segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Brasil tem mais de 200 casos suspeitos de intoxicação por metanol

 

O Brasil investiga 209 casos suspeitos de intoxicação por metanol relacionados à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados neste domingo (5). Até o momento, 16 casos foram confirmados (14 em São Paulo e 2 no Paraná), e 15 mortes estão registradas 2 confirmadas em São Paulo e 13 ainda sob investigação.

O estado de São Paulo concentra a maior parte dos casos, com 14 confirmações e 178 em análise. Ao todo, 13 estados notificaram ocorrências, com destaque também para Pernambuco, Paraná, Mato Grosso do Sul, Paraíba e Ceará.

Para enfrentar a emergência, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição do antídoto etanol farmacêutico, com envio de 580 ampolas a cinco estados: 240 para Pernambuco, 100 para o Paraná, 90 para a Bahia, 90 para o Distrito Federal e 60 para Mato Grosso do Sul. 

Essas doses fazem parte de um lote de 4,3 mil unidades disponibilizadas pelo SUS por meio de hospitais universitários e da Ebserh.

A intoxicação por metanol é grave e pode ser fatal. Os sintomas mais comuns incluem perda de visão, náuseas, vômitos e dores abdominais. Diante de qualquer sinal, é essencial buscar atendimento médico imediato e alertar outras pessoas que possam ter consumido a mesma bebida. 

A demora no tratamento aumenta significativamente o risco de morte. Canais de emergência, como o Disque-Intoxicação da Anvisa (0800 722 6001) e o CIATox local, estão disponíveis para orientação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.