.

.

segunda-feira, 5 de maio de 2025

Chuvas e ventos fortes deixam estragos na capital e interior do estado

Por Livia Veiga

A frente fria, caracterizada por chuvas intensas e ventos fortes, provocou estragos em vários bairros de Salvador e em algumas cidades do interior do estado, nos últimos dias. Na tarde deste domingo (4), o governador Jerônimo Rodrigues esteve em Santo Amaro, para acompanhar as condições do município após a cheia do Rio Subaé e para distribuir kits de ajuda humanitária à população.

De acordo com a Superintendência da Defesa Civil da Bahia (Sudec), Santo Amaro decretou Estado de Emergência e receberá, portanto, 100 colchões, 100 cobertores, 100 lençóis, 200 kits de higiene pessoal e três rolos de lona plástica para cobertura de encostas. Durante este sábado (3), os bombeiros militares atenderam cerca de 40 famílias na cidade, realizando orientações técnicas e monitoramento nos bairros Ideal, Bonfim, Rua da Viúva, Bairro Sacramento, rua H e Candolândia. Cerca de 300 famílias foram afetadas e 80 ficaram desabrigadas.

Na última sexta-feira (2), a Sudec já havia enviado kits ao município de Camacan, e para Simões Filho e Camamu, foram enviadas lonas para cobertura de encostas. Além das cidades citadas, até a manhã de ontem, haviam sido registradas ocorrências relacionadas às chuvas em Canápolis, Pau Brasil, Santa Cruz Cabrália, Porto Seguro, Nazaré, Valença, Itapé, Buerarema, Santana, Amélia Rodrigues, São Sebastião do Passé, Jaguaribe, Cícero Dantas, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas e Madre de Deus.

“Sigo acompanhando os efeitos das fortes chuvas que atingem o estado desde o feriado. As equipes da Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros, Embasa e Secretaria da Saúde estão mobilizadas para atender às demandas, garantir assistência e minimizar os transtornos à população. Estamos em contato direto com as prefeituras e prestando todo o apoio necessário aos municípios afetados. Seguimos firmes, trabalhando pela vida dos baianos e baianas”, ressaltou o governador do estado.

De acordo com o governo, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) atua junto às prefeituras com apoio técnico, por meio do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e cofinanciamento de ações emergenciais, como aluguel provisório, acolhimento de famílias e distribuição de cestas básicas.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), um rompimento de aterro no KM 48 da BA-001, próximo ao acesso a São Roque do Paraguaçu, entre Bom Despacho e Nazaré, foi registrado por conta das chuvas deste final de semana. A empresa responsável pela obra no trecho já foi acionada para realizar os reparos no local e o tráfego de veículos segue em normalidade.

A orientação da Sudec é que as pessoas evitem e saiam de áreas de risco e procurem locais seguros para se abrigarem. É importante, também, que a população acompanhe os alertas das defesas civis municipais e os avisos meteorológicos. Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado pelo telefone 193.

Ocorrências em Salvador

Na capital baiana, o domingo ainda foi de céu nublado a parcialmente nublado, com ocorrência de chuvas fracas a moderadas ao longo do dia. Isso porque persistiram resquícios da frente fria e sistema de baixa pressão, condição que provocou grandes volumes de chuva nos últimos dias na cidade.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), a localidade de Barro Duro (Fundac), situada na Via Parafuso, registrou o maior acumulado de chuvas na capital baiana em 72 horas: 281,4 mm. Também se destacaram, no mesmo período, os volumes registrados em Nova Constituinte (214,6 mm) e Mirante de Periperi (212,4 mm), que figuram entre os bairros mais afetados pelas fortes chuvas.

Entre os dias 2 e 4 de maio de 2025, os maiores registros de rajadas de vento na capital baiana ocorreram nas seguintes localidades: no dia 2, Valéria (Embasa) com 60,5 km/h; no dia 3, Canabrava (Barradão) com 64,8 km/h; e no dia 4, Barra (Vila Naval) com 54,4 km/h. As informações são do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador.

A recomendação do órgão municipal é que os moradores evacuados neste sábado (3), de seis comunidades, após o acionamento das sirenes, permaneçam nos locais seguros, para onde foram encaminhados, pois o risco de deslizamento de terra permanece. O alerta foi acionado nas localidades de: Mamede - Alto da Terezinha; Irmã Dulce - Cajazeiras VII; Creche - Castelo Branco; Moscou - Castelo Branco; Bosque Real - Sete de Abril e Olaria - Sete de Abril.

Até às 16h deste domingo (4), foram registradas 67 ocorrências na cidade, sendo 17 ameaças de desabamento, 14 de deslizamento, 10 de queda de árvores, quatro árvores caídas, três desabamentos de muro, quatro desabamentos parciais de imóveis, quatro deslizamentos de terra e um destelhamento. Ainda conforme a Codesal, entre hoje (5) e amanhã (6), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com ocorrência de chuvas fracas a moderadas, em decorrência da influência de um sistema de baixa pressão. O órgão municipal mantém plantão de 24 horas e, em caso de emergência, deve ser contactado através do número 199. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário