.

.

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Estudante do IFBaiano – Valença desenvolve protótipo para possibilitar acesso ao computador por pessoas com tetraplegia

 


Um jovem baiano de 18 anos está desenvolvendo um protótipo capaz de possibilitar o acesso ao computador por pessoas tetraplégicas. Álvaro Vasques nasceu no município de Ipiaú, sul da Bahia, mas cursa o ensino médio integrado com curso técnico em agropecuária em Valença, baixo sul do estado, no Instituto Federal Baiano (IFBaiano).

Álvaro conta que sempre quis desenvolver algo que contribuísse para uma sociedade mais igualitária. Mas foi depois de começar a estudar no IFBaiano que descobriu um caminho. Na escola, conheceu os professores Leandro Teixeira e Gustavo Sabry, que já orientavam outros projetos em “tecnologia assistiva”, área voltada ao desenvolvimento de dispositivos para facilitar a vida de Pessoas Com Deficiência (PCDs).

Atualmente, o estudante está fazendo melhorias e novas versões no projeto nomeado de “Tecnologia Assistiva Acessível para Pessoas com Tetraplegia” (TAAPETE). 

A ideia é desenvolver um equipamento para ser anexado ao computador e em algum lugar na cabeça do usuário, permitindo que ele use o mouse com movimentos da cabeça e também realize outras funções.

Os cliques são lidos a partir da inclinação da cabeça da pessoa (para a direita ou esquerda, a depender do botão que ela queira clicar). A depender da inclinação para a esquerda, pode ser um clicar simples ou um duplo clique.  TAAPETE — Foto: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário