.

.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Lula deve confirmar hoje Rui Costa como ministro da Casa Civil

 
Por Rodrigo Daniel Silva e agências
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve confirmar hoje o governador da Bahia, Rui Costa (PT), como ministro da Casa Civil, segundo a imprensa nacional. Ontem, a própria presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, disse que Lula já deve anunciar nesta sexta parte dos nomes da sua equipe presidencial, mas não antecipou quem seria.
“O presidente deve começar amanhã (hoje) a divulgar. Ele acabou de me chamar para o final da tarde para a gente conversar porque está querendo pelo menos amanhã (hoje) anunciar alguns nomes de ministros. Não sei o que ele está pensando, vou ver com ele. 
Ele estava querendo deixar para depois da diplomação (no dia 12), mas ele acha que tem muita especulação, muita coisa, então aquilo que ele já tem certeza, que está certo, ele está querendo divulgar amanhã (hoje)”, declarou Gleisi, durante intervalo de uma reunião do diretório nacional do PT. Lula participou da reunião por vídeo-chamada.
“Não falamos (de nomes), ele apenas nos disse que pretende anunciar alguns ministros amanhã, que ele acha que é importante, alguns ministros que ele trabalhou mais e já conversou, mas o restante vai ficar para semana que vem”, acrescentou a presidente do PT.
Inicialmente, Rui foi cotado para comandar o Ministério das Cidades, que foi extinto na gestão Jair Bolsonaro (PL) e fundido com Integração Nacional para formar o Ministério do Desenvolvimento Regional. A pasta deverá ser recriada. Depois, o governador baiano foi especulado para ser presidente da Petrobras, mas ele próprio descartou essa possibilidade.
“Pela lei atual, eu nem posso assumir direção ou presidência de empresa nenhuma porque mudaram a Lei das Estatais, em que é proibido a quem ocupou cargo eletivo nos últimos quatro anos assumir a presidência da empresa. São 36 meses. 
Acho essa legislação absurda, não pela possibilidade de eu assumir, mas é tão desorientada essa lei, na minha opinião, que você pode ser governador de São Paulo, da Bahia ou de Minas, mas não pode ser presidente da Petrobras ou de outra estatal, da Codevasf”, disse o governador, no final de novembro. “É um negócio esdrúxulo que foi feito naquela onda de um falso moralismo. A lei precisa ser refeita, mas eu acho que precisa ser refeita daqui a um ano só, mais adiante, para não ter qualquer especulação (sobre favorecimento a ele)”, acrescentou.
Agora, ganha força a possibilidade de Rui Costa assumir mesmo a Casa Civil, que é considerada a pasta coração do governo. Além do governador baiano, Lula deve confirmar hoje os nomes de Flávio Dino (PSB) na Justiça, José Múcio, na Defesa, e Fernando Haddad (PT) na Fazenda. Haverá uma avaliação ainda que pode incluir outros nomes no pacote, mas os quatro estão certos, afirmam pessoas próximas ao presidente eleito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário