Vem aí mais oportunidades para os produtores de Nilo Peçanha!
Os secretários municipais da Agricultura e do Meio Ambiente, Valdirvan dos Santos e Danilo César, marcaram presença nesta terça-feira (9), na OCT - Organização de Conservação da Terra, sediada no Núcleo Papuã - município de Ibirapitanga, representando o município de Nilo Peçanha no lançando do projeto "CompensAÇÃO".
O projeto é uma iniciativa financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que visa fortalecer a cadeia produtiva do cacau sem desmatamento em municípios do Baixo Sul e Litoral Sul da Bahia, por meio do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).
Representa um passo significativo para o desenvolvimento da produção agrícola regional, assim como para a conservação ambiental, através dos recursos e benefícios que serão gerados por meio da parceria entre o FIDA, OCT, Governo do Estado e os municípios participantes do projeto.
O evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos federais e estaduais, consórcios públicos, universidades, associações de produtores e gestores municipais. O secretário do Meio Ambiente de Nilo Peçanha, Danilo César, disse que o projeto visa contemplar e incentivar os pequenos produtores do cacau, assim como as comunidades tradicionais, a estarem preservando o meio ambiente, e dessa forma sendo compensados financeiramente por esse ato em prol das áreas ambientais.
Já o secretário da Agricultura, Valdirvan dos Santos, explicou que as famílias dos agricultores familiares já foram cadastradas e que em breve acontecerão reuniões nas comunidades para apresentação do projeto. “Vamos mostrar para eles tudo o que estamos aprendendo aqui hoje dentro dos lançamentos do PSA, que é o Pagamento por Serviços Ambientais. A partir daí a gente dará andamento no desenvolvimento econômico dessas famílias”, disse.
As secretarias da Agricultura e de Meio Ambiente de Nilo Peçanha participam do programa “CompensAção” de forma conjunta, com o objetivo de conscientizar os pequenos agricultores sobre preservação ambiental e ao mesmo tempo buscar recursos financeiros para o município, preservando o meio ambiente por meio de um trabalho sustentável.
Ascom PMNPeçanha
Fotos: Vanessa Andrade
Nenhum comentário:
Postar um comentário