.

.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Pandemia aumenta consumo abusivo de álcool e drogas

 
Pesquisas apontam o aumento do consumo de bebidas alcoólicas desde o início da pandemia e sinalizam que o problema do abuso de drogas foi agravado em todo o mundo. 
Nesse contexto, a Central Nacional Unimed, destaca a relevância do Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo (20) que alerta para a importância da prevenção e do tratamento.
A pesquisa ConVid, realizada pela Fiocruz em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), entre abril e maio de 2020, analisou dados comportamentais de mais de 44 mil brasileiros. Desses, 18% dos participantes relataram uso excessivo de álcool na pandemia, associado à tristeza, ansiedade ou depressão. 
O médico de família da Central Nacional Unimed, Ricardo Nishimori, afirma que percebe no consultório o aumento do uso abusivo de bebidas alcoólicas.

“Este momento de crise sanitária tem provocado avanço no consumo de álcool e outras drogas. Não apenas no Brasil, mas o problema é mundial. Eu percebo, na prática, no consultório, a elevação dos casos de abuso de álcool”, afirma Nishimori. Entretanto, ele explica que raros são os momentos em que o paciente relata isso e se queixa.
 “Em geral, o paciente não tem noção do consumo abusivo. As queixas vêm dos familiares, que sinalizam a questão”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário