.

.

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

REGIÃO: Trezentos militares participam da Operação Verão 2020 da Marinha

Com ênfase na segurança da navegação e na prevenção de acidentes com banhistas, cerca de 300 agentes estão participando da Operação Verão realizada pela Marinha do Brasil até o início de março do ano que vem. Os homens vão intensificar as ações de Inspeção Naval na Baia de Todos os Santos, no Litoral Norte e Baixo Sul da Bahia atuando na orientação e conscientização dos condutores e na fiscalização de embarcações e motos aquáticas, inclusive com realização rotineira de testes de alcoolemia. A Operação Verão acontece em conjunto com a campanha “Legal no Mar – Navegue com Segurança”, que este ano aborda o tema “Amazônia Azul - Mar limpo é vida”. A campanha, criada em há 23 anos, tem o objetivo principal de evitar perda de vidas humanas e acidentes no mar. Ao todo, serão realizadas um conjunto de ações educativas, relativas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição do meio ambiente hídrico causado por embarcações. A Operação Verão 2019/2020 incluirá também ações de presença de agentes da Autoridade Marítima Brasileira em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, para realização de palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação. Na última edição da Operação Verão, na temporada 2018/2019, a Capitania dos Portos do Estado da Bahia (CPBA) realizou 727 ações de fiscalização do tráfego aquaviário. Durante a operação, foram registradas 8.375 abordagens a embarcações de esporte de recreio, sendo que destas, 994 foram notificadas e 45 apreendidas.
CUIDADOS
Neste período, a entidade também deu algumas recomendações para a segurança da navegação em rios e mares durante o verão. Confira algumas delas:
· Aos condutores de embarcações, estejam atentos e vigilantes durante a navegação
· Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas
· Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios
· Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir a embarcação
· Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias
· Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. O equipamento deve ser homologado pela Marinha do Brasil
· Conduza a embarcação com velocidade segura
Divulgação/CPBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário