.

.

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Baixo Sul: Dia D de vacinação contra a gripe movimnta postos de saúde

O Dia D da vacina contra a gripe está sendo realizado neste sábado (4), com a mobilização de postos de saúde de toda o Baixo Sul, para melhorar a cobertura da vacina junto aos grupos que devem receber a dose. A vacinação ocorre até às 17h. Equipes da saúde estão desde às 8h da manhã promovendo a vacinação para os públicos prioritários.Campanha nacional
Até sexta-feira, 14,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas no Brasil. Mesmo quem não conseguir se vacinar neste sábado pode comparecer aos postos até 31 de maio. A meta é imunizar pelo menos 90% do grupo prioritário, de cerca de 59,5 milhões de pessoas. O ministério investiu R$ 968,9 milhões na aquisição de 64 milhões de doses de vacina neste ano.
Quem deve tomar a vacina?
As vacinas oferecidas gratuitamente pelo governo são destinadas a: Crianças de 6 meses a 5 anos de idade; Gestantes; puérperas, isto é, mães que deram à luz há menos de 45 dias; Idosos; Profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade. Portadores de doenças crônicas (HIV, por exemplo) que fazem acompanhamento pelo SUS também têm direito à vacinação gratuita. Quem não faz parte dessas categorias pode adquirir a vacina contra a gripe na rede privada por cerca de R$ 100 a 150.
A vacina não é capaz de causar a gripe em quem recebe. Ela permite que o paciente fique imune aos tipos de vírus mais comuns em circulação sem ficar doente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário