.

.

sábado, 14 de janeiro de 2023

NILO PEÇANHA: Jacqueline faz balanço de ações no município e resgate das tradições culturais

 

A prefeita de Nilo Peçanha, no Baixo Sul baiano, Jacqueline Soares, concedeu uma entrevista ao programa Jornal da MC, da Rádio MC Web, de Ituberá, nesta sexta-feira (13), quando na oportunidade fez um balanço de suas ações à frente da gestão municipal.

Jaqueline destacou que sua gestão passou por anos difíceis, mas de muito aprendizado. “Para obtermos as conquistas, pegamos situações-problema e em cima delas, a gente buscou um planejamento muito grande, para que as políticas públicas chegassem à nossa populaçã. E, foi nessa perspectiva que assumimos a gestão pública, focando planejamento e construção de uma Nilo Peçanha mais próspera e feliz”, afirmou a gestora.


Perguntada sobre ações importantes, Jacqueline, disse que Nilo Peçanha avançou em áreas fundamentais como a saúde, educação, assistência social, infraestrutura, entre outras, e citou obras em andamento, como: Ponte de Barra dos Carvalhos e a reforma da Escola Municipal de Barra dos Carvalhos.


Em São Francisco, a prefeita pontuou avanços na construção de uma praça, a ponte, o atracadouro, e a reforma em alguns prédios institucionais da prefeitura. Na comunidade de Barreiras, a gestora lembrou da construção da escadaria para a igreja, atendendo a uma solicitação da comunidade.


Em Itiúca, a prefeitura está pavimentando cerca de 400 metros de rua, além da construção do porto, da ponte e do atracadouro. “É uma obra maravilhosa e eu convido vocês para conhecer esse espaço que futuramente inauguraremos”.


Jaqueline pontuou ações em infraestrutura que estão em andamento na sede como a reforma e ampliação do Centro de Saúde, que ganhará três estruturas de assistência à saúde: O Pronto Atendimento, o SAMU, que segundo ela, já tem projeto aprovado, faltando apenas orçamento federal para a liberação. E mais um Centro de Especialidades da Atenção Básica.


Ainda na sede, Jacqueline frisou a requalificação da Praça de Senhor do Bonfim, que será entregue a comunidade nos festejos do padroeiro, além da requalificação da tradicional Praça do Piquete, icônico ponto de encontro da comunidade nilopeçanhense, que ganhou nova estrutura e cobertura.


Dois letreiros personalizados também estão sendo construídos, para instalação em cada uma das entradas da cidade. O primeiro já está sendo concluído (na entrada sentido Taperoá) e será entregue na próxima segunda-feira (16). O segundo será instalado na saída para Ituberá. “Isso é identidade! Eu quero que as pessoas tenham prazer de dizer que é de Nilo Peçanha, que é filho de Nilo Peçanha, que é a minha cidade está bonita e tenham certeza que o nosso maior objetivo é transformá-la em referência no Baixo Sul, na Bahia e no Brasil”, disse Jacqueline.


Ainda sobre ações estruturantes, a prefeita lembrou da pavimentação em andamento de ruas na comunidade do Areião. “A gente tá fazendo uma pavimentação na comunidade do Areião, que é grande e que merece”, disse. Em São Benedito, Jacqueline falou da construção do Estádio da comunidade, ação que vai proporcionar melhores condições para os campeonatos que são tradicionais naquela comunidade. “Além do estádio em andamento, inauguramos o CRAS Rural, para melhor atender as famílias daquela comunidade”, disse.


Estradas vicinais


O programa de melhoramento das estradas vicinais do município foi destacado pela gestora, que aproveitou para lembrar do alto volume de chuvas que ocorrem na região, prejudicando o trabalho e causando transtornos para algumas regiões. “Sou uma prefeita compromissada com as estradas e fizemos muita estrada rural, mas o grande volume de chuvas vem atrapalhando essa manutenção”, explicou.


Na avaliação de seus dois anos de governo, Jacqueline Soares, comentou sobre o resgate das tradições populares e das festas. “Nos últimos dois anos desenvolvemos uma estratégia de marketing para a cultura e o turismo, resgatando suas principais festas e apoiando projetos na área da cultura. Resgatamos o São Pedro em 2022. Tivemos a Lavagem de Senhor do Bonfim com a saída do bloco As Muquiranas, que teve nosso apoio.


Fomos parceiros e foi linda a festa. Agora estamos no novenário, que hoje será dedicado aos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município. Sintam-se convidados também a estar conosco. Nós teremos eventos sábado, domingo e na segunda, que é o dia do tradicional cortejo do Jegue. Essa festa que estamos realizando hoje é para resgatar e valorizar as nossas tradições, as quais não podemos deixar morrer. Não é fácil, não tem sido fácil, mas com o compromisso e o planejamento é possível fazer”, explicou Jacqueline.


Fonte: Ascom Nilo Peçanha

Nenhum comentário:

Postar um comentário