.

.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Valença: Debaixo de chuva, povo de santo, nativos e turistas homenageiam Iemanjá

Tem festa o mar. Tem a Rainha das Águas abençoando e ajudando a fertilizar a terra também. Foi assim, nesta terça-feira, 2 de fevereiro de 2016, que debaixo de muita chuva se formou um imenso cordão branco em mais um desfile pelas ruas de Guaibim em Valença, do povo de santo, que como acontece todos os anos, chegam de vários terreiros para homenagear Iemanjá.  A  prefeita Jucélia Nascimento, ao lado da secretária da Cultura Aline Reis e do secretário do Turismo Júlio Oliveira, acompanhou, junto com toda equipe de governo, além de nativos e turistas, a entrega dos presentes.
Mais uma vez o sagrado e o profano se uniram para manter a tradição de presentear a Rainha do Mar. A concentração dos devotos na Praça de São José era um indício, que mesmo com uma chuva insistente, seria uma das melhores festas em homenagem a Iemanjá já realizada em Guaibim. E foi debaixo de muita chuva que o povo de santo, comunidade, turistas, políticos e outras centenas de anônimos acompanharam o cortejo com os pais, mães e filhos de santos  entoando cânticos e saudando Iemanjá.
Após a caminhada pela Av. Taquari e a Av. Beira Mar, o cortejo com os balaios recheados de presentes chegou ao mar. Antes, quem optou por receber as bênçãos das baianas, pode banhar a cabeça e receber 

“passes” de flores para em seguida, pisar nas areias da praia de Guaibim. “Tem gente que acredita, tem outros que só respeita, mas não custa nada receber essa energia”, destacou Géssica  Costa, moradora do bairro da Vila Operária em Valença.

 As embarcações, carregando os balaios, aos poucos foram sendo levadas para além das quebradas das ondas e os presentes finalmente foram jogados para a Rainha do Mar. Ascom - Governo de Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário