Segundo a nova lei, de autoria do vereador e presidente da Câmara, Joimar Santos (Tchay), a data será lembrada e celebrada com a saída do tradicional cortejo da Zambiapunga pelas ruas da cidade, que sempre movimentou centenas de pessoas num grande ritual da cultura popular nilopeçanha e baiana.
"Afinal, o Zambiapunga é uma manifestação cultural patrimônio imaterial do estado da Bahia, nada mais justo que manter nos registros legais do município sua data na tentativa de manter viva a memória desta manifestação cultural tão importante na Bahia", comemorou, Terra.
O mestre Walmório San, do grupo Zambiapunga, comemorou a aprovação da lei, ressaltando a importância do grupo para a cultura do município e agradeceu aos vereadores pela aprovação unânime e à prefeita Jacqueline por ter sancionado de imediato a referida lei, por também entender a importância do grupo para Nilo Peçanha.
Na semana que antecede o Dia da Zambiapunga, as escolas, em parceria com a instituição e com apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, poderão promover inúmeras atividades que envolvam e fortaleçam a cultura local e regional.
Ainda no dia alusivo à Zambiapunga, a comunidade poderá realizar atividades religiosas, artísticas, culturais e esportivas, de forma a propiciar confraternização e o sentimento de pertencimento em todos os seus cidadãos.
Da Redação/Marcelo Dutra | Com informações da Ascom Nilo Peçanha | Foto: Assessoria Zambiapunga
Nenhum comentário:
Postar um comentário