.

.

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Parabéns Valença 166 anos de emancipação política

Desfile de terno de Rei.
Visão do Alto do Amparo.
Prédio da câmara Municipal de Valença
Santa Casa de Valença
Igreja de Nossa Senhora do Amparo Padroeira da Cidade.
Fabrica da CVI
Praça da Republica - Jardim Novo

CONHEÇA VALENÇA: A maior cidade turística da Costa do Dendê é, ao mesmo tempo, uma plácida cidade pesqueira e colonial do século XVIII e um dinâmico pólo comercial e de serviços da região. Famosa por seus camarões, Valença conta com um cais do porto onde o casario tem a beleza de um cartão postal antigo, ofertando ao visitante um rico patrimônio histórico que convive em harmonia com os barcos pitorescos que povoam o Rio Una, que divide a cidade. Duas pontes interligam as duas partes da cidade.
Valença reúne os principais estaleiros da Bahia, onde são construídos barcos, saveiros, veleiros, escunas e até caravelas, como a réplica da nau Nina da pequena frota de Cristovão Colombo, que foi feita especialmente para o filme 1492: A Conquista do Paraíso, de Ridley Scott.
Com localização privilegiada, a Igreja de Nossa Senhora do Amparo (século XVIII) pontifica sobre a cidade, do alto de uma colina (Alto do Amparo) de onde se avista o mar e de onde se tem a melhor vista de Valença, também orgulhosa dona de uma castanheira secular que é ponto de visitação obrigatória. A igreja foi construída em 1757 dedicada a Nossa Senhora do Amparo, padroeira dos operários.
Situada no Largo da Matriz, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus foi construída em 1759. Possui belas imagens sacras dos séculos XVIII e XIX.
Em frente ao porto fluvial destaca-se o Paço Municipal de Valença, antiga residência nobre, com suas sete portas altas e sete janelas altas com arcos ogivais, construída em 1849 pelo capitão-mor Bernadino de Sena Madureira, um dos proprietários da fábrica de tecidos Nossa Senhora do Amparo.
Este Paço Municipal é considerado o segundo melhor do Estado, apenas inferior ao da Capital. Merece igual referência o conjunto dos belos sobrados coloniais do centro da cidade, tais como os sobrados da Praça da República que datam do século XIX, formando com o Teatro Municipal um importante conjunto histórico; o Fórum Gonçalo Porto de Souza, construído no século XVIII e antiga residência de um conselheiro da República.
A forte concentração populacional em Valença deveu-se ao surto de industrialização ocorrido em meados do século XIX sob a liderança da Companhia Valença Industrial que resultou na fusão das fábricas de tecido Todos os Santos e Nossa Senhora do Amparo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário