A comunidade de Cairu, município do baixo sul baiano, celebrou neste domingo (05) o Reisado de São Benedito, padroeiro da cidade. Uma das mais tradicionais festas, herança do Brasil Império, o Reisado esteve ainda mais animado e participativo neste ano. A prefeitura preparou uma programação festiva, com apresentações culturais dos tradicionais grupos folclóricos como os Congos, Reinado, Chegança, Barquinha, Marujada, dondoca, Zambiapunga, Filarmônica do Centro Popular Cairuense, Fanfarra de Cairu, Samba de Roda do Galeão, entre outras. As apresentações musicais ficaram por conta das Bandas Babado Novo, Esquema K e Samba Pop (sábado) e Coquetel com Pimenta, Pagodão, Temperalta e Xamergart (domingo). O ponto alto da programação é a tradicional descida da bandeira de São Benedito, que ocorreu por volta das 16 horas na praça central da cidade, em frente ao centenário Convento de Santo Antônio, após a realização de uma missa solene realizada no mesmo local. Rica em sincretismo religioso, em que gente simples vira rei, com vestimentas ricamente adornadas com miçangas e lantejoulas. Os negros relembram através da dança seus antepassados, simulando o combate entre mouros e cristãos, o São Benedito de Cairu se consolida a cada ano.
O prefeito Fernando Brito, ao lado do ex-prefeito Hildécio Meireles, recebeu vários convidados e amigos, em um clima de total harmonia. Como sempre, muitos políticos estiveram presentes, a exemplo dos deputados Rosemberg Pinto (PT) e Daniel Almeida (PC do B). Também, políticos da região compareceram como a vereadora Vane Costa e o vereador Jairo Baptista, ambos de Valença.
São Benedito
O santo protetor dos negros e escravos, conhecido mundialmente, tem uma história de vida repleta de valores humanos admirados por devotos e adoradores. A simplicidade, humildade, amor a Deus e ao próximo são algumas das características que tornaram São Benedito uma referência religiosa, inicialmente em Portugal pelos negros.
O dia 26 de Dezembro foi escolhido para celebrar o culto a São Benedito, tornando-se uma tradição que vem do Brasil Império até hoje, rica em sincretismo religioso e muitas manifestações folclóricas repletas de história e cores adornadas com miçangas e lantejoulas. Em Cairu a celebração acontece sempre no segundo domingo de janeiro, em virtude das celebrações da Festa dos Santos Reis.(Portal do Baixo Sul)
Nenhum comentário:
Postar um comentário