.

.

terça-feira, 17 de novembro de 2020

PSD E PP continuam no comando do maior número de prefeituras da Bahia

 
As eleições deste ano confirmaram o crescimento dos partidos Social Democrático (PSD) e Progressista (PP) nas prefeituras da Bahia. O PSD, presidido pelo senador Otto Alencar, que tinha nove chefes do executivo entre as 417 cidades baianas, terá 106 em 2020. Já o PP, comandado pelo vice-governador João Leão, também avançou, vencendo o pleito em 92 municípios. 
O Partido dos Trabalhadores (PT) continuou a perder lideranças no estado e caiu de 39 para 33 cidades sob seu controle na Bahia.
Por outro lado, o Democratas (DEM), presidido pelo prefeito ACM Neto, saltou de 34 para 39 chefes do executivo no estado, mantendo sob seu comando a capital Salvador. Da ascensão à queda, o Partido Social Liberal (PSL) foi a legenda que mais perdeu prefeituras no estado. 
Em 2016, o partido, que comandava apenas duas prefeituras desde 2012, conquistou o comando de 15 cidades. No entanto, nas eleições deste domingo (15), só conseguiu a vitória em um município: Várzea Nova.
Também avançou nas eleições deste ano a legenda comandada pela deputada federal Lídice da Mata no estado, o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que foi de 21 para 30 prefeituras. Além do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que saltou de 12 para 16. 
Outro partido que reduziu o número de chefes do executivo no estado foi o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), que teve uma queda de 47 para 12 prefeitos em quatro anos. Metro1

Nenhum comentário:

Postar um comentário