.

.

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Morro de São Paulo terá rede elétrica subterrânea

 
Um dos principais destinos turísticos da Bahia, Morro de São Paulo, terá em breve parte do fornecimento de energia realizado por rede elétrica subterrânea.  A obra para a implantação da nova rede foi iniciada em abril deste ano. Segundo a Neoenergia Coelba, estão sendo investidos cerca de R$ 20 milhões para embutir cabos e equipamentos elétricos, em um duto entre o trecho do cais ao mirante da primeira praia.
A nova rede elétrica terá extensão de 1,6 quilômetro de rede de média e baixa tensão e contará com nove transformadores de 500 quilo-voltamperes (KVA), que vão proporcionar maior confiabilidade a distribuição de energia, valorizando ainda mais a paisagem local, que não terá mais fiações em rede aérea. Serão três anos de trabalho – entre escavações e reconfiguração da rede, que estão divididos em três etapas. A divisão é necessária para atender a dinâmica local e evitar que, nos períodos de alta estação, haja escavação em trecho de grande movimentação de turistas.
O trabalho de perfuração no trecho em que passará a rede elétrica foi mapeado com um equipamento de georreferenciamento, que realiza um raio x do solo e identifica possíveis interferências de tubulações de água e gás. Assim, será possível traçar o caminho que os fios devem passar sem afetar as estruturas dos serviços essenciais. Uma espécie de perfuração guiada.
Por ser sede de um forte tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a obra realizada pela Neoenergia Coelba em Morro de São Paulo está sendo acompanhada por arqueólogos, com objetivo de garantir que artefatos encontrados durante as escavações sejam corretamente coletados, registrados e repassados ao Iphan para catalogação e acervo.  
Informações: ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário