.

.

sábado, 25 de dezembro de 2021

Retorno das chuvas aumenta o número de desabrigados e desalojados na Bahia

 
Após as chuvas iniciadas na noite de quinta-feira (23), os números de desabrigados e desalojados cresceram na Bahia. Até a tarde dessa sexta-feira (24), a Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec) e as prefeituras dos municípios atingidos computaram 4.185 desabrigados e 11.260 desalojados.  O número de feridos subiu para 286 e a população total atingida chega a 378.286. O total de mortos pelas enchentes é de 17 pessoas. 
“É importante ressaltar que estes números sempre irão sofrer mudanças. Desta vez, o aumento também ocorreu porque, felizmente, as pessoas estão entendendo a necessidade de sair das suas habitações, que estão situadas em áreas de risco, e procurarem abrigos oferecidos pelas prefeituras ou casas de parentes e amigos quando chove. Para nós, a preservação da vida é a principal meta.”, explicou o superintendente da Sudec, Cel BM Miguel Filho.
Olhar atento - Equipes da Defesa Civil da Bahia  estão de prontidão no Gabinete Avançado do Governo do Estado, atentas e monitorando os municípios atingidos pelas chuvas. Orientações e apoio também são dados às prefeituras e coordenadorias Municipais de Defesa Civil. Isso inclui a realização de vistorias técnicas e notificações dos moradores para que se retirem dos imóveis localizados em áreas de risco. 
Infraestrutura - Os serviços emergenciais de recomposição de uma das cabeceiras da ponte de acesso a Prado, na BA-001, estão sendo realizados pela Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra). O tráfego de veículos sobre o equipamento já foi liberado para motos e carros, no final da manhã desta sexta-feira (24). Devido ao período chuvoso na região, o trânsito de veículos precisou ser interrompido na noite de ontem (23), após uma acomodação do material colocado durante as ações de restauração da cabeceira, que rompeu há duas semanas.
O KM 02 da BR-489, entre Itamaraju  e Prado, foi interditado pela equipe técnica da Seinfra. O motivo é o grande volume de água registrado no local, na tarde desta sexta-feira (24). A Polícia Rodoviária Estadual (PRE)  orienta os motoristas no local.
Alerta SMS - Mensagens, através de SMS, com informações, dicas e orientações referentes às chuvas continuam sendo enviadas para a população. O serviço gratuito tem o objetivo de deixar a população em alerta. Os interessados em receber estas mensagens, enviadas diariamente, devem encaminhar um SMS com o CEP do local onde moram para o número 40-199. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário