quarta-feira, 31 de maio de 2017

Alice denuncia redução de vagas do programa de alfabetização na Bahia

Adicionar legenda
Em mais um golpe contra a educação brasileira, o Ministério da Educação (MEC) reduziu o número de vagas no Programa Todos pela Alfabetização (TOPA) na Bahia para o ano de 2017. Deputada de destaque na luta por melhorias no setor educacional no Brasil, Alice Portugal denunciou este ataque do governo ilegítimo. “Estavam previstas 120 mil vagas para 2017. Agora, o MEC mandou reajustar para apenas 15 mil. Trata-se de uma redução de 87,5%. Isso é gravíssimo. A alfabetização é um processo emancipador e um direito de todos os brasileiros”, afirma a parlamentar, que é líder do PCdoB na Câmara. Em comunicado enviado aos dirigentes municipais de Educação e aos representantes dos movimentos sociais, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) afirmou que com a redução não será possível atender a todas as 160 prefeituras e as 431 entidades que aderiram ao programa. O TOPA atende pessoas a partir dos 15 anos de idade que não tiveram a oportunidade de serem alfabetizadas na idade certa. É o maior programa de alfabetização de jovens, adultos e idosos do país. A proposta pedagógica valoriza a experiência de vida e os conhecimentos dos alfabetizandos. A SEC encaminhou ofício ao MEC, solicitando a ampliação das vagas, mas ainda não teve retorno.

Prefeitura de Cairu inicia construção de casas populares

A Prefeitura de Cairu, através da Secretaria de Infraestrutura, iniciou a construção de 40 unidades habitacionais que irá beneficiar habitantes de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. A ação faz parte do programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”, em parceira com o Município. O convênio prevê a construção de 40 casas populares, distribuídas entre Torrinhas, Tapuias e Canavieiras. O modelo-padrão das residências apresenta em sua estrutura dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, com piso revestido em cerâmica, instalações de energia elétrica e água encanada.
Para o prefeito Fernando Brito ações como esta são essenciais. "Dar condições dignas de moradia para os cairuenses sempre esteve como uma das prioridades do nosso governo. Já tivemos muitas conquistas nessa área e continuaremos trabalhando para realizar o sonho da casa própria para um número maior de cairuenses",ressaltou Brito.

terça-feira, 30 de maio de 2017

Pres. Tancredo Neves: Prefeito Toin do Bó cancela festa de São João no município.

O Prefeito Toin do Bó da cidade de Presidente Tancredo Neves-BA, anunciou através de um vídeo nas redes sociais o cancelamento dos festejos juninos na cidade, mesmo após ter anunciado algumas atrações de peso como a banda Saia Rodada. O prefeito alegou que a prefeitura não tem condições financeiras para realizar os festejos e que tinha que escolher entre pagar aos funcionários ou fazer a festa. Essa decisão afeta muito e de maneira negativa os comerciantes que encheram seu estoque à espera do mês de junho, uma vez que os festejos juninos é de suma importância para a economia do município. Pelo lado cultural, já é tradição no município os festejos juninos e ironicamente o atual prefeito “Toin do Bó” em uma postagem nas redes sociais no ano de 2016 se diz “triste com o que estava acontecendo com o São João do município e que seria necessário um resgate cultural urgente” Fica notória a falta de capacidade e responsabilidade da atual gestão, aquele que foi eleito como a grande promessa de mudança para o município decepciona toda população que acreditou. A situação é notória, uma tradição, sendo usurpada dos direitos culturais dos munícipes, focamos nos perguntando e houvesse uma redução na folha de pagamento, que hoje chega a mais de dois milhões de reais, se os salários astronômicos que são pagos, não seria possível satisfazer a vontade do povo e realizar o São João? Ficamos todos tristes com a situação, e esperamos que o excelentíssimo senhor prefeito reconsidere, volte a trás e realize a festa para o povo Tancredense. (fonte: Itabaina Agora)

VALENÇA: Vereador J. Almeida chama a mesa Diretora de Traidores.

Sem ter sido comunicado pela mesa diretora da Câmara que seu projeto de lei foi arquivado pela mesa diretora, o vereador J. Almeida chamou o Presidente Luiz do Boi, o Vice-Presidente Benvindo e o Secretario Mateus Passos de Traidores. E que o povo precisa saber quem são mesmo os verdadeiros traidores, segundo J. Almeida quando cala a voz de um Vereador esta calando a voz do Povo, e eles precisa saber desse acontecimento. 

“Rui Costa se especializou em não obedecer a lei”, alerta Meireles

O deputado estadual, Hildécio Meireles (PMDB), voltou a alertar sobre as transgressões da lei que vem ocorrendo no governo Rui Costa e cita como mais um exemplo: a utilização do crédito orçamentário das emendas impositivas para outros fins. "O republicano Rui Costa se especializou em não obedecer a Lei e, ainda como se não bastasse, transgride de forma absurda, pois usou o crédito orçamentário das emendas impositivas para outros fins. Isso é grave, porém, infelizmente, esse procedimento, tem sido rotina. Na LDO (Lei das Diretrizes Orçamentárias) aprovada no ano passado, uma emenda da bancada de oposição, fruto de acordo das lideranças, aprovada por unanimidade, que tratou da divulgação das contas das empresas públicas foi sancionada pelo Governo, que simplesmente não cumpriu até hoje. Ou seja, o Poder Legislativo baiano, para Rui Costa não tem nenhuma importância”, criticou, cobrando um posicionamento por parte do executivo estadual.

Plano de Gestão PAA/PNAE de Valença é referência na Bahia

Valença é a primeira cidade com o Sistema Informatizado do Programa de Aquisição de Alimentos (SISPAA) preste a iniciar a compra de alimentos e doação às famílias e instituições. O anúncio foi feito pela Bahia TER e SETAF, durante a Oficina de Plano de Gestão PAA/PNAE, que aconteceu nesta segunda (29.05), no Centro de Cultura de Valença. Durante o evento, que contou com a presença de todos os coordenadores do Programa do Território Baixo Sul, o Plano de Gestão de Valença foi destacado como uma referência na Bahia. O valor distribuído para o Estado da Bahia é de R$ 24.760.612,72, ficando pra Valença o valor de R$ 579.968,77. Secretaria Municipal de Promoção Social e equipe PAA Valença de parabéns.
Sobre o Programa
Criado em 2003, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é uma ação do Governo Federal para colaborar com o enfrentamento da fome e da pobreza no Brasil e, ao mesmo tempo, fortalecer a agricultura familiar. Para isso, o programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.
Como funciona
Parte dos alimentos é adquirida pelo governo diretamente dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e demais povos e comunidades tradicionais, para a formação de estoques estratégicos e distribuição à população em maior vulnerabilidade social. Os produtos destinados à doação são oferecidos para entidades da rede socioassistencial, nos restaurantes populares, bancos de alimentos e cozinhas comunitárias e ainda para cestas de alimentos distribuídas pelo Governo Federal. Outra parte dos alimentos é adquirida pelas próprias organizações da agricultura familiar, para formação de estoques próprios. Desta forma é possível comercializá-los no momento mais propício, em mercados públicos ou privados, permitindo maior agregação de valor aos produtos. A compra pode ser feita sem licitação. Cada agricultor pode acessar até um limite anual e os preços não devem ultrapassar o valor dos preços praticados nos mercados locais. Quem executa: o PAA é executado com recursos da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), em parceria com estados, municípios e com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Foto: Sec. Promoção Social.

VALENÇA FOI PALCO DA 8ª PARADA DO ORGULHO GAY

Um grande público lotou as ruas de Valença, na tarde deste domingo (28.05), para celebrar a diversidade, o respeito e o amor, na 8ª edição da Parada do Orgulho Gay. Um evento repleto de ações afirmativas para a comunidade LGBT que comemora o orgulho e a cultura de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT). Trio elétrico, show da banda Lingerie Azul e DJs, apresentações do transformista Dalmo Reis, Cley, Camila Sangalo e do Gogo Boy Sérgio Prestígio coloriram a festa, que teve como tema: “Venha por AMOR! Contra a Reforma, por favor!” A programação teve início na Praça da República, onde a primeira dama e secretária de Promoção Social, Margarete Moura, recebeu a faixa de Madrinha da Parada. A faixa de Padrasto foi dedicada ao deputado Federal, Marcos Medrado. O Padrinho Festivo foi o secretário de Indústria & Comércio, Paulo Martins. Margarete Moura destacou a importância da valorização das pessoas, sem distinções: “Cada um escolhe o que quer ser. Desejo muita paz e amor a cada um”. O deputado Federal garantiu cinco trios, como apoio para a próxima edição de 2018. Também repetiu uma frase que certa vez ouviu de uma de suas filhas, durante um bate-papo sobre a atualidade: “Hoje, o ser humano não se apaixona por homens ou mulheres, mas por pessoas”. O Rei e a Rainha da Parada Gay foram o vereador Mateus Passos e a radialista Vanda Brito, respectivamente. “A minha bandeira é o respeito a vocês. Estarei sempre presente em todas as ações que sejam positivas para o nosso município”, disse o vereador Mateus Passos.
“É muita coragem colocar um evento como este nas ruas da nossa cidade. Graças a Deus, a nossa comunidade tem aceitado, a cada ano mais, este movimento. Para mim é um orgulho ser a Rainha da Parada. Parabéns aos organizadores e a cada participante”, ressaltou Vanda Brito. Durante o evento, o público também pode escolher a Miss Simpatia Gay 2017: Malisa Keu Keups. Já o título de Miss Gay 2017 foi para Liliane Bastos. O comunicador Rodrigo Mário também foi homenageado por ter sido o precursor da Parada em Valença, responsável pela realização de seis edições. Desde 2016, a produção e realização do evento tem sido do Grupo Gay de Valença, que tem como presidente Evilásio Reis e vice Paulo Festas. Este ano contou com total apoio da Prefeitura de Valença, através de diversas secretarias municipaisFotos: Vanessa Andrade

Comunicado da Câmara Municipal de Nilo Peçanha.


Prefeitura de Camamu instala Posto de Polícia 24h no Travessão

A frase dita por seu Abelardo Roque, 82 anos, "Eu achei bom, o que a gente estava precisando, ela trouxe" resumiu a importância da ativação do Posto de Polícia24h no distrito do Travessão, nesta quinta-feira, 25. Essa foi uma importante conquista para a localidade que fica entre duas rodovias importantes, a BR 101 e BA 001 e vem sofrendo a muito tempo pelo aumento da violência e a falta de policiamento fixo no local. O evento contou com a presença do deputado Rosemberg Pinto, do Tenente Coronel PM Gondim, do capitão Barreto, do delegado Gilmar Meireles, do presidente da câmara Enock, dos vereadores Nal da Canal, Mamaco, Alan Cruz, Edmael, Gil de Barcelos, do vice-prefeito Mário e da prefeita Ioná Queiroz. O posto de Polícia 24h irá atender a Polícia Militar, mas será também uma base importante para a Polícia Civil, onde o delegado atenderá uma vez por semana no distrito, além da prefeitura disponibilizar um funcionário fixo para dar apoio as ocorrências da polícia civil durante toda a semana.

CONVITE: Inauguração da estrada entre Nilo Peçanha a Cairu.


Índios acampam na Assembleia Legislativa da Bahia para audiência de demarcação de terras

A área ao redor da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi ocupada nessa segunda-feira (29) por centenas de indígenas. Segundo o G1, Caciques de 143 comunidades e 22 etnias estão acampados para participarem de audiências onde solicitam a regularização de terras indígenas em todo o estado. A ocupação, denominada 'Acampamento dos Povos Indígenas da Bahia', segue até a quarta-feira (31) e foi negociada com o presidente da ALBA. O pedido de audiência foi feito pelos indígenas por meio da Comissão de Direitos Humanos da ALBA. Um dos caciques pediu apoio à assembleia para que o grupo pudesse participar da audiência. Para isso foram instalados 20 banheiros químicos e eletricidade, além de carros-pipa que foram enviados ao local. Além disso, parte do estacionamento lateral foi disponibilizado para a instalação da cozinha do acampamento e os indígenas contarão com serviço médico para eventualidades.

POLÍTICA: Oposição discute 'anticandidatura' em eventual eleição indireta

Deputados do PT que não concordam com a ideia de boicotar eventual eleição indireta para escolha do substituto do presidente Michel Temer discutem com parlamentares de outros partidos da oposição, entre eles PDT e PC do B, participar do pleito com uma "anticandidatura". A estratégia é lançar um candidato oposicionista ao que será lançado pelos partidos da base aliada para marcar posição política e, ao mesmo tempo, tentar influenciar minimamente a agenda do governo de transição Como mostrou neste domingo, 28, o jornal O Estado de S. Paulo e o Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende que o PT repita o posicionamento das eleições de 1985 e não participe de eventual novo colégio eleitoral.  Naquele pleito, a sigla se colocou contra a aliança do PMDB com dissidentes do regime militar, que conseguiu eleger Tancredo Neves presidente, com 480 votos. O deputado Paulo Maluf (então do PDS, hoje do PP) ficou em segundo lugar, com 180 votos.

segunda-feira, 29 de maio de 2017

O ESPORTE VALENCIANO ESTÁ ABANDONADO.

Foi aprovada por unanimidade a criação da Secretaria de Esporte do município de Valença mas uma Secretaria sem recurso, sabemos que por muitas décadas o esporte valenciano vem vivenciando um verdadeiro descaso. O incentivo maior depende dos gestores públicos, infelizmente poucos realmente incentivaram. Se a última gestão municipal pouco fez pelo esporte, a atual está caminhando pelo mesmo caminho de inoperância e descaso pelas modalidades esportivas de nossa cidade. Não existe nenhum tipo de apoio ou incentivo nas escolas e nos bairros para que os jovens pratiquem atletismo, vôlei, basquete, futsal, natação, futebol de campo, entre outros, que é a paixão nacional, tosemos que essa Secretaria venha para mudar essa realidade, veja como esta a quadra da escola Heraldo Tinoco na Bolívia quer começo na antiga gestão e continua abadonada pela atual gestão.

sábado, 27 de maio de 2017

REGIÃO: Por causa da chuva, o Governador Rui Costa adia a Inauguração da Estrada de Nilo Peçanha a Cairu.

O Governador informou através de sua Assessoria de Comunicação que a inauguração da Estrada de Nilo Peçanha a Cairu foi adiada devido as forte chuva quer caiu na Capital neste sábado (27), que uma nova data esta sendo analisada para inauguração da tão sonhada Estrada de Cairu. 

ITUBERÁ: Associação de Moradores de Pratigi acreditam no Governador Rui Costa.

A Associação de Moradores de Pratigi vem lutando para Melhora a estrada que liga a Praia de Pratigi em Ituberá que se encontra em péssimo estado de abandono, principalmente, pelo poder publico municipal que há muitos anos nada faz pelo crescimento da localidade nem pelo melhoramento da estrada que dá acesso à praia por isso a comunidade acreditam no governador para mudar essa realidade que se encontra a estrada. Sabendo que Pratigi está localizada na região da Costa do Dendê, uma região conhecida principalmente pela exuberância da Mata Atlântica com seus diversos rios e cachoeiras, além das praias praticamente entocadas, está nessa situação sem nem uma manifestação do poder municipal em fazer essa melhoraria, que será de grande importância para o melhoramento do turismo no local.

Show de Solange Almeida vai custar mais de R$ 200 mil à prefeitura de Teolândia

Tida como a principal atração da festa deste ano, a ex-vocalista da banda Aviões do Forró vai custar a bagatela de aproximadamente R$ 220.000,00 mil reais aos cofres do município. O valor que será pago pelo show da artista daria pra pagar as outras quinze atrações que passarão pelo mesmo palco entre os dias 09 e 12 de junho. Solange foi o “plano B” do prefeito Lázaro. A informação é de que primeiro houve um contato na tentativa de contratar a banda Aviões do Forró, mas os quase R$ 300.000,00 mil reais pedidos pelo cachê afastou essa possibilidade. por Diário Paralelo

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Mudança no trânsito causa transtorno e deixa motoristas irritados em Valença.

Devido as mudanças do trânsito no Município, o que causa mas transtorno é esse que sair da Bolívia via rua Alagoas sentido a triana,  a rua esta totalmente esburacadas, por que a prefeitura municipal não asfalto a rua para faz a mudanças antes, muito motoristas estão irritados com essa situação e pede providencia. 

CAIRU: Secretaria da Cultura resgata e capacita Congos Mirins

A secretaria da Cultura iniciou, no último dia 22, duas turmas de capacitação para congos mirins. Tanto as crianças e como os adolescentes terão a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura cairuense,na capacitação serão abordadas a história da manifestação cultural, bem como as técnicas de apresentação. Serão dez encontros que ocorrerão uma vez por semana, a proposta é que em breve sejam abertas outras oficinas voltadas para o incentivo das crianças e jovens em dar continuidade à cultura cairuense. De acordo com a secretária da Cultura, Graça Peleteiro o objetivo da ação,além do resgate do grupo de Congos Mirins,é aproximar a secretaria da Cultura da comunidade oportunizando aos participantes a serem agentes ativos da cultura.
Para o prefeito Fernando Brito, ações como esta são importantes para o fortalecimento da cultura. " Cairu possuí uma riqueza cultural ímpar,manter essa chama nas futuras gerações é de fundamental importância para preservação das nossas raízes",ressaltou o prefeito.

VALENÇA: Empresa A.S.S. doa terreno para construção de CRAS

A prefeitura de Valença, através da secretaria de Indústria e Comércio, representada pelo secretário Paulo Martins, recebeu na manhã desta quinta-feira (25.05), a doação de um terreno de 600 m² para a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O terreno fica localizado no bairro Novo Horizonte. A iniciativa veio por parte do empresário Ailton Reis, proprietário da A. S. S. Empreendimentos. O prefeito Ricardo Moura ressaltou que a cidade precisa de atendimento digno na área de assistência social e que a sua administração é um governo de parcerias. “Aqui está se solidificando a realização de um sonho, por isso agradeço ao Grupo A. S. S por esta doação, para que possamos construir um CRAS com sede própria”.
Fotos: Secretaria de Indústria e Comércio

Prefeitura de Valença retoma obras importantes

Por conta do período chuvoso e o tipo de solo do terreno, o qual é muito úmido, dificultando a execução das fundações, a obra de construção da creche do bairro Novo Horizonte havia parado temporariamente. Mas, após conversa com o responsável da empresa que executa a obra, o secretário municipal de Planejamento, Michairo Vieira, informa que as escavações serão executadas com o auxílio de um equipamento apropriado, de forma que os trabalhos não parem. E, todos os serviços preliminares de limpeza e drenagem do terreno, já seguem sendo executados. A obra de pavimentação e drenagem da Avenida Costa Azul, no bairro Novo Horizonte, também foi reiniciada. “Apesar dos períodos de chuva constantes na cidade, estamos providenciando dar sequência a execução das obras, para que as mesmas sejam entregues aos munícipes com brevidade. No entanto, é importante ficarmos cientes que poderão ocorrer atrasos, por conta da chuva”, explica o secretário Michairo.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

REGIÃO: Cadeia produtiva do cravo na Bahia ganha reforço do ministério da Agricultura e do IBGE

Sensação de dever cumprido. Com esse sentimento o deputado estadual Hildécio Meireles findou a audiência pública realizada pelas comissões de Agricultura e Política Rural e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, a qual preside, na manhã desta quinta-feira (25), na Cidade de Valença, que debateu sobre o “fortalecimento da cadeia produtiva do cravo da índia e seus efeitos”. Segundo explicou Meireles, um dos principais itens reivindicados pelos agricultores familiares da região do Baixo Sul, foi assegurado pelo presidente do IBGE na Bahia, Artur Ferreira, que é o registro da produção do cravo-da-índia no banco de dados do instituto para o mês de julho do próximo ano. E não parou por aí. Aliado a isso, o superintendente federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento na Bahia, Osanah Rodrigues Setúval, se comprometeu pelo reconhecimento e zoneamento da produção do cultivo pelo Ministério da Agricultura. “Estas importantes medidas, sem dúvida, proporcionarão melhores condições para o crescimento do cultivo e comercialização, a exemplo de abertura de linha de crédito, dentre outros incentivadores”, comemorou, enfatizando que resta entregar apenas à secretaria estadual de Agricultura a ‘Carta do Cravo’ como reforço.   “Afinal, a nossa luta é mais do que legítima, pois apesar de o cravo da índia ser uma cultura nativa da parte oriental do planeta, encontra-se presente em quase todos os 14  municípios do Território do Baixo Sul, mas que hoje vem sofrendo um grande impacto na produção e carece de políticas públicas para voltar a expandir o cultivo,a comercialização, que mesmo em crise produz 4 mil toneladas/ano, mas já atingiu índices de 14 mil toneladas ano. Estima-se ainda que estejam interligados a cadeia produtiva do Cravo um contingente de 50 mil pessoas entre a sua produção, colheita e comercialização”, destacou.
Compuseram a mesa, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Angelo Coronel, os deputados Heber Santana, Sidelvan Nóbrega, Samuel Júmior, Marquinho Viana, Maria Del Carmen, Mirela Macedo; Juvenal Maynart, diretor geral da Ceplac; Luís Bauduíno, representante do Ministério da Agricultura; os prefeitos de Toelândia, Lazaro Oliveira; de  Presidente Tancredo Neves , Antônio do Bó; e os vices de Valença, Humberto Malheiros, de Gandu,  Jojó e de Ituberá, Neto Baé e o presidente da FEPESBA, Raimundo Costa e o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Marcus Vinicius Nascimento. Cerca de 550 pessoas marcaram presença.


POLÍTICA: FHC, Lula e Sarney articulam sucessão de Temer após julgamento de cassação no TSE

Três das principais forças políticas do país estão articulando a sucessão do presidente Michel Temer. Os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e José Sarney (PMDB) têm liderado conversas suprapartidárias em busca de um consenso para a formação de um novo governo, caso Temer seja cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a Folha de S.Paulo, as conversas começaram depois que os detalhes da delação da JBS foram divulgados. As conversas estão pulverizadas e acontecem reservadamente em Brasília e em São Paulo. Segundo a publicação, FHC já abriu contato com parlamentares tucanos e é considerado o mais importante interlocutor do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, considerado "peça-chave" para viabilizar a saída institucional de Temer. O senador Jorge Viana (PT-AC), um dos emissários petistas nas conversas entre os partidos, esteve em dois jantares na casa da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para discutir soluções com aliados do senador Renan Calheiros (PMDB-AL). Na última terça-feira (23), Viana se encontrou com Lula, que teria insistido na defesa das eleições diretas. Até então, o ex-presidente não acredita que um perfil "de centro" será incluído pela base de Temer no processo de eleições indiretas e disse que o nome do ex-ministro Nelson Jobim foi sugerido para "adoçar a boca do PT". Por outro lado, Lula se mantém disposto a conversar com lideranças políticas que trabalham apenas com a alternativa de eleições indiretas para escolher o sucessor ao Planalto. O petista tem sido estimulado a procurar FHC em busca de entendimento, já que tem pontes com movimentos sociais e sindicais à frente dos protestos e o tucano é o principal conselheiro do pilar de sustentação de Temer. Já Sarney esteve com o presidente na última segunda-feira (22) e no dia seguinte recebeu parlamentares do PMDB e dirigentes tucanos.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

VALENÇA: Vereador Adailton chama Câmara de “arapuca” e “armadilha”

O vereador Adailton Francisco se pronunciou durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Valença desta terça-feira (23), de forma enfática, sobre a segurança das pessoas que frequentam as dependências da Câmara. “Estamos atraindo as pessoas para essa armadilha. A estrutura física da Câmara é uma verdadeira arapuca, colocando a vida das pessoas em risco em um espaço úmido e apertado”, disse o vereador. O desabafo do vereador foi motivado devido a um projeto da Mesa Diretora que pretende mudar o início do horário das sessões de 15 para 17 horas. Sem nunca ter feito uma reforma em suas estruturas, o centenário prédio da Câmara de Vereadores de Valença agoniza e está literalmente caindo aos pedaços. De acordo com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), os repasses do duodécimo para a Câmara é de R$ 431 mil por mês. São 15 vereadores que recebem mensalmente cerca de R$ 10 mil. A soma dos salários dos vereadores equivale a cerca de R$ 150 mil. Sobram cerca de R$ 280 mil para pagamento de encargos sociais, folha de pessoal entre outras. MAGNO JOUBER

CAIRU: Projeto Tamar promove capacitação para equipes da Prefeitura de Cairu

No último dia 18, as secretarias de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo participaram da capacitação promovida pelo Projeto Tamar que tem por objetivo de capacitar os fiscais ambientais e técnicos do turismo para que possam ser multiplicadores na orientação da comunidade e dos turistas na observação das tartarugas marinhas no cenário turístico do município. A facilitatora do Projeto Tamar, Nathalia Berchieri, abordou pontos importantes a serem observados tanto na desova das tartarugas,tanto em casos de ser encontrado alguma tartaruga encalhada ou morta na praia:CUIDADOS NA DESOVA DAS TARTARUGAS
• ligue para o Tamar
• somente se aproxime da tartaruga pelas costas para ela não se assustar
• evite luzes, lanternas
• quando ela já estiver terminado a desova, se possível tire fotos do animal marinho para que o Tamar consiga identificar a espécie

TARTARUGAS ENCALHADAS OU MORTAS
• comunique o projeto Tamar sobre a ocorrência 71 981270038 whatssap • checar se estiver marcada com a informação valiosa, que é o RG da tartaruga • identificar tamanho ( pequena, grande) • informar localização ou ponto de referência • tirar fotos de cima para baixo

Em Cairu,as tartarugas marinhas costumam desovar no distrito de São Sebastião.
Assessoria de Comunicação

terça-feira, 23 de maio de 2017

Câmara Municipal de Nilo Peçanha faz a 1ª votação das Contas do Prefeito Carlos Azevedo do exercício de 2015.

Foi votado hoje (23) na sessão da Câmara Municipal de Nilo Peçanha a 1ª votação das Contas do prefeito de Nilo Peçanha, Carlos Antônio Bonfim de Azevedo, referentes ao exercício de 2015, que foram aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas dos Municípios TCM, o Presidente da Câmara Osny Goza deu inicio a sessão e depois colocou em votação sendo aprovado a 1ª votação 6 a 3. O Processo TCM nº 02311e16 da prestação de contas da Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha, exercício financeiro de 2015, da responsabilidade do Sr. Carlos Antônio Bonfim de Azevedo, o TCM Opina pela aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura Municipal de NILO PEÇANHA, relativas ao exercício financeiro de 2015.
Votou a favor do TCM: os Vereadores Gilvan Filho, Osny Goza, Sandro, Missinho, Wilke e Vereadora Jaciara .
Votou contra o TCM: Os Vereadores Tito, Tchay e Jailton.
Acompanhe toda as Terça-Feira as 15:00 horas a sessão da câmara de Nilo Peçanha.

REGIÃO: Nesta quinta, Valença será palco de debate sobre o “fortalecimento da cadeia produtiva do cravo da índia”

Nesta quinta-feira (25), a cidade de Valença será palco de debate sobre o “fortalecimento da cadeia produtiva do cravo da índia e seus efeitos”. Trata-se de audiência pública promovida pelas comissões de Agricultura e Política Rural e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, da Assembleia Legislativa da Bahia, proposta pelo deputado estadual, Hildécio Meireles. O ato está marcado para às 9h, na sede da Segunda Igreja Batista, situada à Avenida ACM, nº 180, Bairro São Félix. Foram convidados o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, o diretor geral da Ceplac, Juvenal Maynart Cunha,  o presidente do IBGE, Paulo Rabello Castro, o secretário estadual de agricultura Vitor Bonfim, o presidente da Assembleia Legislativa, Angelo Coronel, dentre outras autoridades. Conforme explica Hildécio Meireles, que preside o colegiado de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o objetivo do encontro é promover o reconhecimento e zoneamento da produção do cravo da índia pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como o seu registro no banco de dados do IBGE e, consequentemente, proporcionar melhores condições para o crescimento do cultivo e comercialização, a exemplo de abertura de linha de crédito, dentre outros incentivadores.  Ele explica ainda que a escolha do local se deu porque o cravo da índia, cultura que embora nativa da parte oriental do planeta, encontra-se presente em quase todos os 14  municípios do Território do Baixo Sul. “Na  região encontrou clima propício para o seu desenvolvimento, e por décadas representa uma importante atividade econômica para os agricultores familiares da região, porém vem sofrendo com uma grande mortalidade de suas árvores, o que vem impactando muito a produção local, ocasionando uma situação bastante crítica para os seus produtores. Para se ter idéia,  a produção atual é estimada em 4 mil toneladas/ano, mas já atingiu índices de 14 mil toneladas ano. Estima-se ainda que estejam interligados a cadeia produtiva do Cravo um contingente de 50 mil pessoas entre a sua produção, colheita e comercialização”, destacou.
O parlamentar complementa ainda que somado a esses fatores, “a  inexistência de um pacote tecnológico que assegure o desenvolvimento sustentável e a enorme dificuldade para se ter acesso a crédito de financiamento e de fomento, perante os bancos oficiais, também vem trazendo grandes prejuízos a esta cultura que muito representa para a economia da região. E o maior objetivo é mudar esse cenário”.
·         O QUE? 
·         - Audiência Pública conjunta das comissões de Agricultura e de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, proposta pelo deputado Hildécio Meireles.
·         TEMA:
·         “Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Cravo da Índia e seus efeitos”.
·         QUANDO E ONDE?
·         Valença, sede da 2ª Igreja Batista de Valença, às 09h00

·         OBJETIVO:
·         Promover o reconhecimento  e zoneamento  da produção do Cravo pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, bem como o  seu registro no banco de dados o IBGE”.

·         AUTORIDADES CONVIDADAS:
·         Deputados Estaduais;
·         Deputados Federais;
·         Ministro de Agricultura, Pecuária e Abastecimento;
·         Diretor Geral da CEPLAC;
·         Presidente do IBGE;
·         Superintendente Regional da Caixa Econômica;
·         Superintendente Regional do Banco do Brasil;
·         Superintendente Regional do Banco do Nordeste;
·         Secretário Estadual de Agricultura da Bahia;
·         - Presidentes e representantes de produtores rurais de Cravo da Índia;
·         Produtores rurais.

Valença: Justiça Eleitoral convoca eleitores para o recadastramento biométrico

A Justiça Eleitoral, por meio da 31ª Zona Eleitoral, convoca os eleitores de Valença e Cairu para a realização do recadastramento biométrico obrigatório, que deverá ser concluído até o dia 31 de janeiro de 2018. O procedimento é dividido em cinco etapas: coleta das digitais de todos os dedos das mãos, registro fotográfico, assinatura digital, revisão dos dados cadastrais e reimpressão de novo título. O recadastramento biométrico deve ser realizado no Fórum Eleitoral de Valença (Rua Guido Araújo Magalhães, S/N, Novo Horizonte). O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. Informações podem ser obtidas por meio do número (75) 3641- 3061. Somados, os dois municípios possuem 76.197 eleitores. Desses, apenas 7.980 (10,47%) já podem votar com a identificação biométrica. Isso significa que 68.217 cidadãos ainda precisam ser recadastrados. Os dados são da Seção de Cadastro Eleitoral do TRE-BA.

Obrigatoriedade
 Estão obrigados a fazer o recadastramento todos os eleitores, inclusive aqueles cujo voto é facultativo (analfabetos; eleitores com idade entre 16 e 18 anos; os maiores de 70 anos de idade). O cidadão que não fizer o procedimento terá o título cancelado.
 Consequências
 A Justiça Eleitoral chama a atenção para as implicações geradas pelo cancelamento do título. Entre os transtornos, previstos pelo artigo de número 7 do Código Eleitoral(Lei nº 4.737, de 15 de julho de 1965), a impossibilidade de recebimento de benefícios sociais, a exemplo do  Bolsa Família. Por isso e, no intuito de evitar prejuízos ao cidadão, o TRE-BA alerta para que os eleitores compareçam, o quanto antes, aos cartórios e postos de atendimento e realizem o procedimento.

POLÍTICA: PT-BA aposta Rui para presidente em 2018 caso Lula e Wagner estejam impedidos

Bem avaliado pela população baiana e dado como candidato certo à reeleição em 2018, o governador Rui Costa pode alçar voos ainda maiores no próximo pleito. Se depender do PT-BA, Rui pode deixar o Palácio de Ondina para se tornar o mais novo inquilino do Palácio do Planalto. De acordo com o presidente reeleito da sigla no estado, Everaldo Anunciação, o governo realizado pelo petista tem sido tão bem visto pelo PT nacional que já se começa, aos poucos, a aventar-se o nome dele como candidato à Presidência da República, caso o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-governador Jaques Wagner estejam impedidos. Lula é réu em cinco processos, enquanto Wagner – o nome dele é considerado como plano B em uma espécie de “linha sucessória” petista para candidatos em 2018 - foi citado na Operação Lava Jato e pode se tornar alvo de investigações. “A forma como ele se relaciona com a base, compõe o governo, que o governo dele funcionando, isso termina refletindo no PT, fazendo com que o impacto da crise do partido aqui na Bahia seja menor. Por isso que o nome dele já vem sendo até falado no partido. Depois de Lula, a candidatura de Jaques Wagner e depois a candidatura de Rui. A influência dele, nacionalmente, já é comentada”, afirmou Everaldo, em entrevista ao Bahia Notícias. Entretanto, o dirigente estadual destacou que as menções ao governador são incipientes e ressaltou que Rui é o candidato petista para o governo do Estado em 2018, enquanto o partido deve apostar no ex-presidente Lula nacionalmente. Nas eleições que confirmar Everaldo como presidente do PT por mais dois anos, a ausência de Rui se tornou alvo de especulações. Diante disso, ele negou um provável afastamento entre o governo e a sigla. “Não há nenhum distanciamento de Rui e PT, de PT com Rui e PT com base aliada. De maneira nenhuma. Nós conversamos. Ele ficou em dúvida, disse que não queria se envolver, não influenciar. Ele tomou o cuidado de buscar unidade e não se envolver”, rebateu. Recém-reeleito, o presidente da agremiação na Bahia contou que as agendas mais urgentes são articular a saída do presidente Michel Temer e a realização de eleições diretas, além de preparar a delegação que vai participar do congresso nacional do PT, de 1º a 3 de junho deste ano. Para o futuro, Everaldo pretende criar condições para entregar, em 2019, a direção do partido a pessoas mais jovens - a renovação nos cargos diretivos era um anseio entre correntes do partido, diante da crise de imagem vivida pela sigla. Ele, que havia negado reiteradas vezes suas pretensões de passar mais dois anos à frente do partido, disse que aceitou a missão após um pedido de várias pessoas. “Aconteceu um apelo da minha corrente interna. Esses companheiros entenderam que eu ainda tinha uma tarefa, uma contribuição a dar para mais dois anos. Depois, em outras correntes, também manifestaram vontade. Estou indo fazer uma transição para uma direção do PT em 2019. Eu quero priorizar muito a presença de jovens na estrutura partidária”, explicou. Sobre a vaga de Jaques Wagner para o Senado em 2018, Everaldo afirmou que até partidos da base aliada formaram um consenso em torno dele. “Na base aliada, eu vi que há um consenso de uma vaga para ele. Admiro o comportamento de Wagner de dizer que não está nada certo. Foi governador, volta para ser secretário. É um general que compreende a hierarquia e se comporta como soldado. É um soldado com patente de general”, avaliou. por Bruno Luiz

segunda-feira, 22 de maio de 2017

VALENÇA: Prefeito Ricardo Moura não apoia o evento Gospel na Praia de Guaibim.

Segundo informações o Guaibim Gospel, não teve apoio do Prefeito de Valença Ricardo Moura, o evento foi realizado pela Ativa- Associação de Turismo de Valença e Guaibim em parceria com as igrejas evangélica, a Praça central do Guaibim ficou lotada nos dois dias de festa Cristãos, que foi animado pelo som de Neilton & banda, Jucimar & banda, Robert Lucas, Amanda Ferrari, Michelle Nascimento, Neto Paz e banda e cantores locais louvaram e adoraram a Deus, agora é uma vergonha para o município um evento desse não ter o apoio do Prefeito do Município. Parabenizamos o Presidente da ATIVA o Senhor Frank Roseira e o Vice- Prefeito Humberto Malheiros (irmão Beto) por unir força e realizar o Evento.

.

.