.

.

domingo, 3 de fevereiro de 2019

VALENÇA: Tradição, cultura e religião, ingredientes da Festa de Iemanjá na praia de Guaibim neste dia 2 de fevereiro

O prefeito de Valença, Ricardo Moura, participou na manhã deste sábado, 2 de fevereiro, Dia de Iemanjá, dos festejos em homenagem à Rainha do Mar na praia de Guaibim. O cortejo, organizado pela Secretaria da Cultura de Valença, saiu da Praça São José e repetiu mais uma vez a beleza dos terreiros, com o povo de santo ecoando seu cânticos, reverenciado os orixás e contribuindo para manter as tradições culturais e religiosas da festa. Também, o Zambiapunga e grupos de capoeira, participaram do cortejo. A chegada dos balaios à praia, com os presentes para a deusa das águas, se misturou com as belezas de Guaibim, em uma manhã ensolarada. As embarcações, devidamente ornamentadas, se encarregaram de levar as oferendas, tradição secular, mantida e continuada pela Prefeitura de Valença, através da Secretaria da Cultura.
Turistas e nativos; e a equipe do prefeito Ricardo Moura, composta pela secretária de Cultura, Janete Vomeri, organizadora do evento, além de outros secretários e colaboradores, se misturam ao povo de santo, com um acolhimento uniforme e de muita alegria.

Dentro da estrutura e suporte da festa, destaques para o funcionamento da Unidade Básica de Saúde, que está atendendo 24 horas durante todo o verão. Também, a equipe de trânsito da Prefeitura e a Polícia Militar, dando o suporte. O Poder Legislativo também se fez presente, representado por Mateus Passos, presidente da Câmara, o vereador José Borges (Reca) e o Vereador Pó da Pesca. Fonte e Fotos: ASCOM/ Elton Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário