.

.

terça-feira, 8 de janeiro de 2019

Cairu celebra São Benedito

Cairuenses e devotos vindos de outras cidades renderam homenagens à São Benedito no último domingo (06/01) na tradicional comemoração ao padroeiro na Sede do município de Cairu, com missa solene celebrada no Convento de Santo Antônio, cortejo pelas vias principais com a participação dos grupos culturais da Chegança, Congos, Filarmônica Centro Popular Cairuense e Fanfarra Municipal de Cairu, troca do "séquito real" e a derrubada do mastro (bandeira), com a imagem do santo e suas ervas medicinais disputadas por moradores e visitantes. Marcaram presença no evento, o prefeito Fernando Brito acompanhado da primeira dama Adriana Brito, o vice prefeito Maneca Ché, os secretários municipais Graça Peleteiro, Benedito Passos, Ariana Coutinho, Luana Figueiredo, Valdinei da Cruz, Fabiano Campos, Ally Ché e Italuana Guimarães, além do presidente da Câmara Abdon Ché e dos vereadores Ivan de Gerino e Tião Alves.

A parte profana da festa contou com estrutura montada pela administração municipal na Praça da Bandeira em  dois dias de shows com as bandas Lambasaia, Samba Connós, Sinho Bernardo, Mara Ribeiro, Lucinho Mendes e Lukas Barreto.
São Benedito
O santo protetor dos negros e escravos, conhecido mundialmente, tem uma história de vida repleta de valores humanos admirados por devotos e adoradores. A simplicidade, humildade, amor a Deus e ao próximo são algumas das características que tornaram São Benedito uma referência religiosa, inicialmente em Portugal pelos negros.
O dia 26 de dezembro foi escolhido para celebrar o culto a São Benedito, tornando-se uma tradição que vem do Brasil Império até hoje, rica em sincretismo religioso e muitas manifestações culturais repletas de história e cores adornadas com miçangas e lantejoulas. Em Cairu, a celebração acontece sempre no segundo domingo de janeiro, em virtude das celebrações da Festa dos Santos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário