.

.

quinta-feira, 25 de maio de 2023

Comunidade rural de Ituberá comemora primeira colheita de mandioca

 

As famílias agricultoras da comunidade de Taquari/Lagoa Santa, localizadas no município de Ituberá, realizaram a primeira colheita da mandioca. Essa conquista reflete o compromisso da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) no desenvolvimento do sistema produtivo da mandiocultura.  

Os resultados dos investimentos já são evidentes, pois após a chegada dos insumos essenciais para o plantio, como adubo, calcário e maniva, os agricultores colheram os frutos do trabalho coletivo, totalizando 8.400 quilos de mandioca. 

Por lá, os investimentos da CAR vão além da base produtiva. Ainda neste ano de 2023, a comunidade contará com sua própria unidade de beneficiamento de mandioca, equipada e construída com recursos do projeto Bahia Produtiva. Com capacidade para processar seis toneladas de mandioca por dia, essa agroindústria atenderá diretamente 280 famílias de toda a região, representando uma verdadeira revolução no sistema produtivo da mandioca local. 

Além de ser a base para a produção de farinha, com a agroindústria, a mandioca também será matéria-prima para a fabricação produtos derivados. Uma versatilidade que amplia as oportunidades de geração de renda para as famílias envolvidas.  

Entre os beneficiários está o agricultor Aderisvaldo Conceição, que destaca a transformação que a mandioca já trouxe para a comunidade. “A mandioca já está trazendo mais qualidade de vida. Os insumos para fazer a plantação da mandioca fizeram toda a diferença. 

Plantei uma área com diferentes tipos de mandioca e, agora estamos nos preparando para trabalhar na nossa agroindústria. Estamos ansiosos para produzir nossa farinha e outros produtos com muita dignidade e qualidade”.  

O projeto Bahia Produtiva é executado pela CAR, uma empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com o cofinanciamento do Banco Mundial. A iniciativa demonstra o compromisso em promover o desenvolvimento sustentável e melhorar a vida das comunidades rurais, impulsionando o potencial econômico e valorizando as tradições locais. ASCOM- CAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário