sexta-feira, 26 de junho de 2026

Colisão frontal na BR-101 envolve dois carros e deixa vítimas na região da Pedra do Cavalo

 

Um grave acidente envolvendo dois carros foi registrado na BR-101, nas proximidades da Ponte Pedra do Cavalo, trecho que liga os municípios de Cachoeira e Governador Mangabeira, no Recôncavo baiano, na tarde desta sexta-feira (26).

Segundo informações iniciais, a colisão frontal aconteceu em um ponto de intenso fluxo de veículos, no sentido Salvador. A ocorrência mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que prestaram socorro às vítimas ainda no acostamento da rodovia.

Imagens divulgadas pelo site Jornal Zero75, parceiro do Blog do Valente, mostram a movimentação das equipes de resgate no local. Em um dos registros, é possível ver uma criança sendo carregada por um agente do Corpo de Bombeiros durante o atendimento de emergência.

Até o momento, não há informações oficiais sobre o número total de feridos nem sobre a existência de vítimas fatais. As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas pelas autoridades competentes. Fonte Blog do valente


Prefeito Marcos Medrado dialoga com ambulantes da FeiraGuay sobre início das obras do Shopping Popular

Nesta sexta-feira (26), o prefeito de Marcos Medrado esteve no espaço atualmente conhecido como FeiraGuay, em Valença, para dialogar diretamente com os ambulantes sobre a realocação temporária durante as obras de requalificação da Feira Livre e do Mercado Popular (Shopping Popular).

Durante o encontro, o prefeito explicou que os ambulantes serão realocados para o espaço tradicionalmente utilizado no período da Festa do Amparo, onde permanecerão até a conclusão das obras. A medida busca garantir a continuidade das atividades comerciais, preservando a renda dos trabalhadores enquanto o novo equipamento urbano é construído.

A obra está orçada em R$ 23,5 milhões e representa mais um importante investimento conquistado por Valença em parceria com o Governo da Bahia. A requalificação foi autorizada por meio da parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e a Prefeitura Municipal de Valença, com prazo de execução de 12 meses.

O projeto vai modernizar toda a infraestrutura da Feira Livre e do Shopping Popular, garantindo mais conforto, segurança e melhores condições de trabalho para feirantes e comerciantes, além de mais comodidade para a população que utiliza o espaço diariamente. O impacto esperado inclui o fortalecimento da economia local e a valorização do comércio popular.

Ao destacar a importância do diálogo, o prefeito Marcos Medrado reforçou o compromisso da gestão com a participação popular. “Antes de qualquer decisão, é fundamental ouvir o povo. As mudanças precisam ser boas para todo mundo. Chegamos a soluções que vão melhorar a vida da nossa gente, respeitando os trabalhadores e preparando Valença para o futuro”, afirmou o prefeito.

A iniciativa destaca o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento urbano aliado à escuta ativa da população, garantindo que grandes obras avancem com responsabilidade social e diálogo.

Secretaria de Comunicação |SECOM 

Prefeitura Municipal de Valença

Arraiá do Faraó encanta a Rua do Fogo e mantém viva a tradição junina em Cairu

A Rua do Fogo, em Cairu, foi palco de três dias de muita alegria e forró com a realização do tradicional Arraiá do Faraó. O evento reuniu moradores e visitantes de todas as idades em uma programação marcada pela animação e pelo clima das festas juninas. 

No palco, as atrações musicais Léo Brito, Maivilly Beatriz, Luís Fernando, Gustavinho, Cangaço do Forró e Selmo Lima garantiram o arrasta-pé até altas horas, embalando o público com muito forró.

Um dos momentos mais especiais do evento foi a Festa das Crianças, na tarde/noite desta quinta-feira (25), que proporcionou diversão e integração para os pequenos e suas famílias, com brincadeiras como o pau-de-sebo, cabo de guerra, dança da cadeira, quebra pote, corridas e muitos prêmios.

Consolidado como uma das festas mais tradicionais da comunidade, o Arraiá do Faraó foi organizado pelos moradores da Rua do Fogo, contando com o apoio da Prefeitura de Cairu, da Secretaria Municipal da Cultura, e do programa São João da Bahia 2026, do Governo do Estado, que garantiram o compromisso com a valorização das manifestações culturais e das festas populares do município-arquipélago.

Travessias marítimas seguem suspensas entre Salvador, Mar Grande e Morro de São Paulo devido ao mau tempo

As travessias marítimas entre Salvador e Mar Grande continuam suspensas nesta sexta-feira (26) em razão das condições climáticas adversas. A informação foi confirmada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), que manteve a recomendação de bandeira vermelha para a navegação.

A suspensão foi adotada por conta do mau tempo e das condições meteoceanográficas desfavoráveis, visando garantir a segurança das embarcações, dos passageiros e preservar vidas no mar.

Além da linha Salvador–Mar Grande, também permanecem interrompidas as travessias entre Salvador e Morro de São Paulo, assim como a rota para Boipeba. Até o momento, não há previsão para a retomada das operações, que dependerá da melhora das condições do mar.

A Marinha do Brasil orienta que, em casos de emergência no mar ou em rios, a população acione imediatamente o telefone 185, serviço que funciona em regime de plantão 24 horas.

As operações serão retomadas somente após uma nova avaliação da Capitania dos Portos, quando houver condições seguras para a navegação. Enquanto isso, a recomendação é que passageiros acompanhem os comunicados oficiais e evitem deslocamentos marítimos até a normalização do serviço.

Mulher é encontrada morta em cova rasa após desaparecer em Morro de São Paulo

Um crime cercado de mistério e violência chocou moradores de Morro de São Paulo, no município de Cairu. Uma mulher foi encontrada morta em uma cova rasa após desaparecer depois de sair para cobrar a devolução do dinheiro pago na compra de um terreno.

De acordo com informações preliminares, a vítima teria adquirido um terreno de um homem, mas posteriormente descobriu que a mesma área já havia sido negociada anteriormente com outra pessoa. A situação teria provocado um desentendimento entre a mulher e o vendedor.

Após a discussão, a vítima não foi mais vista. Familiares e amigos iniciaram buscas e acionaram as autoridades. O corpo foi localizado posteriormente enterrado em uma cova rasa, aumentando a comoção e a revolta entre moradores da região.

A Polícia Civil investiga o caso e trabalha para esclarecer as circunstâncias do crime, identificar os responsáveis e apurar se a disputa pelo terreno tem relação direta com o homicídio.

Até o momento, as autoridades não divulgaram informações oficiais sobre suspeitos ou eventuais prisões. O caso segue sob investigação, e novas informações poderão ser divulgadas conforme o avanço das apurações.

Homem investigado por tráfico de pessoas é preso no Baixo Sul da Bahia

A Polícia Civil prendeu, na quinta-feira (25), um homem de 56 anos investigado pelos crimes de estupro de vulnerável e tráfico de pessoas para fins de exploração sexual. A prisão ocorreu na localidade de Jiquiriçá, zona rural de Valença, durante ação que também deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Valença.

De acordo com as apurações do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM/Valença), os crimes eram praticados contra uma menina desde janeiro deste ano. As investigações apontam que os abusos ocorriam na residência do investigado, que era amigo da família da vítima. Durante a apuração, foram reunidos laudos periciais, exames médicos, depoimentos de testemunhas e outras provas que fundamentaram o pedido de prisão.

Durante o cumprimento das ordens judiciais, os policiais apreenderam uma carabina calibre .22, 38 munições do mesmo calibre, celulares e outros aparelhos eletrônicos. O investigado também foi autuado em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

A ação foi realizada por equipes do Núcleo Especial de Atendimento à Mulher (NEAM/Valença) e da 5ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (5ª Coorpin/Valença). Após a prisão, o investigado foi submetido aos exames de praxe e permanece custodiado à disposição da Justiça. As investigações prosseguem para o completo esclarecimento dos fatos e a identificação de outros envolvidos.


quinta-feira, 25 de junho de 2026

São João da Bahia contabiliza 45 presos por Reconhecimento Facial e redução de acidentes nas estradas

A Operação São João 2026 contabiliza 45 foragidos da Justiça alcançados pelo Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública e redução dos acidentes nas rodovias estaduais. 

O balanço parcial foi encerrado na madrugada desta quinta-feira (25). O emprego das novas Plataformas de Observação Elevadas (POEs) garantiu a ampliação da cobertura de câmeras. Os 13 novos veículos, que possuem nove câmeras embarcadas, auxiliaram na captura de criminosos em 24 municípios da Bahia.

Os procurados foram presos nas cidades de Amargosa, Barra, Camaçari, Campo Formoso, Cardeal da Silva, Castro Alves, Conceição do Jacuípe, Gandu, Glória, Itaberaba, Itapé, Itororó, Jandaíra, Jequié, Laje, Mata de São João, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Santo Estêvão, São Domingos, Senhor do Bonfim, Serrolândia, Teofilândia e Vitória da Conquista. Os foragidos respondem a processos por homicídio, estupro, receptação, tráfico de drogas, furto, porte ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia.

Ao longo do período do São João, equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária registraram uma queda de 50% nos números de acidentes sem vítima. No período, blitz itinerantes, verificações de documentos, testes de bafômetros e inspeções veiculares foram realizadas nas estradas de maneira constante pelos policiais. Houve ainda um aumento de 75% nos flagrantes e de 33% na recuperação dos veículos com restrição de furto ou roubo, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Prefeitura realiza fiscalização e notifica proprietários de veículos abandonados em vias públicas de Valença

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP), realizou uma fiscalização intensiva nesta quinta-feira (25) para identificar e notificar proprietários de veículos abandonados nas vias públicas do município. 
A iniciativa visa desobstruir as ruas, melhorar a mobilidade urbana e eliminar potenciais focos de proliferação de insetos transmissores de doenças e esconderijos de materiais ilícitos, garantindo o ordenamento urbano e o bem-estar dos cidadãos.

Durante o mapeamento dos pontos críticos, as equipes de fiscalização vistoriaram automóveis em avançado estado de deterioração, muitos deles com vidros quebrados, pneus murchos e acúmulo de mato-alto ao redor. Os proprietários identificados receberam notificações formais estipulando o prazo de 72h para a remoção voluntária dos bens, sob pena de recolhimento dos veículos para o pátio municipal e aplicação das penalidades administrativas e multas previstas na legislação vigente.

A participação ativa da comunidade é considerada peça fundamental para o sucesso contínuo do monitoramento e manutenção da ordem nos bairros. Os moradores que identificarem carros, carcaças ou motocicletas abandonadas em situação de abandono prolongado em suas ruas podem realizar denúncias anônimas através do canal oficial de atendimento. A população deve registrar a ocorrência ligando gratuitamente para o número 0800 071 4346, informando a localização exata do veículo.

O secretário da pasta reforçou o caráter preventivo da fiscalização e o compromisso com a melhoria da qualidade de vida nos espaços coletivos. O secretário da SEMOP, Raell Costa, afirmou que essa ação é fundamental para devolver a fluidez às nossas vias e eliminar riscos iminentes à saúde e à segurança da nossa população. "Não estamos aqui apenas para punir, mas para conscientizar o cidadão de que o espaço público pertence a todos e não pode ser utilizado como depósito de sucata", finalizou.

Secretaria de Comunicação |SECOM

Prefeitura Municipal de Valença

.

.