.

.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2023

CAIRU: NEOENERGIA COELBA anuncia nova linha de distribuição subaquática para Morro de São Paulo

 

Com mais de 50% da obra para rede elétrica subterrânea concluída, a Neoenergia Coelba anuncia mais uma iniciativa estruturante em Morro de São Paulo. Neste ano, se iniciam as etapas para implantação de uma linha de distribuição (LD) subaquática na ilha. A nova LD contará com 4,5 quilômetros de cabos do continente até Morro, e será acompanhada da entrega de uma nova linha de transmissão e uma subestação de energia com 12.5 megavoltampère (MVA) de potência – que ficará na região do Atracadouro Bom Jardim, no município de Valença.

A nova linha de distribuição proporcionará a Morro de São Paulo maior confiabilidade no fornecimento de energia, que contará com mais uma opção para suprir a demanda dos mais de 4 mil habitantes e todo o trade turístico. Com a operação desses novos equipamentos, a ilha contará com mais segurança e eficiência na distribuição de energia.


O anúncio dessa nova obra vem na esteira de outros investimentos para um sistema elétrico ainda mais robusto, a exemplo da realização da primeira etapa da obra para rede elétrica subterrânea. Adiantada em mais de um ano, a obra já tem a segunda etapa em andamento. No total será 1,6 quilometro de extensão de rede, com nove transformadores de 500 quilo-voltamperes (KVA), que vão proporcionar maior robustez ao sistema e valorização da paisagem local, que não terá mais fiações da rede aérea. Até aqui, já foram desativados 28 postes, 11 transformadores e beneficiados cerca de 350 clientes em toda área central e Rua da Fonte Grande.

Esse investimento tem, também, reflexo no trade turístico da Bahia, como afirma Giulliana Brito, chefe de Gabinete da Secretária de Turismo do Estado da Bahia. “A entrega desta importante obra reverbera positivamente no turismo, e irá proporcionar a população local e turistas que chegam a este que é o terceiro destino mais visitado do estado maior confiabilidade e segurança no fornecimento de energia. Os investimentos da Neoenergia na ilha irão potencializar toda a atratividade que a localidade já possui, contribuindo com a beleza arquitetônica e natural, que deixar de ter a fiação aérea, ao receber a rede elétrica subterrânea”, ressalta.


No último ano, também foram entregues mais obras na região, como o novo alimentador em Maraú, que atende diretamente a Vila e a Linha de Transmissão (LT) Santo Antônio de Jesus – Valença, com 69 Kilovoltamper (KV).

“Os investimentos consistentes na modernização e expansão do sistema elétrico em todas as regiões do estado vêm contribuindo para garantir maior confiabilidade no fornecimento de energia aos baianos. Morro de São Paulo é um exemplo dos esforços da Neoenergia Coelba para disponibilizar uma energia moderna, sustentável e segura”, afirma Luiz Antonio Ciarlini, diretor-presidente da Neoenergia Coelba.


Tecnologia e Inovação

Além do trecho subterrâneo, todo o sistema elétrico da ilha conta com uma tecnologia de automação que permite o controle de dispositivos elétricos a partir do Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora, em Salvador. Ampliada no último ano, a tecnologia self-healing – sistema de auto recomposição, permite a retomada do fornecimento de energia em uma área interrompida com, no máximo, 15 segundos, assegurando maior continuidade do serviço. Já são mais de cinco esquemas instalados e cerca de 50 quilômetros de rede elétrica automatizada.


Inovação e tecnologia também estarão presentes nas etapas da obra para a linha de distribuição subaquática. Toda a instalação será feita a partir de um navio, de onde serão lançados os cabos, com o acompanhamento de técnicos mergulhadores. No duto colocado no mar será utilizada a ferramenta “Air lift”, que tem a função de aspirar o duto dos cabos por ar comprimido, permitido o isolamento.


Festival Morro de São Paulo

Os investimentos da Neoenergia Coelba em Morro de São Paulo vão além das estruturas elétricas. A distribuidora foi a patrocinadora master do Festival Morro de São Paulo, que voltou em sua sexta edição com três dias de shows gratuitos para moradores e turistas, no primeiro final de semana de fevereiro, na Segunda Praia da ilha.


Atráves do Festival em Morro, a Neoenergia fomentou o desenvolvimento da economia criativa local, que teve um espaço de destaque na programação de shows. Bem como o incentivo a geração de emprego, com as atividades prévias de montagem e prestação de serviços ao público, focando na mão-de-obra local.

A sustentabilidade na ilha

A Neoenergia Coelba está empenhada em levar uma energia eficiente e sustentável a Morro de São Paulo, por isso já substituiu mais de 200 luminárias de LED na ilha, com a perspectiva de realizar ainda esse ano mais 257 substituições. Isso irá representar uma economia estimada em 82 MWh/ por ano, o suficiente para abastecer cerca de 68 residências por 12 meses. O projeto foi idealizado na gestão passada, do ex-prefeito Fernando Brito (PSD) e agora começou a se tornar realidade.


As ações de sustentabilidade se estendem também às instituições de ensino. A distribuidora já instalou sistemas fotovoltaicos em duas escolas e uma creche. Foram beneficiadas a Creche Joselina Santos do Nascimento e Colégio Hildécio Meireles. A geração estimada dos sistemas já instalados é de 209 MWh/ano.


“As usinas contribuem diretamente para uma melhor eficiência energética das três instituições de ensino em Cairu, proporcionando uma economia significativa de recursos, já que a energia gerada atende plenamente essas unidades e gera um excedente que pode fornecer energia a outros prédios do município. Além da sustentabilidade, há um benefício direto ao conforto e bem-estar dos alunos dessas instituições, que contam agora com uma energia ainda mais segura e eficiente”, finaliza João Paulo Rodrigues, diretor de Relações Institucionais da Neoenergia.

Fontes: Baixo Sul em Pauta/Anselmo Garrido

Nenhum comentário:

Postar um comentário