.

.

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Secretaria Estadual do Meio Ambiente traz para Valença debate sobre ações ambientais no município e região

Na noite desta quinta-feira (01 de outubro), o secretário Estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, participou de um encontro, na Câmara de Vereadores de Valença, com o vice-prefeito e secretário municipal de Agricultura de Valença, Joailton Manoel de Jesus, lideranças políticas, além de representantes de sindicatos, associações e agentes públicos de municípios da região.  Na pauta, um debate sobre Recursos Hídricos e Manejo de Cabruca, Pagamento dos Serviços Ambientais (PSA) e Cadastro Estadual Florestal de Imóveis Florestais (CEFIR) no contexto conjuntural. Representando a prefeita Jucélia Nascimento, Joailton destacou a grande parceria entre o Governo do Estado e o Governo de Valença. “O governador Rui Costa tem dado especial atenção a Valença, em uma relação de muita amizade e respeito pelo seu povo”, disse. Em rápidas palavras ele reconheceu a introdução de novas tecnologias na agricultura familiar, com especial atenção para o manejo da cabruca, que vem permitindo uma maior produtividade através de plantio consorciado do cacau com sombreamento de árvores da Mata Atlântica, gerando mais renda para o agricultor e ajudando a preservar o meio ambiente.
Eugênio Spengler ressaltou a política do governador Rui Costa, que determinou aos secretários de seu governo a aproximação com as comunidades e a realização de debates para buscar soluções dos problemas de cada município. "São nestas ações estratégicas que a Sema fortalece os laços entre Estado e Município, e são de fundamental importância para preservação ambiental de toda a região. A parceria reforça a nossa iniciativa de apoiar as cidades com o Cefir, visando a conservação e regularização dos imóveis rurais", disse.
Durante o debate foram esclarecidas dúvidas também sobre o Programa por Serviço Ambiental (PSA), que vai valorizar alternativas econômicas e financeiras para os provedores de serviços ambientais com base na valorização dos serviços ecossistêmicos e o uso sustentável dos recursos naturais, contribuindo para a redução da pobreza, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população baiana, ponto bastante elogiado por Joailton Manuel de Jesus. "Foi uma noite de muito aprendizado, pois tratamos de estratégias que o nosso município carece, e o que foi declarado pelo secretário são articulações que mostram que o Estado está atento com nossas demandas e necessidades produtivas", declarou Joailton.
Por último foi apresentado ao grupo, o andamento do diagnóstico do Plano de Bacias nos comitês para os próximos anos. O secretário da Sema falou sobre os três grandes desafios do órgão: destacou a qualidade ambiental no que tange os instrumentos de controle como licenciamento, outorga, supressão, fiscalização e monitoramento; o Programa Estadual de Biodiversidade, referente à gestão territorial de fauna e flora, restauração florestal e também recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e sistemas agroflorestais. Destaque ainda para a Gestão de Recursos Hídricos como: plano de bacia e balanço de política para todo o Estado.
Participaram ainda do debate, o chefe de gabinete da Secretaria Estadual de  Relações Institucionais (Serin), Martiniano Costa; os vereadores Adailton Francisco, Jairo Baptista e Antônio Barreto; o presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Recôncavo Sul, Deraldo de Queiroz. e estudantes dos cursos de Meio Ambiente do Colégio João Leonardo e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Por Magno Jouber – Ascom/Governo de Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário