.

.

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Chegada do verão será de chuvas acima da média na maior parte do país

 
Por Larissa Nunes
Sol, praia, piscina, temperaturas em alta e um bom passeio ao ar livre.  Para a maioria da população, o verão é a estação mais esperada.
A estação mais quente do ano terá início às 12h59 (horário de Brasília) da próxima terça-feira (21) e se estende até às 12h33 do dia 20 de março de 2022, porém assim como foi o mês de novembro, a chegada do verão será marcada com chuvas acima da média em grande parte do Brasil, segundo o prognóstico climático do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas serão ocasionadas principalmente pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), enquanto que no norte das regiões Nordeste e Norte, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é a responsável pela ocorrência de chuvas.
Na Região Nordeste, a previsão indica predomínio de chuvas acima da média, principalmente nas partes central e norte. Já em algumas localidades do sul da Bahia, as chuvas poderão ficar mais próximas da média ou ligeiramente abaixo; as temperaturas deverão permanecer próximas e abaixo da climatologia em toda a região.
“A gente deve continuar com bastante chuva no verão, principalmente na região onde é período chuvoso que são as regiões Oeste, Sudoeste e Sul do estado. Em grande parte da Bahia, essa predominância de chuva é caracterizada como primavera-verão, o que é normal e devem se estender até fevereiro”, afirma Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.
Para muita gente, a chegada do verão significa um período de férias, lazer e descanso. A estudante Mariana Silva disse que essa é a sua estação favorita, onde ela aproveita para praticar esportes e curtir suas preciosas férias escolares.
“Pra mim é uma estação de pura alegria e curtição, além de ser uma boa época de praticar esportes porque o tempo é favorável. Sei que ultimamente o clima em Salvador anda meio confuso, mas espero aproveitar bastante o período do verão para repor as energias e voltar renovada a rotina.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário