.

.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

VALENÇA: SEPLAN vem a Valença pela terceira vez e avança nas discussões sobre os impactos da ponte Salvador-Itaparica


Técnicos da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado (SEPLAN) estiveram novamente em Valença nesta terça (03) e quarta-feira (04), para tratar de assuntos relacionados aos  impactos da Ponte Salvador-Itaparica e estabelecer contatos com entidades públicas e privadas visando entender a situação do desenvolvimento social e econômico da Costa do Dendê. Para isso, uma reunião foi realizada no auditório da ACE/CDL,  com a presença da prefeita Jucélia Nascimento, da equipe da SEPLAN, comandada por  Paulo Henrique, coordenador geral do projeto da Ponte,  do vice-prefeito de Valença, Joailton de Jesus, além de secretários e colaboradores da prefeitura.
 Mais uma vez a secretaria estadual do Planejamento veio à cidade garantir a construção do anel viário em Valença e a requalificação da BA 001. De acordo com Paulo Henrique, o projeto da ponte tem uma abrangência muito além de uma simples ligação Salvador-Ilha de Itaparica. Durante a reunião, a prefeita Jucélia Nascimento expôs as expectativas dos moradores do seu município e reafirmou o andamento a passos largos da parceria entre o Governo do Estado e Valença. “Pela terceira vez, um representante do governo vem a Valença para tratar desse assunto e traz boas notícias. A nossa provocação já está dando resultados e a Costa do Dendê será, sim, contemplada com os projetos estruturantes e sociais”. Para Joailton de Jesus, a histórica  falta de planejamento tem custado caro a Valença. “Precisamos da ajuda do Estado para que o município possa também fazer um planejamento técnico dos impactos da ponte. A falta dele poderá significar enormes prejuízos para todos nós”, disse.

A equipe da SEPLAN colocou em discussão as iniciativas que estão em andamento ou planejadas para fomentar o desenvolvimento da região, uma discussão também sobre as oportunidades e desafios que um projeto dessa magnitude significa, ouvindo dos representantes as suas principais preocupações e opiniões.
Ainda dentro do planejamento da ponte está previsto um projeto secundário para a Costa do Dendê, contemplando obras de infraestruturas em todos os municípios, ações nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e segurança pública. O Estado insiste que o melhor para a região é a construção de uma estrada que atenda a demanda, mas que tenha características de uma rodovia ecológica, privilegiando o turismo.

Questionado sobre o atual estado da BA 001, trecho Nazaré Valença, Paulo Henrique se mostrou escandalizado e respondeu dizendo que “as ações de recuperação da BA devem ter seu início o mais breve possível”.

Estiveram presentes ao evento os vereadores Antônio Barreto, Bertolino de Jesus, Betão, Fabrício Lemos, e Adailton Francisco.
https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif
Ascom governo de Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário