.

.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Vereadores debatem segurança pública em Cairu

A Câmara de Vereadores de Cairu realizou nesta sexta-feira (02), uma Sessão Especial para debater a segurança pública no município. Compareceram à sessão, o comandante da 33ª CIPM, coronel Paulo Salustiano; a delegada titular de Cairu, Argimária Freitas e o comandante do destacamento de Cairu, capitão Gilbert Sarmento. A sessão serviu para desmistificar boatos sobre as ações de criminosos, que, de acordo com repercussão em redes sociais e noticiários locais, colocava as ilhas de Cairu, em especial, o Morro de São Paulo, com “altos índices de criminalidade”. De acordo com gráfico apresentado pelo coronel Salustiano, apenas dois homicídios foram registrados em Cairu entre janeiro e setembro de 2015. Em relação a outros delitos, os índices também estão abaixo das ocorrências registradas em outros municípios do Estado. Ainda de acordo com o coronel, a 33ª CIPM possui atualmente em seu quadro, 222 policiais, sendo responsável pela segurança dos municípios de Valença, Cairu, Camamu, Gandu, Igrapiúna, Itamari, Ituberá, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Piraí do Norte, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Teolândia e Wenceslau Guimarães. Para o capitão Gilbert Sarmento, por sua complexidade de acesso, Cairu já merece estudos para a criação de uma companhia independente. Ele adiantou, entretanto, que apesar de contar com número insuficiente de policiais par atender a todos os municípios, durante o verão, época em que as ilhas de Cairu recebem muitos turistas, o policiamento é reforçado, em especial em Morro de São Paulo, Boipeba e Gamboa.
A delegada Argímária Freitas também reclamou a falta de policiais civis para prestar um serviço mais efetivo. De acordo com ela, mesmo com a estrutura oferecida à polícia, os números mostram que a Polícia Civil tem feito um trabalho exemplar na Ilha. “As dificuldades são muitas devido à precariedade de acesso às ilhas. Cerca de 80% de todos os delitos pertinentes a Cairu, ocorre em Morro de São Paulo”, frisou.

No final, os vereadores questionaram os policiais e apresentaram sugestões para a melhoria do policiamento. O coronel Salustiano pediu que as comunidades seja parceira da polícia e denunciem as ações delituosas cometidas por marginais.
O presidente da Casa, vereador Cláudio Brito, agradeceu aos visitantes e reconheceu que as soluções da criminalidade em Cairu, passa pela união de todos. Por sua vez, os vereadores de Cairu estão dando suas contribuições e apontando caminhos que possam trazer paz e tranquilidade aos mais de 17 mil cairuenses e turistas que se dirigem às belas localidades das ilhas de Tinharé e Boipeba, além da sede do município.
Por Magno Jouber

Nenhum comentário:

Postar um comentário