O evento reúne gestores municipais de toda a Bahia para discutir estratégias de administração e os desafios dos prefeitos eleitos em 2024, com foco no fortalecimento da gestão pública.
Parcerias e investimentos para o futuro
O evento reúne gestores municipais de toda a Bahia para discutir estratégias de administração e os desafios dos prefeitos eleitos em 2024, com foco no fortalecimento da gestão pública.
O prefeito de Valença, Marcos Medrado, comemorou a publicação e celebrou a união dos municípios do Baixo Sul com o Governo do Estado.
A iniciativa de participação gratuita busca estimular a prática desportiva ao ar livre nas praias do litoral baiano e já passou por Alcobaça e Porto Seguro neste ano.
O evento é um investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), junto à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport), com cerca de R$ 5 milhões. A expectativa é de 10 mil participantes e 20 mil pessoas de todas as idades durante as seis etapas que serão realizadas em 2025.
Após o município de Itacaré, o Verão Costa a Costa acontecerá em Camaçari (6 a 9 de fevereiro); Salvador (13 a 16 de fevereiro); e Barra Grande, em Maraú (20 a 23 de fevereiro). O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a realização de mais uma edição em novas localidades: “o Verão Costa a Costa segue sendo uma grande oportunidade de celebrarmos as práticas esportivas do verão baiano na maior costa litorânea em um estado brasileiro. A Bahia respira esportes de verão neste período”.
Esta é a primeira vez que a cidade de Itacaré recebe o projeto Verão Costa a Costa. O coordenador do evento em Itacaré, José de Souza Sandes, expõe tal satisfação: “é o momento do público aproveitar essa abrangente política pública do esporte no estado para aprender, iniciar, praticar e disputar estas modalidades de foram gratuita. Ficamos muito felizes na proporção que aumenta a cada ano e podendo chegar em novos locais como aqui em Itacaré. Tenho certeza que essa cidade belíssima irá entregar uma linda etapa”.
Programação
A etapa da Costa do Cacau contará com as modalidades de baleado, beach soccer, beach tennis, futevôlei, jiu-jitsu, surf e vôlei de praia realizadas na Praia da Coroinha, em Itacaré. Os dois primeiros dias (quinta, 30, e sexta-feira, 31) vão contar com clínicas esportivas, enquanto o sábado (1º) e o domingo (2) recebem as disputas da competição. As inscrições são realizadas através das respectivas federações esportivas.
O evento contará também com muita cultura, atrações musicais – como a banda baiana, Adão Negro, que fará um show gratuito na sexta-feira (31), às 21h –, cinema itinerante e uma Feira Solidária, com produtos de empreendimentos de Economia Solidária da região, com o objetivo de fomentar a economia e a geração de renda das localidades por meio do turismo esportivo.
Modalidades
O baleado, na sua versão na areia, o jiu jitsu, o beach tennis e o beach soccer retomam para mais uma etapa com clínicas e competições. Já o surf faz sua estreia na edição de 2025 em um dos principais polos da modalidade no estado, a cidade de Itacaré. O futevôlei segue o mesmo padrão das clínicas. No entanto, as disputas serão divididas entre o sábado (1º), com as categorias kids e misto; e o domingo (2), com a categoria masculino B.
O vôlei de praia também marca presença na etapa com clínicas para adolescentes, nos naipes masculino e feminino. Eles se reúnem no turno da manhã e da tarde, com um profissional de educação física e um técnico de voleibol, ambos indicados pela Federação Baiana de Voleibol (FBV), para aprender os fundamentos específicos da modalidade. O público médio é de cerca de 100 crianças e adolescentes por etapa.
Nos sábados e domingos, são realizadas as competições, que oportunizam a descoberta de jovens talentos, segundo a FBV. O sábado recebe a fase classificatória, enquanto, no domingo, são realizadas as finais. Ao todo, são oito duplas por naipe, ou seja, 72 atletas jogando e desfrutando do voleibol. Ao final, é realizada a premiação com troféus e medalhas.
“A coisa bacana que está acontecendo, além do fomento do esporte em geral, é oportunizar o aparecimento e o surgimento de jovens talentos. Nós já estamos com alguns nomes relacionados de adolescentes ainda, mas com muito potencial. Isso, eu acredito que aconteceu também nas outras modalidades e é uma oportunidade que o Verão Costa a Costa oferece levando até a comunidade um esporte sério, criativo e com comando das federações, o que dá qualidade técnica ao evento”, comenta Eduardo Souza, presidente da FBV.
Tendo o cidadão como centro dos investimentos do estado, os primeiros programas foram no sentido de resgatar a dignidade do povo da Bahia. Aliado ao presidente Lula, Wagner iniciou uma nova etapa de inclusão socioeconômica para milhões de baianas e baianos.
Foi com essa visão inclusiva que foi criado o Água para Todos, Luz para Todos, TOPA – Todos pela Alfabetização, além da reconstrução da malha viária do estado e transformação impactante na mobilidade urbana de Salvador, especialmente a retomada do projeto metrô, que tinha ficado doze anos parado na mão do carlismo.
Todos esses avanços foram feitos de forma republicana, sem olhar a coloração da bandeira partidária do prefeito eleito em cada município, o que inaugurou na Bahia o modelo de governar para todos.
O governo Wagner conquistou o reconhecimento da sociedade, o que possibilitou a eleição de seu sucessor Rui Costa, em primeiro turno. O governo liderado por Rui foi marcado pelas ampliações dessa nova forma de governar. Comprometido com a transformação da Bahia, Rui Costa retomou projetos e avançou na modernização da infraestrutura, ampliando os serviços de saúde com a criação das policlínicas e a construção de hospitais regionais. Na mobilidade urbana, o estado teve avanços marcantes, a exemplo da ponte de Ilhéus.
Podemos destacar também o enfrentamento e combate ao racismo, os programas para juventude, as políticas inclusivas para a comunidade LGBTQIAPN+, dentre tantas outras. Por isso, a população baiana o apelidou de Rui correria.
As exitosas gestões de Wagner e Rui ganharam o reconhecimento da população com a eleição do governador Jerônimo Rodrigues. Mestre em Engenharia Agrônoma, professor, filho de um vaqueiro, oriundo das camadas menos favorecidas da sociedade, ascendeu à política depois de passagens marcantes no governo de Dilma Rousseff, e como secretário das pastas do Desenvolvimento Agrário e Educação do governo Rui.
Em apenas dois anos de governo já podemos afirmar que as prioridades deste governo estão voltadas não só para o presente, mas fundamentalmente preparando a Bahia para o futuro. Nesse particular podemos destacar uma visão estratégica para o desenvolvimento da sociedade, especialmente com os programas das escolas de tempo integral e Bahia sem Fome, além da continuidade e ampliação dos serviços de saúde do estado. A criação de políticas voltadas para os povos originários é um resgate e uma dívida que a sociedade tem com aqueles e aquelas que sempre habitaram esse solo e que foram expropriados não só da terra, mas fundamentalmente dos direitos e da percepção de pertencimento.
Em relação ao desenvolvimento do estado, o governador Jeronimo teve a capacidade de liderar os aliados, influenciando o governo Lula para trazer a Fábrica de Automóveis elétricos BYD, ocupando a planta que outrora tinha pertencido à Ford. Essa retomada da indústria automobilística para Camaçari tem sido fundamental para a geração de emprego, renda e qualificação de mão de obra especializada para os trabalhadores deste seguimento.
Tema também estratégico para o desenvolvimento do País, a questão energética é peça fundamental para o desenvolvimento da Bahia e da Região Nordeste. Nesse ponto somos uma vanguarda nacional em energias renováveis. Para se ter uma dimensão deste universo, podemos afirmar que, depois dos dezoito anos de governos liderados pelo PT, a Bahia hoje tem uma matriz energética majoritariamente renovável, sendo que destas destacamos: a energia eólica com 73% da produção no estado, seguida pelas fontes de energia hídrica 17%, solar 5%, térmica 5%. E não para por aí, até o final de 2025 o estado deve receber investimentos de mais de R$ 50 bilhões na implantação de 74 usinas. Destas 63 serão eólicas e 11 solar.
Como coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e com assento no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) do governo do presidente Lula, tenho contribuído com o governo e a sociedade para o desenvolvimento de novas fontes de energias renováveis e de combustíveis sustentáveis, através da da implantação das bio-fábricas, usinas de hidrogênio verde, construção de usinas de bio-massa e de uma refinaria verde na Bahia.
Essa visão, liderada pelo governador Jerônimo, vem possibilitando a geração de energia de baixo carbono e ou zero carbono, atraindo mais industrias e fábricas e contribuindo para o desenvolvimento do estado. Tudo isso já vem gerando emprego, renda e mais riqueza para ser destinada à melhoria da qualidade de vida da população.
Por fim, ainda sobre o desenvolvimento da Bahia, por ser integrante da frente da indústria naval nacional, tenho ajudado na articulação junto aos governos para que sejam consolidados os investimentos na retomada da indústria naval na Bahia, com geração de emprego e renda já prevista para o primeiro semestre de 2025 no Estaleiro da Enseada do Paraguassu. Essa retomada será um fator de desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva do município de Maragogipe e de todo o Recôncavo Baiano, após uma luta que para nós sempre será fundamental e estratégica.
Nesse sentido, quero falar para os simpatizantes, filiados e militantes do PT: em 2025, teremos o PED – Processo de Eleição Direta , onde cada filiado e filiada elegerá as direções, nos municípios, nos estados, além da direção nacional.
Trata-se de uma oportunidade de realizar as plenárias de debate e os balanços das politicas defendidas pelo partido, bem como a correção de rumo, ou mesmo a eventual tática política e eleitoral que se faça necessária
Penso que o partido, nacionalmente e na Bahia, precisa estabelecer processos decisórios plenamente participativos, bem como refletir sobre os desafios da sua comunicação com a sociedade, aprofundando o entendimento sobre as novas tecnologias e as novas formas de trabalho. Será necessário também encontrar o caminho de diálogo com um setor que cresce todos os dias, que são os trabalhadores prestadores de serviço nas diversas plataformas (as chamadas uberizações da mão de obra).
Precisamos também entender o fenômeno do crescimento do seguimento evangélico na sociedade, ter com eles um debate laico e sincero acerca de temas que nos parecem comuns, a exemplo da solidariedade, justiça, acolhimento e inclusão dos excluídos. Hoje esse seguimento é representado pela maior parcela de negros e de pessoas residentes nas comunidades. Temos que aprender a dialogar com esse seguimento, entender como fazer a disputa cultural com algumas de suas lideranças, que dizem representá-los, mas que, na realidade, se utilizam da boa-fé destas pessoas para criar verdadeiros impérios particulares.
Em 2024 saímos das eleições com o “copo pela metade” (podia ter sido melhor). Para alguns, foi um fracasso total; para outros, foi uma vitória extraordinária, considerando os oito anos do golpe contra a presidenta Dilma e os quatro anos do governo de extrema direita, que desmontou o estado brasileiro a as políticas públicas construídas nos governos do PT.
O governo Lula está orientado para a retomada da indústria nacional, a transição energética justa, o desenvolvimento de novas tecnologias a partir de minerais raros e o desenvolvimento da indústria de micro chips.
A nação só será plenamente desenvolvida e soberana se avançar seu parque tecnológico. Para essa nova era, o PT precisa promover um pacto entre governo e sociedade que produza as condições para o desenvolvimento da indústria de micro chips, nano tecnologia, biotecnologia e a retomada da indústria de fertilizantes. Acredito que o investimento em ciência e tecnologia deve ser o farol de um governo liderado pelo PT.
A direção precisa estar na base do partido, ouvir seus dirigentes nos municípios, ter canal de diálogo com seus filiados e simpatizantes. O que parece é que estamos atuando de forma analógica em um mundo digital. Aproveitemos a oportunidade do PED para fortalecer o partido, para que continue sendo o elo aglutinador das forças progressistas e democráticas da sociedade, avançando nas políticas de um desenvolvimento inclusivo e fraterno.
O desafio para a próxima direção do PT na Bahia é criar as condições e ter a capacidade de construir com os aliados a reeleição de Jerônimo Rodrigues, com uma chapa forte que possibilite, junto com os aliados, ampliar a votação de Lula na Bahia. Os desafios desta geração são grandiosos, mas eu me pergunto; quando não foram? Quanto de sacrifício e dedicação por justiça, democracia, emprego com dignidade, inclusão social, cultura e lazer a geração que nos antecedeu abdicou, entregando o melhor de si e, em alguns casos, não raros, tendo sido assassinados por defender esse ideal.
A todos que foram esmagados pela tirania e truculência, queremos dizer com plenos pulmões: Ainda Estamos Aqui!!!
Viva a luta dos que querem justiça, democracia e dignidade para o povo brasileiro!!!
*Deyvid Bacelar é coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) do governo Lula.
Deyvid Bacelar*
A maternidade contará com estrutura avançada, como quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, Banco de Leite Humano e unidades de terapia intensiva. O hospital oferecerá serviços de urgência, internação pediátrica e adulta, além de um moderno centro cirúrgico.
“Esse é um projeto que fortalece nossa rede de saúde e atende a uma demanda histórica do Baixo Sul. Vamos oferecer atendimento humanizado e de qualidade para milhares de pessoas, com foco na dignidade e no acolhimento,” afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. Ele destacou que o equipamento representa um avanço significativo para a saúde pública da região, ampliando o acesso e melhorando a qualidade dos serviços prestados.
Para Maria de Lourdes Silva, moradora de Valença, a construção do hospital é um sonho antigo. “Essa maternidade e hospital eram o que toda a região do Baixo Sul sempre sonhou. Muitas vezes tivemos que viajar horas para buscar atendimento. Agora, teremos tudo perto e de qualidade,” disse.
Mais investimentos em saúde
Durante a visita, o governador também entregou mais de R$ 174 mil em equipamentos para as unidades de saúde do município. Entre os itens distribuídos estão carros de curativo, aparelhos eletrocardiográficos, refrigeradores, cadeiras de rodas, oxímetros, mesas ginecológicas e computadores. “Esses equipamentos são essenciais para melhorar o dia a dia das unidades e garantir um atendimento mais eficiente e humanizado para a nossa população,” destacou Roberta Oliveira, enfermeira da rede pública.
Infraestrutura, mobilidade e segurança
Além dos investimentos em saúde, o governador anunciou importantes melhorias em infraestrutura e mobilidade na região. Entre as ações estão a implantação de um sistema de abastecimento de água nas localidades de Pedra Lisa e Água Branca, beneficiando 709 habitantes com recursos de mais de R$ 1 milhão; a inauguração da sede da 5ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior (Coorpin), com um investimento de mais de R$ 3,5 milhões.
Além disso, foi entregue uma unidade de beneficiamento de derivados de mandioca, a pavimentação asfáltica da estrada que conecta Paraná, no distrito de Orobó, atendendo 125 mil pessoas com investimento de R$ 32 milhões; e assinada a ordem de serviço para pavimentar o trecho entre Serra Grande e o entroncamento da BR-101, com aporte de R$ 6 milhões.
Educação e transporte
No setor educacional, foi entregue um ônibus escolar rural para facilitar o transporte de estudantes. “Garantir educação de qualidade vai além de boas escolas. É preciso que os alunos cheguem com segurança e conforto,” destacou Jerônimo Rodrigues, reforçando o compromisso com o bem-estar da comunidade estudantil. ASCOM GOVBA
O acidente com a aeronave aconteceu em uma área conhecida como Caminho no Mar. O monomotor ficou destruído com a queda.
De acordo com testemunhas, o avião estava voando muito baixo e apresentava um barulho "estranho" antes de cair.