.

.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA


Jornal -Zé da Hora, o Senhor já cumpriu 02 (dois) mandatos de vereador, foi candidato a Deputado Estadual e agora seu nome vem sendo muito cotado, segundo as pesquisas de intenção de votos, como Pré - candidato a prefeito de Valença.
Qual a avaliação que o Senhor faz quanto a confiança, o respeito e o carinho que a população de Valença lhe dedica?
Resposta ZH – É natural do nosso povo; a hospitalidade, a amizade e o respeito. Valores que se confundem com a palavra que você muito bem mencionou; Carinho. Isso não acontece à toa, ou por acaso. Posso afirmar que isto é fruto de um processo de ações e atitudes que passamos no dia a dia à população.

Jornal -Zé da Hora, para nós do Jornal A Voz da Juventude, existe uma pergunta que antecede a todas as outras: por que o Senhor quer governar Valença? Ou melhor para quê?
Resposta ZH – Asseguro a vocês e seus leitores, que só dedico meu tempo e minha vida para ações que eu acredito. Sei que é uma atividade difícil e sujeita a tantos contratempos, mas não importa, para mim o que vale é a certeza , é acreditar em alguma coisa. –Uma Valença bem melhor.
Na vida política, ou você tem vocação para servir ao público, para provocar o crescimento do município junto com o crescimento das pessoas, ou é melhor não tentar. Porque, sem essa vocação, corre-se o risco de usar a política como escada para conseguir vantagens pessoais, -e é o que causa o repúdio tão grande do povo aos políticos.
Se eu não acreditasse em meu projeto, tenha certeza não estaria entrando de cabeça nesta causa, se estou é por acreditar que farei alguma coisa efetiva para melhorar meu município.

Jornal -Zé da Hora, os Jovens hoje questionam cada vez mais o comportamento dos maus políticos e desconfiam dos políticos em geral. Perguntam: por quais motivos UMA PESSOA DO BEM se envolve na política, se essa é uma das atividades mais desmoralizadas do país?
Resposta ZH- Minha resposta é simples. Por mais desmoralizada que seja atualmente a atividade política, alguém tem que se ocupar da tarefa de governar. Porque Valença, como qualquer outro município, precisa ser governado. E se os melhores não cuidarem disso, a atividade política fica nas mãos dos piores, ou dos medíocres.
Como melhorar as coisas, como levar o município para a frente, se os bons, os bem intencionados, os que querem mais progresso, mais justiça, mais oportunidades, mais participação do povo no governo, os que lutam para conter a violência, ficam de fora?. Apesar dos pesares, não podemos esconder que avanços já houveram e que foram com o trabalho de pessoas. Claro, foi muito mais um trabalho da sociedade do que do governo. Mas não dá para ignorar que o governo tem um papel importante nisso tudo e que as pessoas de bem não podem abandonar a política, porque são eles que podem fazer dela um instrumento de diálogo com a sociedade, ouvindo as diversas opiniões e entendendo as mudanças.
Jornal -Pré – candidato Zé da Hora, em nossa cidade existe uma Secretaria de Juventude, que foi aprovada pela Câmara e sancionado pelo Executivo Municipal. Até hoje é uma secretaria inoperante e sem norte, apesar da sua importância para os Jovens.
Qual a sua analise para o fato?
Resposta ZH – Reconheço que os jovens têm muitas razões para olhar com desconfiança a possibilidade de participar da vida política. Mas às vezes vocês, jovens, não percebem que política não é só eleição, não é só “coisas dos políticos” e, que também não é só o que assistimos e lemos nos meios de comunicação diariamente, corrupção, mentira e violência. É também atividade cívica. É também a formação de opinião das pessoas em geral sobre os assuntos de interesse comum e a participação das pessoas nos debates. Se perdermos a capacidade de nos INDIGNAR, se desistirmos de influir nas decisões, então a politicagem toma conta de tudo e se perde a esperança de que as coisas melhorem.
A minha analise é de que falta atitude, determinação e querer dos jovens para que ela venha a funcionar. Não basta só olhar a distância e não agir é necessário ir a luta e agir. Por isso aconselho; -Vocês jovens podem e devem participar da política mesmo sem pensarem em serem políticos profissionais. Quanto mais vocês jovens participarem, melhor para Valença.
Asseguro que agora, no novo Brasil, os jovens estão tendo a oportunidade de participação política, não só nos partidos e eleições, mas em entidades locais, organizações não-governamentais, sindicatos, grêmios estudantis, igrejas, movimentos sociais etc. –Se querem realmente que a Secretaria funcione o caminho é um só. –Atitude.

Jornal -Pré – candidato Zé da Hora, caso o senhor venha a ser eleito Prefeito de Valença, quais as suas prioridades para o seu governo?
Resposta ZH – Os desafios são muitos e dentre os grandes que se colocam à frente de nossa sociedade e do Governo, dois têm se ressaltado e marcado nosso dia-a-dia. O primeiro diz respeito à questão da violência, da insegurança e da dificuldade dos governantes em garantir que todos os cidadãos e cidadãs vivam com tranqüilidade. O segundo, que de alguma forma se relaciona ao anterior, é a questão da impunidade, da dificuldade de acesso da população à Justiça e da sensação de que nossas leis, apesar de boas, não são cumpridas. Portanto, em ambos os casos o Município vai atuar como parceiro direto com o Estado.
Para estancar o crescimento da violência, precisamos desenvolver políticas públicas atuando na base com programas sociais e de inclusão, gerando emprego, educação, saúde, esporte e lazer.
Por essa razão, creio que somente será possível alcançarmos uma solução adequada para toda essa situação se compreendermos que direitos humanos, justiça e segurança pública são temas convergentes.
-Questão Fundiária do Município –Regularização permitindo que as propriedades tenham suas escrituras para viabilizar sua venda através do financiamento imobiliário junto as aos bancos melhorando o aspecto de melhorias e embelezamento urbano.
-Agricultura, disponibilizar aos agricultores assistência técnica distrital, para a melhoria da produção e qualidade dos produtos a serem comercializados.
-Industrialização, também, com atenção voltada para a violência, incentivar a industrialização municipal, através de pequenas e médias industrias, gerando empregos e focando sempre o primeiro emprego.
-Educação –voltar aos debates da implantação da Universidade Federal do Reconcavo e da ampliação das instalações da Uneb, possibilitando abertura de novos cursos para a região.
-Cultura, Esporte e Lazer –Dar atenção especial nessas áreas, como meio de inclusão social e incentivo sócio-cultural.
-Saneamento básico –Intensificar a ampliação da rede de esgoto e seu tratamento, com calçamento das áreas onde o esgotamento sanitário já tenha sido implantado.
-Turismo –Instalação do conselho gestor com o fundo de desenvolvimento para o turismo, promovendo a capacitação dos atores do seguimento.
-Saúde –Ampliar as ações da secretaria nos bairros e aglomerados populacionais rurais.
-Iluminação –Aplicar rigorosamente em ampliação, manutenção e melhorias da rede pública de iluminação pública, os recursos oriundos da CIP –Contribuição de Iluminação Pública.
-Limpeza Pública –criação do disk limpeza pública com uma central de plantão de limpeza pública, com veículo ronda informando em tempo integral onde se dará a coleta de urgência, voltando a circular o caminhão compactador do lixo e não mais as caçambas e tratores.
Por fim, estabelecer o principio da eficiência administrativa, priorizando o desempenho e a dedicação profissional, dentre muitos outros temas a serem implantados no decorrer do mandato..

Um comentário: