Com a chegada de uma frente fria, a Bahia amanheceu debaixo de chuva após uma noite de fortes ventos, trovões e relâmpagos. Além da capital baiana, cidades do oeste e sudoeste do estado foram afetadas pela instabilidade do tempo que atrapalhou a rotina da população. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial para parte do território baiano.
De acordo com o Climatempo, a frente fria que chegou na Bahia na última terça-feira (1), deve durar até o dia de hoje (4). Em Salvador, o dia será marcado por nuvens carregadas, chuvas durante o dia e rajadas de vento moderada. Já em Itabuna, no sul do estado, esta quarta será marcada por céu nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
A Marinha do Brasil emitiu alerta para os marinheiros, informado que a faixa litorânea do estado da Bahia, entre Caravelas e Maraú, terá ventos de direção Sul a Sudeste e intensidade de até 75 km/h (40 nós), entre a noite do dia 2 e a tarde do dia 4 de novembro.
O diretor geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sostenes Macêdo, orientou que a população deve buscar ao suspeitar de riscos causados pela chuva. “Solicitamos a nossa população que em caso de risco, observando sinais de deslizamento de terra, fissuras ou rachaduras nas edificações, que as pessoas não vacilem. Ligue para 199 e aguardem a presença de um dos prepostos da Codesal, sejam engenheiros ou arquitetos para que efetivemos uma vistoria e possamos assim garantir a segurança de todos”, declarou.
Plantão Defesal Civil
Plantão – A Codesal, que integra a categoria de serviços essenciais do município, permanece de plantão 24 horas atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199. As ocorrências podem ser acompanhadas em tempo real no site www.codesal.salvador.ba.gov.br/index.php/ boletins.
Quem quiser receber os alertas da Defesa Civil pelo celular basta mandar um SMS com o CEP de residência para o número 40199. O serviço é gratuito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário