.

.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Assinados contratos das primeiras casas do Programa Nacional de Habitação Rural em Valença

Com a presença de dezenas de agricultores e representantes de associações e comunidades rurais, a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, e o vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus, participaram na manhã desta terça-feira, 25, na sede Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial e Empresarial, do ato de assinatura do contrato para construção de 28 casas do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, no município. Com eles o vereador Adailton Francisco e os gerentes da Caixa Econômica Federal Fraucides Andrade e Antônio Almeida, respectivamente da agência local e regional de Habitação e Construção Civil, da superintendência de Itabuna. Os contratos são os primeiros do PNHR em Valença e beneficiam agricultores familiares das localidades de Canta Galo, Gameleira, Jequiriçá, Várzea, Baixão da Várzea, Serra do Abiá, Gereba, Pedra da Moça, Serra do Frio e Riachão da Serra. Aurelino e sua esposa Adelí Santos foram os primeiros a assinar o contrato da nova casa.
Contratos que garantem a construção de mais 50 unidades do Programa em Valença, em dezembro de 2014 foram também encaminhados para assinatura de contrato junto ao Banco do Brasil e aguardam a liberação dos recursos. Mais 150 casas tem processo de documentação e assinatura de contratos para construção tramitando.
O PNHR faz parte do Minha Casa, Minha Vida, programa social do governo federal que visa combater o déficit habitacional no país e melhorar a qualidade de moradia da população. 
Em 2013, em Valença, foram inauguradas e entregues 300 casas no bairro Novo Horizonte. Também localizadas no Novo Horizonte, mais 980 tem previsão de entrega para o final deste ano e outras 126 tem contrato assinado e encaminhamento de construção.
Lembrando outras ações do seu governo, a prefeita Jucélia disse que os resultados positivos que vem sendo alcançados são, em muito, creditados “à determinação no trabalho da atual gestão e à credibilidade que atualmente o município possui” nas diversas esferas políticas e da administração pública. Referindo-se às casas ali contratadas, ressaltou: “venho da zona rural e sei o que significa conquistas assim”. O vice Joailton também falou de ações e desafios enfrentados pelo governo do município: “estamos avançando com as nossas políticas públicas e principalmente trabalhando para quem mais precisa”. Para o vereador Adailton, a participação da prefeitura nos projetos sociais para o município tem sido bastante efetiva. Observando sobre as carências habitacionais na zona rural, ele se referiu ao momento como um sinal de futuros avanços na área.  Fraucides enalteceu a função social da Caixa, em Valença muito bem encaminhada graças aos projetos do governo municipal Trabalho que, segundo Antônio Almeida, deixa o município, proporcionalmente, entre os que mais vem contratando casas do Programa Minha Casa, Minha Vida no país. “O programa entra na sua fase 3 e certamente Valença terá mais casas chegando para a população”, sinalizou. O trabalho social que vem sendo feito e melhora a qualidade de moradia de muitos valencianos foi também apontado por Rosival Leite, Presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado da Bahia – Fetraf.

Presentes também na CDL/ACE, Martins Batista, presidente da Central de Associações de Valença e do Baixo Sul; Adalício de Jesus, presidente  do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Valença, Eraldo Correia, da coordenação da Central de Associações, e Leyva Almeida, diretora de Programas e Projetos Especiais da secretaria municipal do Planejamento.

PMHIS
O governo de Valença vem também desenvolvendo o Plano Municipal de Habitação de Interesse Social -PMHIS, com a parceria do governo do Estado. O Plano aponta para diretrizes e ações para o setor habitacional no município, contemplando áreas e comunidades na cidade e na zona rural.

Por Ivamar de Queiroz/Ascom-Governo de Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário