.

.

quarta-feira, 4 de setembro de 2019

CAIRU: História e Cultura de Cairu ganham culminância na Escola Navarro de Brito

O eixo temático “história e cultura local” da Escola Municipal Dr. Luiz Navarro de Brito, localizada em Cairu(Sede), ganhou uma grande culminância no último dia 29, no auditório da Câmara de Vereadores, em uma atividade conjunta das Secretarias da Educação e da Cultura. Durante o encontro, foram realizadas pela secretaria da Cultura as oficinas de Cultura e Educação Patrimonial. O evento também comemorou o mês dos pais, com homenagens e almoço especial. A ação foi uma atividade complementar do JEPP - Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos, iniciativa da Prefeitura de Cairu com o Sebrae.
OFICINA
A oficina de Cultura abordou a história e atividades da centenária Filarmônica Centro Popular Cairuense, divulgando inscrições que estarão abertas a partir do dia 16 de setembro, na secretaria da Cultua, para os interessados em participar da formação musical da filarmônica. Na sequência, foram apresentadas as ações da Fanfarra Municipal de Cairu (Famuca), que iniciará no próximo sábado os ensaios da Famuca Mirim. Já a oficina de Educação Patrimonial trabalhou, através de dinâmicas, o conceito de Cultura, tratando das questões identitárias, situando o universo onde o indivíduo está inserido e mostrando a força da tradição dos Congos, da Chegança e dos Caretas. Os estudantes puderam tirar dúvidas sobre a riqueza cultural cairuense, as definições de patrimônio material, imaterial e tomarem conhecimento dos avanços acerca da salvaguarda dos grupos culturais, registrados pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, são os casos dos Caretas de Cairu (Zambiapunga) e da Chegança, seguindo os Congos o mesmo caminho num processo em busca deste reconhecimento oficial, enquanto patrimônio imaterial do Estado.
Além do corpo de professores, funcionários, estudantes e pais dos alunos, estiveram presentes pela Escola Navarro de Brito o diretor Selmo Lima e a coordenadora Pedagógica Maria Helena Martins. Representaram a secretaria da Cultura de Cairu no encontro a superintendente Michele Dahlmann e os assessores técnicos Daniel dos Anjos, Zé Roberto, Gutemberg Silva e Helenita Moreira. ASCOM


Nenhum comentário:

Postar um comentário