quinta-feira, 22 de março de 2012

Caravana da Saúde do Renova Valença estará no bairro do Tento neste fim de semana


O Programa social “Renova Valença nos Bairros” será realizado neste sábado (24) e domingo (25) no bairro do Tento, com a grande Feira da Saúde da Fundação José Silveira, distribuição de remédios, assistência jurídica, salão de beleza, recreação infantil, oficinas educacionais e muito mais.

Os moradores do Tento, Taboca, Rua da Lama, Rua das Flores, Zepelim, Mangue Seco, Pista, Bolívia e Adjacências terão acesso a serviços médicos gratuitos de urologia, dermatologia, cardiologia, ginecologia, nutrição, pediatria, ultra-sonografia, eletrocardiograma, oftalmologia, odontologia, clínica médica, fisioterapia, exame de glicemia, “tipagem sanguínea”, aferição de pressão arterial, saúde da mulher, planejamento familiar, além de exames de sangue (em jejum), fezes e urina.

No sábado os pacientes serão atendidos pelas três carretas da saúde da Fundação José Silveira, enquanto no domingo toda a estrutura da feira estará à disposição da população valenciana, sempre das oito da manhã às cinco horas da tarde.

segunda-feira, 19 de março de 2012

O PRÉ-CANDIDATO DO PT DE VALENÇA É MARTINIANO COSTA


O PT de Valença, Reuniou seus Filiados na Associação Atlêtica de Valença, para Votação da Escolha do seu Pre-Candidato a Prfeito nessa Eleição Municipal, Tudo foi comondado pela Diretoria do PT Estadual, onte Martiniano teve 173 dos Votos,entre 175DELEGADOS presentes.logo Apois Martiniano fez uma entrevista para o nosso informativo que vai sair dia 2 de Abril.

quinta-feira, 15 de março de 2012

LEI FICHA LIMPA

O pré – candidato Ricardo moura prova que é elegível e desmonta farsa dos inescrupulosos políticos que tentam enganar mais uma vez o povo de Valença com mentiras criando factoides políticos.

Abaixo, certidão emitida pelo TSE – tribunal superior eleitoral, onde verificou que o Sr. Ricardo da silva moura não consta condenação criminal eleitoral, transitada em julgado para o mesmo. (Renato Oliveira)





JUSTIÇA ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Certidão

Certifico que, consultando o cadastro eleitoral, verificou-se NÃO CONSTAR registro de condenação criminal eleitoral, transitada em julgado, para o eleitor abaixo qualificado.

Eleitor:
RICARDO SILVA MOURA

Inscrição:
044894920590
Zona: 31
Seção: 169

Município:
39578 – VALENÇA
UF: BA

Data de Nascimento:
08/05/1966
Domiciliado desde: 11/03/1992

Filiação:
MARIA CELESTE LEITE SILVA MOURA
RENATO SANTANA MOURA

Certidão emitida às 11:53 de 12/03/2012

Esta certidão de crimes eleitorais é expedida gratuitamente. Sua autenticidade poderá ser confirmada na página do Tribunal Superior Eleitoral na Internet, no endereço: http://www.tse.jus.br, por meio do código MWLQ.M9TK.G3SS.37KC

(Assessoria de Comunicação do PMDB)

quarta-feira, 14 de março de 2012

Comunidade do Tento reúne-se visando os preparativos da próxima


Feira de Serviços do Renova Valença nos Bairros

Foi realizada hoje (13\2) às 19h30, na Igreja de São Pedro, uma importante reunião entre coordenadores do Grupo Renova Valença e membros da comunidade do Tento, que juntos planejaram a próxima grande feira de serviços denominada “Renova Valença nos Bairros”, que será realizada no “bairro dos pescadores” nos dias 24 e 25 de março.

O presidente da Associação de Moradores, Jeová Porto Avelar, mediou o encontro, expondo os benefícios promovidos por esse tipo de ação voluntária, afirmando: “Nós abraçamos esta causa do Renova Valença por sabermos que é um trabalho humanitário, que o grupo é composto por pessoa de bem, que cuidam das pessoas carentes e que, portanto, ajudarão com alegria a comunidade do Tento e dos bairros circunvizinhos”.

Após as informações sobre o evento, expostas pelos componentes do Renova Valença, grupos de voluntários foram formados para trabalharem na ação direta, que mais uma vez contará com a FEIRA DE SAÚDE da Fundação José Silveira.

No Tento, o “Renova Valença nos Bairros” levará para a população, como sempre, acesso a serviços médicos gratuitos de cardiologia (eletro), ginecologia, nutrição, pediatria, ultra-sonografia, oftalmologia, odontologia, clínica médica, fisioterapia, exame de glicemia, “tipagem sanguínea”, aferição de pressão arterial e saúde da mulher, realizados por três unidades móveis da Fundação José Silveira, durante os dois dias (sábado e domingo), das oito da manhã às cinco horas da tarde.

Além disso serão oferecidos, no domingo, assistência jurídica, salão de beleza unissex, oficinas de reciclagem, distribuição de remédios (farmácia básica), recreação infantil e ainda serão coletados, neste dia, materiais para exames de sangue (em jejum), fezes e urina.

Entre os presentes na reunião com a comunidade do tento, o vereador Raimundo Costa, o advogado Guido Magalhães, o professor Isaías Filho e o “homem-da-saúde-popular” Roque Onorato (presidente de honra do Renova).

O “Renova Valença nos Bairros” conta com o auxílio luxuoso da Fundação José Silveira, Santa Casa de Misericórdia de Valença, Laboratório MedLab, distribuidora de remédios VidaMed, laboratório NatuLab, refresco Guaraúna e OAB Valença.

Railton Ramos
Porta-Voz

segunda-feira, 12 de março de 2012

Títulos de Cidadãs referendam o Dia Internacional da Mulher em Cairu



Na noite da quinta-feira, 8 de Março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, foram outorgados pelos edis cairuenses os Títulos de Cidadãs às Secretárias Municipais Cíntia Rosemberg, Aline Cabral e Petrusca Melo. Três mulheres distintas, que têm em comum a dedicação e o trabalho em prol da comunidade de Cairu.

Nada mais justo, então, o reconhecimento público por parte da Câmara Municipal a essas mulheres, que representam tão bem a determinação, a competência e o empenho da equipe administrativa do Prefeito Hildécio Meireles.

Em uma cerimônia marcada pela emoção foram relembrados momentos importantes na trajetória das três profissionais e suas fortes ligações com o município de Cairu. A presença das famílias e amigos das homenageadas, além de simpatizantes vindos dos quatro cantos do arquipélago só engrandeceu ainda mais o momento.

Para a Secretária de Saúde, Dra. Cíntia Rosemberg, a honraria ficará inesquecível em sua vida. “Foi preciso enfrentar muitos momentos difíceis até que pudesse estar aqui hoje, mas as criticas só fortaleceram a vontade de trabalhar em prol dessa comunidade que aprendi a amar”, disse Cíntia.

A Secretária de Governo, Dra. Aline Cabral, também relembrou as dificuldades enfrentadas no decorrer dos anos. “Hoje vivemos um momento único graças a prosperidade advinda do gás, mas mesmo no passado trabalhamos com afinco para sempre buscar assegurar melhorias na qualidade de vida dos cairuenses. Por todas essas dificuldades aprendi a admirar a retidão, a honradez e o caráter do Prefeito Hildécio Meireles ao tratar com o bem público”, disse Aline.

Já para a Secretária de Desenvolvimento Sustentável, Petrusca Melo, o titulo é a formalização de um sentimento. “Há muito me sinto cairuense. Construí minha vida aqui já fazem 24 anos. Impossível não amar essa terra tão rica em belezas naturais e esse povo batalhador”, ressaltou Petrusca.

O Prefeito Hildécio Meireles também reiterou a satisfação em ter essas três mulheres como membros de sua equipe. “Se tivesse que nomear as três, mais Conceição Meireles – Secretária de Educação – novamente não hesitaria. Todas comprovam a cada dia as suas competências. Temos diversas mulheres em cargos de destaque em nossa administração e isso só nos enche de orgulho e da certeza de que é preciso continuar lutando sempre para assegurar o direito ativo e igualitário da mulher na sociedade”, enfatizou o Prefeito.


Entre os presentes registramos os secretários e assessores municipais Fernando Brito, Júlio Oliveira, Conceição Meireles, Isaías Ribeiro, Almir Costa, Jacy Bartolomeu (mestre de cerimônia), Estácio Coutinho, Miro Cabral, além do presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Bertolino de Jesus, os doutores Mustafá e Renilda Bonfim (pais da Dra. Cíntia), Dona Iaiá (avó da Dra. Aline), o procurador jurídico Fabiano Figueiredo, o vereador de Salvador Adriano Meireles e o pré-candidato a prefeito de Valença Ricardo Moura.

ENTREVISTA


MARTINIANO COSTA, PRESIDENTE DA CUT-BAHIA, LIDERANÇA DO PARTIDO DOS TRABALHADORES, TEM MAIS DE 30 ANOS DE INTENSA VIDA POLÍTICA.

AOS 53 ANOS, TEM SEU NOME COLOCADO COMO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE VALENÇA E FALA SOBRE A CONJUNTURA POLÍTICA, A SUA TRAJETÓRIA E COMO SE SENTE DIANTE DO QUADRO ATUAL QUE VAI DESENHANDO AS ELEIÇÕES DE 2012. TRANQUILO E BEM-HUMORADO, MARTINIANO RESPONDE A 10 QUESTÕES COLOCADAS EM PAUTA POR PARTIDOS POLÍTICOS E PELA IMPRENSA LOCAL.

CONFIRA!

1 - Como sua trajetória política influencia a indicação de seu nome como pré-candidato do PT às eleições para prefeito de Valença, em 2012?
Sou um militante político, ligado às causas sindicais, sociais e populares, há mais de 30 anos. Minha história de vida é pautada pela luta por justiça social, combate à pobreza, por mais e melhores empregos e por um mundo mais justo e humano. Fui vereador pelo PT em Valença de 2000 a 2004. Também fui candidato a deputado estadual pelo PT em 2002, obtendo uma expressiva votação em Valença. Essa vivência política me credenciou a chegar à presidência da CUT-BA, com muita honra. É também o reflexo de um trabalho sério e comprometido com as causas que defendo. A pré-candidatura não me pertence e sim a milhares de pessoas que me acompanham e me incentivam a continuar. Estou preparado para o maior desafio da minha vida. Me sinto muito feliz pela aceitação popular ao meu nome. Uma possível candidatura não é fruto somente da minha vontade, mas de uma gama de pessoas que me encentivam e me dão força para continuar. E eu não fujo da luta!

2 - Que diferenciais positivos você agrega para ser o próximo prefeito de Valença? Acha que a experiência na CUT o credenciou ainda mais para liderar esse projeto?
Sou filho de Valença. Amo minha terra. Como líder político, sindical e popular, tenho hoje boa relação com o governo estadual, federal, com o empresariado e com os trabalhadores. Sem dúvida, a experiência na presidência da CUT me ajudou na liderança política, tendo me preparado para lidar com desafios de gestão, como os que Valença vem vivendo atualmente. Sei que é preciso melhorar a vida das pessoas e, para isso, é preciso dialogar constantemente com elas em suas diversas representações. É a isso que tenho me dedicado. Meu principal interesse é utilizar a minha experiência e a minha vontade política para que Valença entre num ciclo de desenvolvimento sustentável, com um crescimento que acompanhe efetivamente o Brasil e a Bahia.

3 - Diante de tantos problemas que Valença apresenta hoje, o que você considera prioritário resolver? Quais serão as principais ações do seu Governo?
É preciso pensar Valença e o seu desenvolvimento globalmente, de forma interligada com as ações nacionais e estaduais, envolvendo as questões de segurança pública, agricultura, transporte, estradas vicinais, educação com oportunidades de geração de emprego e renda, fomento ao turismo e à cultura, esporte e lazer, saneamento básico, saúde pública, entre tantas outras. Na infra-estrutura do município, é preciso atuar na solução de problemas crônicos como o tráfego urbano, o anel rodoviário, o funcionamento do aeroporto, a modernização dos terminais marítimos, a orla do Guaibim, a habitação popular, inclusive na zona rural, investimentos para escoamento da produção da nossa agricultura, o lixão do Orobó, a despoluição do Rio Una, a preservação efetiva dos ecossistemas locais através das políticas de desenvolvimento sustentável e do ecoturismo.

4 - Algumas pessoas acham que você, como presidente da CUT, ficou fora de Valença e, por isso, não está vivendo os problemas daqui nos últimos anos. O que tem a dizer sobre isso?
Isso não é verdade. Minha família mora aqui e estou em Valença toda semana. Apesar de uma agenda lotada de compromissos importantes, nunca deixei de acompanhar as questões internas de Valença e, além disso, de me envolver pessoalmente para trazer o desenvolvimento para a cidade. Como membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, o CODES, tenho atuado para influenciar as políticas públicas de desenvolvimento para o Estado como um todo, especialmente nas questões ligadas à valorização do trabalho e do trabalhador, das mulheres, dos jovens e dos idosos. Certamente que Valença estará sempre sinalizada como uma das prioridades. Minha luta nesses anos tem sido árdua para que sejam implantadas na cidade as políticas públicas necessárias para o desenvolvimento local e melhoria da vida do nosso povo.

5 - E essa briga interna do PT? Como pensa em viabilizar sua candidatura com a permanência dessa quadro?
Respeito o meu partido e estou pronto para assumir a responsabilidade que me cabe em buscar o melhor para a minha cidade. Creio que o bom senso deve prevalecer acima de quaisquer interesses individuais.

6 - Seu nome é o que mais tem crescido nas pesquisas pré-eleitorais para prefeito. A que você atribui isso?
Acho que as pesquisas são importantes, mas não me deixo pautar apenas por elas, pois quem define o resultado das urnas é o voto popular. Entretanto, acho que o meu crescimento nas pesquisas ocorre exatamente em virtude de minha incansável luta por uma Valença cada vez mais forte e desenvolvida, com mais oportunidades de vida para a população.

7 - Ouvimos muitos boatos de que já existe uma chapa formada da base aliada do Governador Wagner em Valença. Isso é verdade?
É legítimo que os partidos, quaisquer que sejam, se articulem para concorrer à prefeitura. Meu foco agora não é o envolvimento com essas questões, e sim, de efetivamente ajudar a construir um projeto político que tire Valença do ostracismo em que se encontra.

8 - Como vê uma possível aliança com toda a base que compõe as forças políticas dos governos Wagner e Dilma em Valença?
Lula, quando ganhou a eleição em 2003, estava aliado a partidos e lideranças políticas não tão queridas por quem sempre acompanhava o PT. Para uns, isso foi insuportável, tanto que muitos até saíram do partido. Para outros, os maduros, entenderam que era uma composição necessária à vitória de um governo popular, liderado pelo cara que obtinha a confiança do povo e da militância do PT para tocar o projeto. Sabíamos que talvez Lula nunca apoiasse aquelas lideranças que aderiram a ele, mas todo apoio é bem vindo, contanto que não descaracterize o projeto e não mude o foco da gestão. O apoio político tem que somar, sem contaminar o projeto principal. Ter liderança e firmeza garante isso. Estou muito tranquilo se a base cumprir o que vem afirmando: que apoiarão a candidatura da base aliada de Wagner e Dilma. Se for eu o candidato, saberemos conduzir o processo de aliança com maturidade e responsabilidade. Em todos os partidos existem pessoas qualificadas. A escolha da minha equipe será por mérito, pela competência técnica e fidelidade ao projeto de transformação social, ao governador Wagner e à presidenta Dilma, meus principais parceiros neste desafio. Acredito que para Valença, essa possibilidade de caminhar de mãos dadas com o governador Jaques Wagner e com a presidenta Dilma, usando do privilégio pessoal de ter começado a minha trajetória política lado a lado com eles, é uma oportunidade ímpar. Por isso, tenho convicção de que, como prefeito, poderei ajudar muito a minha cidade e ao meu povo. Estou com muita vontade e disposição para, junto com os meus irmãos de Valença, vencer mais este desafio.

9 - Alguns opositores do PT utilizam o seguinte argumento: Martiniano tem prestígio no Estado, depois de se tornar uma grande liderança sindical, tem trânsito nos governos estadual e federal, mas deveria trazer, mesmo sem mandato, obras pra Valença. Até dizem que você poderia resolver muitos problemas se quisesse. O que tem a dizer sobre isso? Qual o seu verdadeiro papel nesse contexto?
Olha, eu não tenho mandato de prefeito, vereador, deputado ou senador, como você mesmo afirma. O prefeito é o gestor do município e é papel dele dar assistência à população. Na CUT, represento mais de 3 milhões de trabalhadores e tenho lutado pela redução da jornada de trabalho sem redução de salário para 40 horas semanais, por mais e melhores empregos, contra o trabalho análogo ao escravo, entre outros pontos. Na minha gestão, por dois mandatos consecutivos, tivemos conquistas importantes como o acordo que aumenta os ganhos reais do salário mínimo. Esse é o meu papel nesse momento: defender a classe trabalhadora de todo o Estado. Em Valença, desde que Wagner assumiu o Estado, a Educação tem sido priorizada, com a vinda de cinco colégios de Ensino Médio, quatro já em funcionamento. Na época, pedi ao Governador para olhar com carinho por Valença. Ele deu todo o apoio necessário para garantir o transporte escolar de qualidade e a DIREC-05 vem apresentando um desempenho que chamou a atenção de toda a Bahia, sendo a campeã na compra da merenda escolar pela agricultura familiar, recorde de reformas das escolas. Tenho ajudado as associações rurais e a CUT vem dando apoio à Central das Associações. Ajudamos a realizar um grande evento político com a assinatura de diversos convênios: a Festa do Dendê 2012. No ano passado, ajudamos a Feira da Agricultura Familiar. É de conhecimento público o quanto me empenhei para a vinda do Banco do Nordeste, um anseio de mais de 30 anos. E ainda mais: o alojamento, refeitório e calçamento das vias internas da Emarc; a Farmácia Popular e muito mais. Enfim, as pessoas não podem confundir os papéis. Sou presidente da CUT e militante do PT, mas não sou o prefeito de Valença. Quando for, os governos federal e estadual, com certeza, serão muito mais requisitados e os investimentos chegarão de forma significativa. Por enquanto, sou apenas pré-candidato.

10 - Martiniano, diante do atual quadro político de Valença, sem dúvida, essa é a maior chance que o PT tem de chegar à Prefeitura. Deixe sua mensagem e diga o que significará para Valença esse alinhamento com o Brasil e a Bahia.
Tenho passado nas ruas e recebido muito carinho das pessoas. Os olhares são de confiança e esperança numa Valença melhor. Fico emocionado em qualquer canto dessa cidade que visito. Tenho andado muito, dialogado, recebido apoios de liderança importantes. É uma alegria poder ser escolhido por tanta gente para liderar o resgate político da dignidade do povo de Valença. Vejo que as pessoas pedem hoje um governo do PT em Valença. Poder representar esse anseio é uma honra, principalmente por conta de minha origem, negro, filho de uma família pobre, que começou a trabalhar muito cedo, carregando feira e vendendo cebola desde os 12 anos. Lembro de meu trabalho na barraca do conhecido Lucas. Comecei assim e consegui ingressar na Emarc, onde concluí o curso técnico em Agrimensura, depois o curso de nível superior em História, pela UNEB. Me tornei professor com muito orgulho. Incentivei meus alunos a fazerem a boa política, a lutar por um mundo melhor. Hoje até me emociono quando vejo muitos deles nos movimentos sociais, liderando causas populares. Depois, me tornei liderança do SINTSEF - Sindicato dos Funcionários Públicos Federais, fui vereador em Valença, até chegar à presidência da CUT-BA por duas gestões. Essa é uma trajetória que não havia imaginado. Por tudo isso, agradeço sempre a Deus e depois, aos meus amigos e companheiros de jornada, homens e mulheres de coragem e de luta.

O COMPLEXO EDUCACIONAL DAMÁSIO DE JESUS DE VALENÇA APROVA SEUS PRIMEIROS ALUNOS NO CONCURSO PÚBLICO DO INSS


Foram aprovados no Concurso Publico do INSS/2012 , 03 (Três) alunos do Complexo Educacional Damásio de Jesus Unidade Valença-Ba

PARABÉNS A:

KELY CRISTIANY DE ALMEIDA OLIVEIRA CAVALCANTE (APS- Valença)

ROSIMERE SILVA SANTOS LIMA (APS- Ibirapitanga)

THIANA DE SOUZA CAIRO (APS- Ituberá)

Os aprovados fizeram o curso Intensivo Preparatório para o INSS no Complexo Damasio Valença , localizado na Rua Teixeira de Freitas, 51 Centro, Tel: 3641-2514

Pepara-se para os proximos concursos ! Não perca tempo!

COMPLEXO EDUCACIONAL DAMASIO DE JESUS VALENÇA: OS MELHORES ESTÃO AQUI !

quarta-feira, 7 de março de 2012

BOCA DE RUA


José Sousa da Hora Filho, mais Conhecido como Zé da Hora tem mostrado para muitos que tem muita capacidade para administrar nossa cidade. Advogado, bancário e microempresário, um político muito visado para o social de nossa terra e seu nome está aparecendo com certo destaque em alguma pesquisa realizada na cidade.

JOVEM NOTA 10


José Niltom dos Santos Menezes, jovem da Igreja Católica que sempre está ajudando e organizando eventos religiosos de algumas igrejas, mostrando sua personalidade e carisma com a comunidade católica. Por isso admiramos esse jovem pela sua competência e humildade levando sempre a Palavra de Deus.

Entrevista com Dr. Guido ( GRUPO RENOVA VALENÇA)


A voz: Dr. Guido, boa tarde, o grupo Renova Valença ficou bem reconhecido pelo belíssimo trabalho social, feito em alguns bairros mais carentes de nossa cidade. Como o senhor avalia o desempenho do grupo Renova Valença em 2011? E o povo quer saber vamos ter Renova Valença em 2012?
Guido Magalhães Jr.: Primeiramente quero agradecer por esta entrevista, feito por jovens talentosos e dedicados, que com toda dificuldade enfrentada, vem fazendo esse jornalismo saudável e muito importante pra nossa cidade. Em relação ao Renova Valença, o seu surgimento foi uma surpresa muito grande para toda cidade, inclusive pra mim e para os integrantes do próprio grupo, que a cada dia se surpreendiam com a receptividade da população. Principalmente da população carente ao receber nossas ações sociais nos bairros e propostas de renovação. Em relação a 2012, nos vamos continuar nosso trabalho, realizando as feiras nos bairros, as palestras e debates sobre os problemas da nossa cidade.
A voz :Caso o senhor venha sair candidato a prefeito ou alguém do grupo, quais são as áreas que o senhor e sua administração dará prioridade?
Guido Magalhães Jr.: Em verdade essa questão de candidatura, minha ou de algum membro do grupo não é algo que a gente leve como prioritário. Importante para nós será sempre discutir idéias e propostas destinadas ao nosso ideal de buscar uma cidade melhor para se viver. Quando a gente fala em ter uma cidade melhor para se viver, pensamos em uma cidade sem violência, uma cidade com melhor saúde, com melhor educação, melhor trânsito, uma cidade mais organizada, mais limpa, com menos poluição visual e sonora. Cidade que orgulhe jovens, crianças, idosos, todos nós. Uma cidade que tenhamos orgulho! Não a cidade que está nos envergonhando, que as pessoas brincam como se aqui fosse cidade de “bang bang”, cidade de drogados, cidade feia e mal cuidada. A cidade que nós queremos construir é uma cidade civilizada e que promova condições dignas de vida para todos.
A voz:O grupo Renova Valença aparece em destaque nos quatros canto da cidade, como o senhor analisa o carinho,e a simpatia que o povo vem dando ao grupo renova Valença ?
Guido Magalhães Jr.: Isso é o sinal da compreensão da nossa seriedade. Nós não estamos desenvolvendo nenhum projeto pessoal. Então isso mexe muito com as pessoas, por que elas estão acostumadas com o “toma Lá da Cá” cruel da vida e também da política. Para nós, é melhor que a cidade esteja boa hoje. Não nos agrada o quanto pior melhor que alguns políticos apregoam. Acreditamos que somos capazes de interagir com os poderes constituídos para promover as mudanças que esperamos.
A voz: Dr. Guido muito obrigado pela entrevista que o senhor concedeu ao nosso jornal A voz da juventude e vamos ver o que vai acontecer em 2012.
Guido Magalhães Jr.: Como diz o poeta, “Tudo vale apena quando a alma não é pequena”. Então vamos em frente e vamos ver no que vai dar.

segunda-feira, 5 de março de 2012

MARTINIANO É APLAUDIDO PELA COMUNIDADE DO BONFIM



'A Atuação do Presidente da CUT foi fundamental para a vinda das escolas estaduais da zona rural de Valença.’

Nesse domingo, 04 de março, a comunidade do Bonfim recebeu a nova escola de Ensino Médio com muita festa. Completa e pronta para funcionar, o Colégio Estadual Hermínio Manoel de Jesus chama a atenção pela beleza e estrutura de ótima qualidade. Quem não conhecia, ficou surpreso: “a escola é linda e está toda equipada. Quem imaginava isso aqui na zona rural? Agradeço ao Governador, e também a Martiniano”, disse Teobaldo, liderança das Três Jueranas.

O clima de agradecimento e comemoração marcou a data histórica e a emoção tomou conta do pronunciamento das lideranças presentes, que agradeceram à intervenção de Martiniano junto ao Governador Wagner, que resultou em muitas conquistas educacionais para Valença.

Davi Moraes se emocionou contando a história da vinda da escola. “Muitos quiseram atrapalhar, mas o povo se uniu e a escola veio. A conversa foi pouca quando fomos até Salvador falar com Martiniano. Ele disse: ‘pode conseguir o terreno, o resto deixe comigo’. Aí está a escola que sonhamos para nossa comunidade”.

Marcada pela união de forças, a concretização do sonho virou realidade pelas mãos de muita gente, a exemplo do Seu Edgar, que abriu mão do seu patrimônio, herança dos seus filhos, para doar o terreno que possibilitou a construção da linda escola do Bonfim.

O Colégio atenderá cerca de 500 estudantes e já está funcionando sob a direção da professora Claudiana Pereira, nascida e criada na localidade.

“Na política, quando se quer, se consegue. Aqui, deve-se estabelecer o encontro e a integração com os hábitos da comunidade. Não basta a estrutura física se não servir a comunidade com fidelidade à sua cultura”, disse Martiniano.

domingo, 4 de março de 2012

Primeiro “RENOVA VALENÇA NOS BAIRROS” de 2012 será no TENTO


Bairro do Tento dias 24 e 25 de março; Urbis 5 e 6 de maio e Guaibim 27 e 28 de outubro

O grupo Renova Valença, após recesso planejado, reativou suas atividades ontem (29), às 19 horas, no Colégio Social. A turma voltou com todo o gás e definiu, de cara, o calendário deste ano para a grande feira de serviços conhecida por todos como RENOVA VALENÇA NOS BAIRROS. Vale lembrar que esta atividade tem a parceria da Fundação José Silveira (FJS), Santa Casa, OAB, MedLab, NatuLab, VidaMed e do refresco Guaraúna.

Serão três as edições do “Renova Valença nos Bairros” em 2012. A primeira está marcada para os próximos dias 24 e 25 de março, no bairro do Tento, em torno do Ginásio de Esportes. A segunda edição será na Urbis, na confluência dos bairros Tio Virgínio e Alto do São Roque, calendarizada para os dias 5 e 6 de maio e a terceira nos dias 27 e 28 de outubro, no distrito do Guaibim.

O convênio com a Fundação José Silveira para a realização do “Renova Valença nos Bairros em 2013” também foi confirmado ontem pelo coordenador do grupo, Guido Magalhães.

“Sabemos que 2012 é um ano eleitoral, por isso marcamos datas respeitando as movimentações naturais desse futuro acontecimento, inclusive para que fique claro para todos que não praticamos nossas ações sociais com o mero objetivo eleitoreiro. As necessidades básicas da população carente continua existindo no dia a dia e, até mesmo por isso, já garantimos junto à Fundação José Silveira pelo menos mais quatro Feiras de Saúde para o ano de 2013”, disse Guido.

ELEIÇÕES 2012

Quanto às cobranças que muitos fazem sobre a posição do grupo Renova Valença nas próximas eleições Guido Magalhães afirmou:

- “Aqui temos pessoas de todos os partidos. Portanto, não somos apartidários, apolíticos ou coisa parecida. Temos característica suprapartidária, daí marcamos a pouco uma reunião específica para tratar do assunto “eleições 2012”. Aqui no Renova Valença também tem gente que não tem partido; que está aqui por achar importante discutirmos a cidade, o município e gostar do trabalho voluntário de ação social nos bairros. Então combinamos que vamos decidir quanto às eleições de forma coletiva. Dentro de uma visão política altaneira, para que nossas relações permaneçam equilibradas. Temos pré-candidatos a vereador que estarão em partidos opostos, mas garanto que esse exercício dentro do Renova será salutar, pois para nós a ideia de município e de um “Lugar Melhor pra se Viver” está muito acima da corrida às urnas, com data marcada para acabar (7 de outubro). Somos muito mais que isso. Nossa posição será decidida democraticamente, em respeito às centenas de pessoas do grupo. Todos poderão opinar, votar, decidir, como sempre acontece aqui. Após esta reunião todos ficarão sabendo a decisão. Será algo bem dentro do perfil de tranquilidade do grupo”, intuiu Guido Magalhães.

Railton Ramos

Porta-Voz

.

.