A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia vem promovendo desde de Outubro / 2011 o acesso a mamografia bilateral de rastreio. Foram realizadas mais de 96.114 mamografias conforme registro no TABSIA/TABWIN, em mulheres de 50 a 69 anos. As Regiões de Saúde com adesão a estratégia itinerante na 1ª FASE foram: Itaberaba, Alagoinhas, Ribeira do Pombal, Jacobina, Irecê, Seabra e Santo Antônio de Jesus, iniciando atualmente ações em Ilhéus e Serrinha. Trata-se de uma experiência de rastreamento populacional, com deslocamento de unidades móveis com dois mamógrafos, onde cada unidade tem capacidade de realizar 140 mamografias/dia. O diferencial da estratégia itinerante é que além do exame mamográfico, são ofertados os exames para a confirmação diagnóstica, que configura a 2ª FASE do Projeto.
O governo do estado tem o propósito de levar o programa a todas as cidades do estado da Bahia, mas a Regional de Gandu só estaria programada para 2014 em data que seria ainda definida, pois a prioridade agora seria a regional de Jequié. Recentemente, Marcos Neto, Diretor da 5ª DIRES, participou de uma reunião na DIPRO, divisão da SESAB responsável por esses tipos de programa, lá ele tomou conhecimento do programa e fez um apelo a uma amiga, que trabalha na DIPRO, para que tentasse intervir para que o programa viesse para nossa região ainda este ano, pois essa diferença de alguns meses poderia significar a vida ou a morte para algumas mulheres. “Jequié e região também precisa, mas eles já estão melhor servidos de clínicas especializadas e nós não”. Disse Neto.
“Gostaria também de exaltar a participação de todos os 12 municípios da regional, que sem a ação dos seus prefeitos secretários de saúde, não poderia ser possível a realização do programa.” Em Gandu dos dias 11 à 23 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário