.

.

sábado, 9 de maio de 2020

REGIÃO: Com ventos intensos, Capitania dos Portos alerta para mau tempo na Bahia até domingo

Os ventos intensos observados por residentes de Salvador na noite desta sexta-feira (8) devem perdurar ao longo do fim de semana. O Centro de Hidrografia da Marinha emitiu um “prognóstico metaoceanográfico” com aviso de mau tempo.
“São esperados ventos de direção Sul a Sudeste na faixa litorânea do estado da Bahia, ao norte de Caravelas, com intensidade de até 74 km/h (40 nós), entre a manhã do dia 8 de maio e a noite do dia 10 de maio”, diz um trecho do comunicado compartilhado pelo Comando do 2º Distrito Naval através da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA).
A mensagem indica que esses ventos podem gerar ondas com até 3,5 metros de altura. Também é esperada a ocorrência de ressaca entre as cidades de Porto Seguro e Conde, com ondas de direção Sul a Sudeste, com até 2,5 metros de altura no mesmo período. De acordo com a CPBA, a elevação da maré causada pela lua cheia, chamada de maré de sizígia, potencializa os efeitos da ressaca. Com isso, a autoridade marítima recomenda que os praticantes de esportes náuticos, as embarcações de esporte e recreio e de pesca não navegue, que as agências e condutores de embarcações de transporte marítimo de pessoal avaliem criteriosamente a conveniência de interrupção do serviço e sejam redobrados cuidados no fundeio e na amarração das embarcações, a fim de evitar que estas se soltem e fiquem à deriva. Diante da pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social, mesmo com tempo adequado, esportes e atividades de lazer fora das residências não são recomendadas.  Ainda assim, a marinha destaca o recado e afirma que permanece atenta à situação do tempo. Caso necessário, as Organizações Militares que fazem a segurança da navegação na área marítima sob a responsabilidade do Comando Naval poderão ser acionadas a qualquer momento. Bahia Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário