Comércio estão com propaganda do Itaú. Houve licitação?”, alfineta. Em conversa com o Bocão News o deputado detalha que em várias intervenções feitas no trânsito da capital baiana foram usados cones com emblema do Itaú. Segundo o parlamentar, na festa da Conceição da Praia, na Rua Chile, havia cones de isolamento com a marca do banco.“Foi um erro meu não ter fotografado, mas também não dava porque eu estava dirigindo. Sempre que tem alguma atividade de isolamento todos os cones usados são do Itaú. É um absurdo vincular os cones a um banco privado com um cone de isolamento que é de órgão público, que deveria ter a marca da Transalvador. Qual a autoridade que o Itaú tem de fechar a via?”, argumenta.

Uma parceria que a prefeitura fez com o Banco Itaú, e também com Sertell, foi na implantação do projeto 'Salvador vai de bike'.

VALENÇA: Secretário Robinson Almeida cumpre agenda de trabalho em Valença



 O secretário Estadual de Comunicação do governo do Estado, Robinson Almeida esteve em Valença nos dias 23 e 24 (quinta e sexta-feira) para uma extensa agende de trabalho. Na oportunidade, Robinson se reuniu com a equipe de governo da prefeita Jucélia Nascimento para uma avaliação das principais demandas do município. Na sexta-feira (24), acompanhado dos vereadores e da prefeita Jucélia Nascimento, a pauta foi a visita aos equipamentos que estão em fase de conclusão no município, como o Serviço de Atendimento ao Cidadão SAC, localizado na Av. ACM; a ponte Águas de Março, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no bairro da Bolívia e o terreno onde serão construídas as 980 casas do projeto Minha Casa Minha Vida, localizado o bairro do Novo Horizonte. A visita serviu para uma reavaliação dos prazos de conclusão das obras. De acordo com o planejamento, a requalificação da BA 001, trecho Valença-Nazaré, será iniciada no próximo mês de fevereiro; para o SAC, a previsão de funcionamento está programada para o primeiro trimestre de 2014.Quanto ao SAMU, todos os procedimentos que dependiam do município de Valença já foram atendidos, faltando apenas a instalação do link 192. Também, a ambulância “avançada”, que apresentou problemas mecânicos, deverá chegar a Valença nos próximos dias. Robinson se comprometeu em cobrar celeridade para estas demandas. Em relação à ponte Águas de Março, um novo aditivo foi aprovado pelo governo do estado para a conclusão da obra. Robinson Almeida se transformou no principal elo entre a prefeita Jucélia Nascimento e os demais secretários do governo Wagner durante o primeiro ano de gestão da prefeita. As consequências desta ligação permitiram ao governo de Valença construir ao longo do ano de 2013 uma forte ligação com Estado, refletindo diretamente no planejamento elaborado pela equipe do governo municipal em “destravar”, as principais demandas para a retomada do desenvolvimento e a melhoria de vida da população. Foi assim que se viabilizou a vinda do SAMU, a retomada do processo para a implantação em definitivo do SAC, a instalação da Base Comunitária de Segurança no bairro da Bolívia e a requalificação da BA 001, trecho Valença - Nazaré. Em 2013, Robinson Almeida esteve em Valença para participar de uma audiência pública para falar dos impactos da ponte Salvador- Itaparica no Baixo Sul, Na oportunidade o secretário ouviu críticas sobre a não inclusão da região no projeto. A partir desta audiência, o planejamento da ponte foi reavaliado, ocasionando em uma nova audiência pública com a participação do secretário de Planejamento José Sergio Gabrielli, que garantiu a inclusão da BA 001 – Nazaré – Camamu no projeto, além da requalificação da rodovia, construção do anel rodoviário em Valença e intervenções viárias nos municípios cortados pela BA 001 entre Valença e Camamu.

 “Valença e o Baixo Sul estavam no apagão. São 417 municípios no estado que reivindicam demandas e tivemos a felicidade de contar com Robinson Almeida que assumiu a importante tarefa de nos apresentar aos secretários de Wagner, contribuindo e muito para que Valença pudesse ter a atenção e contar com respostas positivas das nossas solicitações. Robinson tem sido um parceiro da nossa cidade”, disse Jucélia.
Magno Jouber

PRES. TANC. NEVES: BOLSA FAMÍLIA MOVIMENTA MAIS DE QUINHENTOS MIL REAIS POR MÊS NO MUNICÍPIO.


O Programa Bolsa Família, do Governo Federal, injeta, mensalmente, mais de QUINHENTOS MIL REAIS no comércio tancredense, ou exatos R$ 546.934,50 (Quinhentos e quarenta e seis mil, novecentos e trinta e quatro reais e cinquenta centavos). O Bolsa Família é um programa de transferência condicionada de renda que beneficia famílias pobres e extremamente pobres, inscritas no Cadastro Único. Apesar de não haver números oficiais, o Bolsa Família está entre as principais fontes de renda de Presidnte Tancredo Neves, ao lado da Prefeitura Municipal, aposentados do INSS, Fábrica Firezzi, além do comércio. Em 2013, o valor do transferido pelo Governo Federal às famílias tancredenses que recebem o Bolsa Família alcançou R$ 6.563.214,00 (Seis milhões, quinhentos e sessenta e três mil, duzentos e quatorze reais).

RECEITAS ANUAL E MENSAL DO BOLSA FAMÍLIA DOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO:

IPIAÚ.........………………………….R$ 10.034.706,00 – R$ 836.225,50
WENCESLAU GUIMARÃES.……..R$ 8.261.722,00 – R$ 688.476,83
GANDU..……………………………………R$ 7.391.358,00 – R$ 615.946,50
PRES. TANC. NEVES………………..R$ 6.563.214,00 – R$ 546.934,50
ITUBERÁ..………………………………..R$ 5.499.438,00 – R$ 458.286,50
IBIRAPITANGA…..………………………R$ 5.445.158,00 – R$ 453.84,50
IBIRATAIA …….………………………..R$ 5.068.426,00 – R$ 422.368,80
UBATÃ……………...………………………R$ 4.738.054,00 – R$ 394.837,80
TEOLÂNDIA……...………………………R$ 3.990.732,00 – R$ 332.561,00
NILO PEÇANHA.……………………….R$ 3.274.316,00 – R$ 272.859,66
ITAMARI…………....…………………….R$ 2.480.724,00 – R$ 206.727,00
APUAREMA………..………………………R$ 2.425.646,00 – R$ 202.137,16
PIRAÍ DO NORTE……………………..R$ 2.092.470,00 – R$ 174.372,50
NOVA IBIÁ…………………………………R$ 1.545.454,00 – R$ 128.787,80

(Redação Amarelinho10 com informações do Portal da Transparência)

MODELO DO JORNAL IMPRESSO


sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

ITAMARI: A Prefeitura de Itamari, por meio da Secretaria de Obras esta realizando uma reforma completa da Secretaria de Saúde


A prefeitura de Itamari, por meio da secretaria de obras e serviço público iniciou a reforma da Secretaria Municipal de Saúde. A reforma será geral, garantindo que este espaço tenha total condição de receber a comunidade e melhorar as condições de trabalho para os profissionais. As obras incluirão pinturas interna e externa, reforma do teto e das paredes, além de receber uma nova instalação elétrica e acessibilidade com porta mais larga. Vale salientar que o prefeito Nêgo esta buscando cada dia mais, melhorias para saúde pública do município, valorizando cada cidadão itamariense. Saúde é uma das prioridades para o Governo de Participação Popular.

Prefeitura de Itamari irá concluir o PSF da Vila França





O prefeito Nêgo, irá concluir uma importante obra para população, que foi abandonada pela gestão anterior, que é a conclusão do PSF da Vila França. O prefeito enfrentou muita dificuldade no início de sua gestão, em todas as áreas, devido à falta de comprometimento do ex-gestor. Porém, através do empenho de toda sua equipe, a prefeitura de Itamari conseguiu limpar o nome nos órgãos federais para ter direito a realizar vários convênios, e com isso, muitos avanços já foram alcançados. 
Essa obra que foi paralisada na gestão anterior, passou por avaliação de engenheiros da prefeitura, e o local será readequado para receber os moradores daquela região. 
O Governo de Participação Popular trabalha para que os Itamarienses tenham acesso aos serviços públicos de saúde de maneira satisfatória. 
Ações como essa, proporcionará mais saúde de qualidade para os moradores da Vila França e região. Saúde, respeito ao cidadão.

POLÍTICA: Cresce chance de vice de Rui Costa ser mulher


Cresce cada dia a possibilidade de que uma mulher integre a  chapa governista à sucessão de Jaques Wagner . Na vaga de vice, a única restante da composição. Segundo Rui Costa a probabilidade “está mais quente do que fria” e “mais firme do que nunca”.  “Não podemos  ignorar que nós temos uma chapa concorrente com duas mulheres e uma outra terceira que ainda está sendo formada e não sabemos os nomes”, salientou Costa em conversa com Biaggio Talento. Em umas das chapas que disputará as eleições desse ano, duas mulheres já foram escolhidas. Lídice da Mata e Eliana Calmon disputam o governo e Senado, respectivamente. A outra chapa, a de oposição, ainda está indefinida e, por enquanto, não há informações de que uma mulher poderá compro a chapa.

VALENÇA: SAAE investe R$ 1 milhão em obras de substituição da rede de água de amianto


O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença começa 2014 com uma excelente notícia. Depois de um ano de muita economia e gestão rigorosa dos custos e planejamento conseguiu economizar o suficiente para investir na substituição de 100% da rede de água de AMIANTO por PVC nos logradouros ainda existentes.
SERÁ UMA DAS MAIORES OBRAS DE SANEAMENTO BÁSICO JÁ VISTA EM VALENÇA REALIZADA COM RECURSOS PRÓPRIOS.
Essa obra, com o custo estimado em R$ 1 MILHÃO, nele incluído a própria mão-de-obra do SAAE, abrangerá uma extensão de mais de 5 mil metros em diversas ruas da cidade, cujos tubos de amianto serão substituídos pelo que há de mais moderno para o sistema: os canos à base de PVC.
Além de modernizar a rede, a obra possibilitará uma melhor utilização da ampliação do potencial produtivo de água da Estação de Tratamento, porque o material é muito mais resistente, suportando, consequentemente, o aumento da pressão que ocorrerá na tubulação, o que evitará os rompimentos na rede, eles que são os maiores responsáveis pelas interrupções no abastecimento.
Outra grande inovação, é que boa parte dos tubos serão de diâmetro maior (400 mm), o que aumentará a vazão na rede de distribuição, fazendo com que a água chegue mais fácil e equitativamente nos pontos mais altos da cidade, tudo que a população anseia!
“A nossa meta, que era substituir 100% da rede de amianto por PVC, está se tornando REALIDADE. Os processos licitatórios para compra dos materiais necessários à execução da obra já estão acontecendo. Com isso, estaremos oferecendo melhor serviço, saúde e qualidade de vida a nossa população”, finalizou o Diretor do SAAE, Robenilson Reis.
É SAAE e Governo de Valença, com trabalho e ousadia investindo na nossa terra e na nossa gente.


Por: Assessoria de Gestão dos Serviços do SAAE

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

VALENÇA – Conheça os nosso Serviços e atendimentos 24 horas em sua casa.


Home Care é de origem inglesa. A palavra "Home" significa "lar", e "Care"  "cuidados". Portanto, a expressão Home Care designa literalmente: CUIDADOS NO LAR.O HOME CARE ANJOS DA FAMÍLIA, pioneiro na cidade de Valença, muitos não tem conhecimento da pratica deste serviço, que é dedicada a pacientes em ambiente domiciliar. O propósito do Home Care é promover, manter e/ou restaurar a saúde no conforto do lar e companhia dos familiares. Processo que têm como objetivo estabilização quadro clinico do paciente, evitando reenternações orientando familiares e cuidadores na prevenção de complicações, explicando as limitações de cada paciente individualmente.  Para pessoas que estão dispostas a atendimento MÉDICO, procedimentos de enfermagem em residência GLICOSIMETRIA, VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL, SONDAGEM VESICAL/NASOGASTRICA/RETAL, BANHO DE LEITO, ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS E AMBULÂNCIA. Horário DE ATENDIMENTO 24 HORAS
Profissionais: MÉDICO, ENFERMEIROS,FISIOTERAPEUTAS E TECNICOS DE ENFERMAGEM

Selecionados no ProUni têm até amanhã para fazer matrícula

Os candidatos selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni) têm até esta sexta-feira (24) para comparecer às instituições de ensino a fim de comprovar as informações prestadas no ato da inscrição e fazer a matrícula. Na primeira edição do programa em 2014, 1.259.285 candidatos de inscreveram para bolsas de estudos em instituições particulares de educação superior. De acordo com o balanço final, o número de inscrições chegou a 2.424.354, já que cada candidato pode fazer até duas opções de instituição e curso. Neste primeiro semestre, o programa oferece 191,6 mil bolsas — 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos. Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser até três salários mínimos por pessoa.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Valença: Procurados pelo O POVO


Estamos nessa campanha para saber o paradeiro desses deputados Estaduais e Federais que veio na campanha de 2010 em Valença Busca os votos, e até hoje sumiu, já pássaro 3 anos e nem um beneficio nem uma emendas parlamenteares para o Desenvolvimento de nossa região, e povo quer saber onde eles andas, por isso selecionamos  alguns deputados que teve mas de 500 votos e se elegero na ultima eleição. 

Se alguém viu esse Deputado por aí avise-nos.

REGIÃO: Governador em exercício garante restauração imediata da BA 001


O governador em exercício Otto Alencar afirmou durante o programa Conversa com o Governador desta terça-feira (21) que a BA 001,  trecho Nazaré - Valença, será restaurado imediatamente. Segundo Otto, o estado da rodovia é crítico em decorrência da chuva e do intenso tráfego de carretas na BA-001. “Nós já vamos agora começar a fazer a restauração”, afirmou. De acordo com o governador circulam pela estrada, cerca de 500 carretas por dia transportando areia e brita para o Estaleiro Enseada Paraguaçu. Ainda durante o programa, Otto Alencar cita diversas obras destinadas à construção e recuperação de rodovias baianas. “Estamos completando agora 7,5 mil quilômetros de estradas recuperadas e construídas”, comemora. A notícia vem após várias reivindicações da prefeita Jucélia Nascimento que tem cobrado providências junto ao governo do Estado. Ainda no último dia 13, a prefeita esteve em Salvador em reunião com o chefe da Sasa Civil, Rui Costa e o secretário de Comunicação Robinson Almeida, quando na oportunidade voltou a cobrar providências para a BA 001, além de solicitar agilidade para outras demandas do município como: a conclusão da ponte Águas de Março, e a finalização das obras do SAC. Jucélia também esteve na Secretaria  de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), em reunião com a secretária Moema Gramacho solicitando ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e equipamentos para inclusão produtiva do Programa Viver Melhor.

Deputado congratula prefeito de Curacá por premiação nacional

Carlinhos Brandão está entre os 100 melhores prefeitos de 2013
A pesquisa nacional de opinião pública realizada pela UBD – União Brasileira de Divulgação classificou os melhores 100 prefeitos em 2013. Nesta segunda-feira (20), o prefeito de Curaçá, município no norte da Bahia, Carlos Luiz Brandão Leite, está na lista de premiação. O deputado Álvaro Gomes (PcdoB) encaminhou, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), um moção de aplauso ao gestor pelo reconhecimento do esforço. O comunista ressaltou que, apesar do esforço de Carlinhos, como é conhecido, Curaçá ainda precisa caminhar mais, e garantiu empenho para contribuir nos serviços para o município. “Ainda há uma longa jornada a ser percorrida para tornar Curaçá uma cidade mais digna e com melhor oferta de qualidade de vida para o povo. Não mediremos esforços, através do nosso mandato parlamentar, para buscar recursos e ações dos governos Federal e Estadual para alcançar uma cidade cada vez mais justa e que busque paz e justiça social”.“O reconhecimento do povo de Curaçá pelo trabalho que nosso governo vem fazendo é grande. São várias obras que beneficiam o povo em aguadas, estradas, reformas de prédios, escolas, postos de saúde e tudo mais. O povo está vendo trabalho como nunca se viu em um ano de governo. Acho que foi por isso que eles deram uma boa aprovação”, analisou o prefeito. A pesquisa é feita com base em critérios como “satisfação e aprovação da população do município”. De acordo com a instituição, a pesquisa seguiu em 3.950 municípios brasileiros. Na região baiana do submédio São Francisco, Curaçá teve melhor aprovação entre todos os mais de 20 municípios.


Ascom Álvaro Gomes (PCdoB)

.

.