.

.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Projeto de expansão urbana para implantação do polo industrial de Valença é aprovado pela Câmara em primeira votação

A Câmara de Vereadores de Valença votou e aprovou em primeira votação por unanimidade dos presentes na última terça-feira (29), o Projeto de Lei que trata da expansão urbana de área rural para a implantação do Polo Industrial de Valença. O projeto é peça fundamental para que todo o processo administrativo do polo possa evoluir. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Ademir Costa, a alteração de área rural para urbana, é uma das condicionantes para se adquirir o licenciamento ambiental do projeto. Em seu pronunciamento, o vereador Reginaldo Araújo reconheceu que o projeto do polo industrial de Valença é um avanço significativo para o município. “Nunca houve em Valença uma secretaria ligada ao setor empresarial capaz de planejar projetos dessa natureza”. Já o vereador Jairo Baptista, disse que “quero fazer parte da magnitude desse projeto para Valença”. O vereador Antônio Barreto classificou o projeto como um divisor de gestão. “Valença terá um novo momento, antes e depois do polo”. Presente à sessão, Ademir Costa foi convidado a prestar alguns esclarecimentos. De acordo com ele, o polo faz parte do planejamento da prefeita Jucélia Nascimento em buscar alternativas para o desenvolvimento de Valença. Será implantado em uma área de 32 hectares no km 01 da BA 887 (Valença-Guaibim), obedecendo a Legislação com a disponibilização da área de reserva ambiental. Ainda de acordo com Ademir, o projeto é uma alternativa para que cerca de 300 pequenas empresas que estão distribuídas dentro de áreas residenciais, tenham a possibilidade de expandir e funcionar sem os entraves das condicionantes urbanas, como obedecer a lei do silêncio e a poluição ambiental, pertinentes em áreas residenciais. Diante do quadro atual, muitas empresas estão saindo de Valença, ou simplesmente, encerrando suas atividades. Ao contrário do que ocorre atualmente, o polo vai possibilitar a expansão das indústrias. “Temos estudos que com a implantação do polo, cerca de 500 novos empregos serão gerados. Todo o processo para a escolha do local foi discutido com os empresários que optaram pela BA por apresentar as condições necessárias de locomoção, e infraestrutura para esse fim”, disse Ademir.
Outros questionamentos feitos pelos vereadores foram respondidos por Ademir, entre eles, o vereador Jairo Baptista quis saber sobre os possíveis impactos para o turismo, haja vista que o empreendimento está sendo planejado para uma área próxima ao Guaibim. “Ao contrário, a implantação do polo será mais um ganho para o turismo, pois essas empresas atraem muitos representantes comerciais que irão se hospedar em Guaibim ou Valença”, respondeu Ademir.
De acordo com técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano, estão sendo implantados na Bahia, 25 polos industriais, sendo o que projeto do polo que será implantado em Valença é considerado modelo para todo o Estado da Bahia.
Ascom – Governo de Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário