.

.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

Capitania dos Portos forma 39 novos marinheiros em Garapuá

 

Na última sexta-feira 3, a Capitania dos Portos da Marinha do Brasil, em parceria com a prefeitura de Cairu, através da secretaria do Turismo, fez a entrega de 39 habilitações (certificados e carteiras) para novos marinheiros auxiliares de convés e máquinas, capacitados no curso realizado em Garapuá.

Essa foi a quarta turma formada em poucos meses no município-arquipélago, totalizando 117 aquaviários qualificados para exercerem suas atividades profissionais em embarcações, com segurança, disciplina e dentro do que determina a lei e as exigências da Marinha.

Para Carlos Coutinho Neto, orador da turma, a formatura foi a realização de um sonho. “Neste importante curso aprendemos muito sobre condução, segurança, primeiros socorros, combate a incêndio, comunicação marítima, motores, relacionamento interpessoal, práticas de convés, reparação de equipamentos e operação de máquinas de embarcação, entre outras matérias, que com certeza mudarão o patamar da nossa qualidade de vida”, disse.

A capitão-tenente Niljane Alves dos Santos, encarregada da divisão de ensino profissional marítimo, desejou boa sorte a todos, garantindo que a responsabilidade dos concluintes nesse instante é muito maior, pois agora os mesmos são um braço da capitania e precisam galgar outros horizontes. “Trabalhar com transporte de passageiros com fins lucrativos se faz necessário o curso; Esse conhecimento é de vocês e é para sempre. 

Prolifere esse conhecimento, passe para os demais e sucesso na carreira de vocês. Honre essa habilitação, honre essa camisa de marinheiro que você estão vestindo, honre esse certificado e boa sorte”, exultou a capitão-tenente.

Já o prefeito de Cairu, Hildécio Meireles, foi direto ao assunto: “O papel mais importante da Marinha do Brasil é a implantação da legalidade, disciplina e da segurança no mar. Portanto, a carteira de marinheiro que vocês estão conquistando hoje é algo de uma significância muito grande para vocês e para o nosso desenvolvimento, enquanto destino turístico, e dessa forma seguiremos com o planejamento de qualificação do Turismo de todo o arquipélago de Cairu”, afirmou o prefeito Hildécio.

Entre os presentes na cerimônia, o empresário Luiz Mendonça, o vereador Joglas Estevão, os secretários Cláudio Brito (Turismo), Paulo Sérgio do Nascimento (Pesca e Agricultura), os assessores-técnicos Aurelino dos Santos, Mona Lisa Alves, o presidente da Associação dos Pescadores e Donos de Barcos de Passeios de Garapuá, Antônio Carlos dos Santos, além de familiares e amigos dos nossos novos marinheiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário