.

.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Valença: realizada II Conferência Municipal da Juventude

Com casa cheia, muita participação e a presença da prefeita Jucélia Nascimento e do vice-prefeito Joailton Manoel de Jesus. Assim foi a II Conferência Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, realizada nesta quinta-feira (27), pelo Governo de Valença, através da secretaria da Juventude. O evento reuniu no Centro de Cultura Olívia Barradas centenas de jovens e estudantes da cidade zona rural, que trouxeram para debate seus anseios e reivindicações, sobretudo de direitos sociais e coletivos, e cujo resultado das discussões será encaminhado para a conferência estadual. Oportunidade, portanto, de verem essas suas expectativas alinhadas aos projetos de desenvolvimento social e às políticas públicas governamentais. No início dos trabalhos programados para a parte da manhã, o secretário municipal da Juventude, Antônio José Daniel, saudou a todos os participantes e disse que o espaço ali era de “integração e de inclusão; e de ouvir e de trazer, de forma mais efetiva, a juventude para as decisões e os projetos de governo”.

Foi uma das maiores e mais participativas conferências já realizadas em Valença, com um diálogo direto e aberto da prefeita Jucélia com os jovens a respeito de questões da juventude valenciana.  Jucélia, que durante toda manhã prestigiou com a sua presença o evento, se mostrou feliz e satisfeita com o envolvimento e a interação dos jovens às propostas da conferência. “Eu gosto da juventude na sua efervescência, na sua busca constante. As nossas conquistas vem muito da energia que vem de vocês”, disse. O deputado estadual Rosemberg Pinto, que também esteve presente, enfatizou a educação como um fator fundamental à formação do jovem e à construção da cidadania: “um grande desafio é construir uma escola melhor para todos e, a partir daí, preparar uma juventude capaz de melhorar o seu país”. Para o que também sinalizou o presidente da Câmara de Vereadores de Valença, Agostinho Júnior, quando observou que “a juventude precisa avançar nos espaços e nos seus direitos”.

Pela manhã também aconteceram as palestras Maior idade penal e A imagem da juventude que queremos, respectivamente proferidas por Lucas Melo, Defensor Público da Juventude, e Enderson Araújo, Conselheiro Curador da empresa Brasil de Comunicação. Ambas abordaram os direitos sociais e a violência, nos seus mais diversos aspectos, praticada contra os jovens no Brasil.
Presentes também na Conferência os vereadores Tácio Lima, Adailton Francisco, Reginaldo Araújo e Antônio Barreto, o Capitão-PM Luís Paulo Neri, secretários e diretores municipais e assessores parlamentares.
A parte da tarde ficou reservada para a formação das mesas e as discussões temáticas, de onde saíram as propostas a serem encaminhadas à Conferência Estadual de Juventude. A tarde foi momento também para a escolha dos delegados que irão representar o município no evento da capital do estado. A II Conferência Municipal da Juventude de Valença foi ainda um encaminhamento da construção do Plano Municipal de Juventude, que é o documento que aponta, oficialmente, para os direitos e as ações voltadas à juventude no município.

GANHOS IMEDIATOS
Na Conferência, a prefeita Jucélia Nascimento assinou com a Fundação Cultural Pedro Calmon um Termo de Parceria em que aquela instituição faz doação de 7,6 mil livros para escolas do município. No evento, o Governo de Valença assinou também um Termo de Parceria com a secretaria estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos para desenvolvimento de um projeto para atividades artísticas e esportivas, no valor de R$190 mil, que vai beneficiar 100 jovens no bairro da Bolívia.

PALAVRAS DE JOVENS QUE PARTICIPARAM DA CONFERÊNCIA
“Há de se punir a infração penal, sim. Mas há de se considerar também que os jovens já sofrem a pena de vida pelas desigualdades, pelas carências e diferenças sociais” – Hilas Almeida
“Acredito na educação como saída, porque a educação é libertadora” – Heráclito Barbosa.
“É preciso que a família, como célula mater da sociedade, seja revitalizada nas suas estruturas e valores sociais” – Gabriele Oliveira

Por Ivamar de Queiroz/Ascom-Governo de Valença



Nenhum comentário:

Postar um comentário