.

.

quarta-feira, 10 de abril de 2024

Secretários de Nilo Peçanha participam do lançamento do projeto CompensAção, na Serra da Papuã

 

Vem aí mais oportunidades para os produtores de Nilo Peçanha!

Os secretários municipais da Agricultura e do Meio Ambiente, Valdirvan dos Santos e Danilo César, marcaram presença nesta terça-feira (9), na OCT - Organização de Conservação da Terra, sediada no Núcleo Papuã - município de Ibirapitanga, representando o município de Nilo Peçanha no lançando do projeto "CompensAÇÃO".

O projeto é uma iniciativa financiada pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), que visa fortalecer a cadeia produtiva do cacau sem desmatamento em municípios do Baixo Sul e Litoral Sul da Bahia, por meio do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA).

Representa um passo significativo para o desenvolvimento da produção agrícola regional, assim como para a conservação ambiental, através dos recursos e benefícios que serão gerados por meio da parceria entre o FIDA, OCT, Governo do Estado e os municípios participantes do projeto.
O evento contou com a presença de representantes de diversos órgãos federais e estaduais, consórcios públicos, universidades, associações de produtores e gestores municipais. O secretário do Meio Ambiente de Nilo Peçanha, Danilo César, disse que o projeto visa contemplar e incentivar os pequenos produtores do cacau, assim como as comunidades tradicionais, a estarem preservando o meio ambiente, e dessa forma sendo compensados financeiramente por esse ato em prol das áreas ambientais.
Já o secretário da Agricultura, Valdirvan dos Santos, explicou que as famílias dos agricultores familiares já foram cadastradas e que em breve acontecerão reuniões nas comunidades para apresentação do projeto. “Vamos mostrar para eles tudo o que estamos aprendendo aqui hoje dentro dos lançamentos do PSA, que é o Pagamento por Serviços Ambientais. A partir daí a gente dará andamento no desenvolvimento econômico dessas famílias”, disse.
As secretarias da Agricultura e de Meio Ambiente de Nilo Peçanha participam do programa “CompensAção” de forma conjunta, com o objetivo de conscientizar os pequenos agricultores sobre preservação ambiental e ao mesmo tempo buscar recursos financeiros para o município, preservando o meio ambiente por meio de um trabalho sustentável.
Ascom PMNPeçanha
Fotos: Vanessa Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário