Por Mateus Soares
O deputado estadual Alan Sanches (União Brasil) publicou ontem (9) uma foto ao lado do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, e do presidente estadual do PL, João Roma, durante um encontro em Brasília. Na legenda da publicação, o parlamentar classificou o momento como um reencontro entre antigos aliados. “A vida é assim, feita de desencontros e reencontros. Nós três estamos juntos por uma Bahia melhor, organizada e mais forte”, escreveu.
A imagem chamou atenção por expor a reaproximação política entre ACM Neto e João Roma, que estiveram alinhados durante anos, mas romperam após Roma aceitar o convite para integrar o governo do então presidente Jair Bolsonaro, em 2021. Roma segue alinhado com o ex-presidente da República.
A distância entre os dois se intensificou nas eleições de 2022, quando João Roma lançou candidatura própria ao governo da Bahia, com apoio direto de Bolsonaro, enquanto ACM Neto encabeçava outra chapa oposicionista. Desde então, seguiram caminhos separados no cenário político estadual. Com o fim do mandato de Bolsonaro, no entanto, Neto e Roma passaram a reconstruir o diálogo.
União
Na última semana, vale lembrar, ACM Neto confirmou à imprensa que trabalha para estar ao lado de João Roma nas eleições de 2026. O ex-prefeito de Salvador revelou que os dois já vêm retomando o contato e que a reaproximação está em curso. Ele citou a importância de formar um bloco unido de oposição ao atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), que deverá disputar a reeleição.
“Já está acontecendo a reaproximação. A gente já tem mantido contatos e diálogos. Ainda ontem falei com ele por telefone, na semana passada estivemos juntos em Cruz das Almas. Eu acho que já é um fato público, então não preciso ficar aqui escondendo. Há um desejo, pelo menos da minha parte, de que a gente possa caminhar no mesmo sentido e, portanto, compor o mesmo palanque em 2026”, declarou Neto.
“É preciso haver uma unidade que reúna todas as forças políticas antagônicas ao PT, que fazem oposição a Jerônimo Rodrigues”, acrescentou.
Ao comentar o cenário político do próximo pleito, Neto reforçou a necessidade de construir uma frente ampla capaz de enfrentar o grupo petista nas urnas. “É preciso haver uma unidade”, disse, ao defender a união de todas as forças contrárias ao governo estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário