.

.

quarta-feira, 14 de abril de 2021

Valença sai do Baixo Sul e vira Recôncavo na Cultura

 


Ao que tudo indica, após toda a discussão causada pela Secretaria Municipal de Cultura de Valença ser transformada em diretoria, mais um grande baque deverá ser sentindo pela classe cultural valenciana.

Isto porque, o Diretor de Cultura de Valença, Gugui Martinez, em uma decisão unilateral, sem diálogo com os fazedores de cultura, resolveu integrar o município no Consórcio de Cultura do Recôncavo, ao lado de cidades como Santo Amaro e São Sebastião do Passé.

A decisão tem cunho político, uma vez que o gestor valenciano da Cultura não tem a simpatia dos seus pares nos outros municípios do Baixo Sul e no Consórcio de Cultura do Recôncavo pleiteará a vaga de presidente do consórcio. Só que nesta conta, quem perde é Valença que terá que competir nos editais públicos junto de municípios como Cachoeira e Cruz das Almas, que há anos vem investindo nas vertentes culturais.

E assim Valença, A Decidida, primeira cidade brasileira a ter uma fábrica têxtil, Valença do dendê e do camarão, Valença da Zabiapunga de Cajaíba e da Filarmônica 24 de Outubro, da Igreja de Nossa do Amparo e das ruínas do Candengo, do Teatro Municipal e do antigo prédio da delegacia vai aos poucos perdendo sua preponderância no cenário baiano e firmando a sua fama de cidade do "já teve".
https://blugjuracireboucas.blogspot.com/2021/04/consorcio-de-cultura-do-reconcavo-da.html?fbclid=IwAR31ChKxXwxxGwwAxs92IXEcB3qWTxUGf5-akKpcLWXNVAx6SjNEpHzmmKw

Nenhum comentário:

Postar um comentário