.

.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

VALENÇA: Planejamento do turismo de Valença é apresentado na Câmara de Vereadores

No último dia 28 de abril, o secretário do Turismo de Valença, Júlio Oliveira, participou da Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Valença, atendendo solicitação dos vereadores  Antônio Barreto e Reginaldo Araújo. Durante a apresentação Júlio detalhou o Plano de Ação 2015/2016 para o turismo do município. Setor que emprega mais de mil pessoas. O plano tem como principal objetivo promover o turismo  local de forma sustentável, participativa e transparente, proporcionando geração de emprego e renda e qualidade de vida para a população. A apresentação destacou como ponto de partida a estruturação da secretaria, com a reforma e reinauguração da sede no bairro do Jacaré. Identificada como o principal destino turístico de Valença, a praia de Guaibim também mereceu atenção especial. A secretaria vem priorizando o diálogo com as comunidades e associações locais no sentido de identificar os anseios do distrito quanto as potencialidades e os principais problemas alí existentes. A requalificação da orla e ações de infraestrutura urbana foram colocadas como prioridades.
Sobre as tendências do comportamento do consumo foram identificados fatores como: envelhecimento da população, crescimento do consumo da Classe C, preocupação com a sustentabilidade ambiental e social, aumento da busca por momentos com a família, envolvimento com a comunidade, tradições e costumes e vivenciar um turismo autêntico e surpreendente. Foi apresentado também um calendário de eventos, com destaque para o São João e o novo festival gastronômico que serão realizados em 2015. Projetos estão sendo desenvolvidos para qualificar outros destinos, a exemplo da cachoeira da Água Branca, além de consolidar o aeroporto de Valença com a implantação de mais voos e melhorar a infraestrutura urbana. A requalificação da orla do Rio Una (que já foi iniciada) é vista como importante ferramenta para a revitalização do centro da cidade.  
O Plano apresentado pelo secretário tem uma abrangência que engloba o turismo de negócios, religioso, ecológico e a criação de novos roteiros turísticos; identifica outras potencialidades como a culinária e a cultura local e traz para o debate a criação de um calendário gerador do fluxo turístico. 

Por Magno Jouber - Ascom/Governo de Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário