.

.

segunda-feira, 20 de março de 2023

Câmara Técnica de Educação do Ciapra realiza reunião em Cairu

 

A Câmara Técnica de Educação do Consórcio Intermunicipal do Mosaico das Apas do Baixo Sul (Ciapra) realizou na quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Cairu, uma importante reunião com os secretários e técnicos de Educação dos municípios consorciados. A secretaria municipal da Educação de Cairu foi a anfitriã do encontro.

Marcaram presença também o presidente do Poder Legislativo Cairuense, representantes do Núcleo Regional de Educação (NTE-6), da União dos Dirigentes Municipais de Educação – UNDIME/BA e da Aprender Editora, produtora cearense de materiais didáticos associados a programas de formação contínua direcionados aos Educadores.

Na pauta, apresentações das experiências de sucesso do “Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC)”, realizadas no estado do Ceará, e das ações do “Projeto Gestão Colaborativa da Integração das Tecnologias Digitais na Educação Pública”, desenvolvidas em 14 comunidades escolares municipais do Baixo Sul, com apoio da Fundação Itaú Social, da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação, com a parceria técnica da Atairu – Gestão e Inovação Social.
PROJETO
O Projeto Gestão Colaborativa da Integração das Tecnologias Digitais na Educação Pública, defende que a integração das tecnologias digitais na educação deve ter um olhar e um agir sistêmicos, considerando que para se obter sucesso em projetos com uso das tecnologias é preciso antes resolver algumas questões de fundo, que integram as dinâmicas das escolas e das redes às quais fazem parte.
Durante sua aplicação, as comunidades escolares são motivadas a refletirem e a se planejarem estrategicamente, em seis dimensões de gestão com o mesmo grau de relevância: Pessoas e propósitos, Processos, Tecnologias, Infraestrutura, Conexões e Planejamento Institucional, em atividades que envolvem diretores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes, pais/responsáveis, profissionais de TI, secretários escolares e técnicos da secretaria da Educação.
Ao final desse processo, que integra diferentes formatos de interação, cada escola tem consolidado o planejamento integrado das tecnologias na educação, bem como um desenho de avaliação, inspirando a construção de políticas educacionais que, ao se tornarem efetivas, contribuem para melhoraria da qualidade da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário