.

.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

VALENÇA: Nova sede da Defensoria Pública de Valença é inaugurada

Foi inaugurada na tarde desta terça-feira (29) a nova sede da Defensoria Pública de Valença. O evento contou com a presença do defensor Público Geral do Estado da Bahia, Clériston Cavalcante de Macêdo. Localizada no bairro do Novo Horizonte, a sede da Defensoria, que atende assistidos de Valença, Cairu e Presidente Tancredo Neves, é uma antiga aspiração dos defensores públicos, em especial, Carlos Vasconcelos Maia, que atua em há 19 anos no município. O novo espaço conta com sala de triagem e dois gabinetes no andar térreo. No primeiro andar, irá funcionar a sala para realização de exames de DNA, além de uma sala para reunião e outro gabinete. “Hoje estou nesse palacete. Ser defensor público é a melhor profissão do mundo. Trabalhamos ajudando as pessoas que mais precisam”, disse Carlos Maia. Durante muitos anos a Defensoria funcionou em uma saleta cedida pela direção do Fórum de Valença. O atendimento aos assistidos era feito de forma coletiva e não havia privacidade. Para o defensor geral, Clériston Macêdo, o novo espaço se traduz em independência da Defensoria de Valença. “Temos muito a agradecer ao Poder Judiciário por ser parceiro da Defensoria, mas esse novo espaço é mais uma conquista das populações de Valença, Cairu e Presidente Tancredo Neves”, disse. O novo olhar da Defensoria Pública da Bahia levou para a população, audiências públicas para definir as prioridades de aplicação dos recursos. Essas audiências também aconteceram em Valença. Além de Carlos Maia, em Valença atuam ainda na Defensoria, as defensoras, Ana Carolina de Castro e Maia Amaral.

 Aos assistidos, a Defensoria presta assistência jurídica integral e gratuita às pessoas que não podem pagar pelos serviços de um advogado, sendo a defesa dos financeiramente hipossuficientes sua função típica. O Defensor é um agente político de transformação social. Em Valença, o Órgão ainda presta atendimento especial para reconhecimento de paternidade, através da realização de exames de DNA.
Participaram da solenidade, A juíza de Direito e diretora do Fórum de Valença, Alzeni Barreto Alves; o Procurador Geral de Valença, representando a prefeita Jucélia Nascimento, Carlo Eduardo;  representantes do Ministério Público Estadual,  OAB, Maçonaria, Rotary Clube, Polícia Militar, Polícia Civil, Associações, vereadores de Valença e Presidente Tancredo Neves, entre outras autoridades.
Por Magno Jouber – Ascom – Governo de Valença

Nenhum comentário:

Postar um comentário