quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

Prefeita Jacqueline Soares participa de encontro da UPB em busca de avanços para Nilo Peçanha

 

A prefeita de Nilo Peçanha, Jacqueline Soares, acompanhada pelo vice-prefeito Tito, secretários municipais e vereadores, participou nesta quarta-feira (29) do encontro promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), realizado no Centro de Convenções de Salvador.

O evento reúne gestores municipais de toda a Bahia para discutir estratégias de administração e os desafios dos prefeitos eleitos em 2024, com foco no fortalecimento da gestão pública.

Ao longo do primeiro dia de encontro, foram abordados temas fundamentais como a renegociação de dívidas com os governos estadual e federal, investimentos em infraestrutura, saúde, educação e limpeza pública, além da troca de experiências para uma administração mais eficiente e sustentável.

Compromisso com o desenvolvimento de Nilo Peçanha

Durante o evento, a prefeita Jacqueline reforçou sua dedicação em garantir avanços para o município. "É um orgulho representar o povo de Nilo Peçanha neste espaço de aprendizado e troca de experiências. Estamos aqui debatendo soluções para fortalecer nossa gestão, sempre com foco no desenvolvimento sustentável e na inclusão social", afirmou.
Ela também destacou a importância da participação ativa da gestão municipal em momentos como esse. "A nossa presença aqui reafirma nosso compromisso com o bem-estar da população. Com trabalho, dedicação e união, vamos construir um futuro com mais oportunidades e qualidade de vida para todos os nilopeçanhenses", completou Jacqueline.

Parcerias e investimentos para o futuro
O evento conta com estandes técnicos de diversos órgãos do governo federal e estadual, onde os gestores podem esclarecer dúvidas e buscar soluções para repasses financeiros e projetos que impactam diretamente a população. A delegação de Nilo Peçanha aproveitou a oportunidade para tratar de demandas prioritárias para o município, garantindo que o governo do Estado e a União sejam parceiros na busca por recursos e melhorias.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, enfatizou a importância da integração entre os diferentes níveis de governo para garantir o avanço dos municípios. “A educação fundamental, a atenção básica na saúde e a infraestrutura são essenciais para o desenvolvimento das cidades, e só conseguimos avançar com parcerias entre União, Estado e municípios”, destacou.
Trabalho, dedicação e união por Nilo Peçanha
A participação ativa da Prefeitura de Nilo Peçanha neste encontro reforça o compromisso da gestão municipal em buscar soluções concretas para os desafios do município. Com planejamento, investimentos e parcerias estratégicas, a administração da prefeita Jacqueline Soares e do vice-prefeito Tito segue firme no propósito de garantir melhorias para a população e um futuro promissor para Nilo Peçanha.
Ascom PMNPeçanha
Fotos: Sammantha Maria

Publicado aviso de licitação do Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê, em Valença

 

O prefeito de Valença, Marcos Medrado, comemorou a publicação e celebrou a união dos municípios do Baixo Sul com o Governo do Estado.

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) publicou no Diário Oficial da Bahia desta quinta-feira (30) o aviso de licitação para a contratação de empresa de engenharia responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos e execução da obra de construção do Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê, no município de Valença.

O edital marca o início do processo de licitação para a obra, que contará com um investimento previsto de R$ 181 milhões e um prazo estimado de 20 meses para conclusão. A construção foi autorizada pelo governador Jerônimo Rodrigues na última sexta-feira (24), durante visita oficial ao município.

O prefeito Marcos Medrado comemorou a publicação e reafirmou que Valença vive um novo momento em seu desenvolvimento, numa parceria nunca antes vista com o governo do estado, trazendo progresso não só para Valença, mas para todos os municípios do Baixo Sul. "É um momento de celebração a publicação da licitação do Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê, que será construído aqui em nosso município, tornando-se um polo de saúde regional.
Em nome do povo valenciano, agradeço ao governador Jerônimo pelo empenho e pela parceria com os municípios do Baixo Sul. Agradeço também e parabenizo todos os meus colegas prefeitos que se uniram em prol desta grande unidade hospitalar que vai beneficiar o nosso povo", comemorou Medrado.
O Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê contará com 255 leitos, incluindo 45 de UTI adulto e neonatal, quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, Banco de Leite Humano e unidades de terapia intensiva. Além disso, a unidade oferecerá serviços de urgência, internação pediátrica e adulta, e um moderno centro cirúrgico, consolidando um importante avanço para a saúde pública da região.
Sugestão de pauta
SECOM PMV

Itacaré sedia terceira etapa do Verão Costa a Costa 2025 nesta semana

 

A terceira edição do evento Verão Costa a Costa desembarca em Itacaré, na Costa do Cacau, nesta quinta-feira (30), para levar as principais modalidades da estação para uma das cidades mais paradisíacas do estado. 

A iniciativa de participação gratuita busca estimular a prática desportiva ao ar livre nas praias do litoral baiano e já passou por Alcobaça e Porto Seguro neste ano.

O evento é um investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), junto à Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a União das Federações de Esporte Amador da Bahia (Unisport), com cerca de R$ 5 milhões. A expectativa é de 10 mil participantes e 20 mil pessoas de todas as idades durante as seis etapas que serão realizadas em 2025.

Após o município de Itacaré, o Verão Costa a Costa acontecerá em Camaçari (6 a 9 de fevereiro); Salvador (13 a 16 de fevereiro); e Barra Grande, em Maraú (20 a 23 de fevereiro). O diretor-geral da Sudesb, Vicente Neto, comemora a realização de mais uma edição em novas localidades: “o Verão Costa a Costa segue sendo uma grande oportunidade de celebrarmos as práticas esportivas do verão baiano na maior costa litorânea em um estado brasileiro. A Bahia respira esportes de verão neste período”.

Esta é a primeira vez que a cidade de Itacaré recebe o projeto Verão Costa a Costa. O coordenador do evento em Itacaré, José de Souza Sandes, expõe tal satisfação: “é o momento do público aproveitar essa abrangente política pública do esporte no estado para aprender, iniciar, praticar e disputar estas modalidades de foram gratuita. Ficamos muito felizes na proporção que aumenta a cada ano e podendo chegar em novos locais como aqui em Itacaré. Tenho certeza que essa cidade belíssima irá entregar uma linda etapa”.

Programação

A etapa da Costa do Cacau contará com as modalidades de baleado, beach soccer, beach tennis, futevôlei, jiu-jitsu, surf e vôlei de praia realizadas na Praia da Coroinha, em Itacaré. Os dois primeiros dias (quinta, 30, e sexta-feira, 31) vão contar com clínicas esportivas, enquanto o sábado (1º) e o domingo (2) recebem as disputas da competição. As inscrições são realizadas através das respectivas federações esportivas.

O evento contará também com muita cultura, atrações musicais – como a banda baiana, Adão Negro, que fará um show gratuito na sexta-feira (31), às 21h –, cinema itinerante e uma Feira Solidária, com produtos de empreendimentos de Economia Solidária da região, com o objetivo de fomentar a economia e a geração de renda das localidades por meio do turismo esportivo.

Modalidades

O baleado, na sua versão na areia, o jiu jitsu, o beach tennis e o beach soccer retomam para mais uma etapa com clínicas e competições. Já o surf faz sua estreia na edição de 2025 em um dos principais polos da modalidade no estado, a cidade de Itacaré. O futevôlei segue o mesmo padrão das clínicas. No entanto, as disputas serão divididas entre o sábado (1º), com as categorias kids e misto; e o domingo (2), com a categoria masculino B.

O vôlei de praia também marca presença na etapa com clínicas para adolescentes, nos naipes masculino e feminino. Eles se reúnem no turno da manhã e da tarde, com um profissional de educação física e um técnico de voleibol, ambos indicados pela Federação Baiana de Voleibol (FBV), para aprender os fundamentos específicos da modalidade. O público médio é de cerca de 100 crianças e adolescentes por etapa.

Nos sábados e domingos, são realizadas as competições, que oportunizam a descoberta de jovens talentos, segundo a FBV. O sábado recebe a fase classificatória, enquanto, no domingo, são realizadas as finais. Ao todo, são oito duplas por naipe, ou seja, 72 atletas jogando e desfrutando do voleibol. Ao final, é realizada a premiação com troféus e medalhas.

“A coisa bacana que está acontecendo, além do fomento do esporte em geral, é oportunizar o aparecimento e o surgimento de jovens talentos. Nós já estamos com alguns nomes relacionados de adolescentes ainda, mas com muito potencial. Isso, eu acredito que aconteceu também nas outras modalidades e é uma oportunidade que o Verão Costa a Costa oferece levando até a comunidade um esporte sério, criativo e com comando das federações, o que dá qualidade técnica ao evento”, comenta Eduardo Souza, presidente da FBV.

terça-feira, 28 de janeiro de 2025

Prefeitura de Valença faz visita técnica a cachoeira Água Branca e outras potencialidades turísticas

 

A Prefeitura de Valença está trabalhando para impulsionar o turismo local. Na manhã do último domingo (26), o Secretário de Turismo Vidalto Oiticica esteve em visita técnica à cachoeira Água Branca com o intuito de identificar suas potencialidades e fragilidades, bem como, as intervenções necessárias para receber visitantes.

A cachoeira Água Branca está localizada no distrito de Jiquiriçá, em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural - RPPN, a cerca de 10km do Centro de Valença.

Essa ação dá início a uma série de atividades que têm o objetivo de valorizar e alavancar o turismo local, apontando para o uso sustentável e benéfico dos recursos naturais, além de melhorar a qualidade de vida da comunidade.

SUGESTÃO DE PAUTA
SECOM PMV

COLETIVA DE IMPRENSA DO ROD EM VALENÇA FOI UM SUCESSO

 
Na última segunda-feira (27), Valença foi cenário de um marco importante para a mobilidade da região com o lançamento do ROD, o maior aplicativo de transporte de passageiros do Baixo Sul da Bahia. 
A coletiva de imprensa reuniu autoridades, empresários, motoristas e membros da comunidade na Casa do Empresário, em um momento de diálogo e celebração.
A equipe do ROD agradece profundamente a todos os presentes que contribuíram para o sucesso do evento. Foi uma oportunidade única de apresentar nosso compromisso com a inovação, segurança e o desenvolvimento regional.
Nosso objetivo é transformar a mobilidade urbana e gerar oportunidades para a população, conectando pessoas de maneira eficiente e acessível. 
A receptividade calorosa reforça nossa convicção de que o ROD será uma ferramenta essencial para a integração e crescimento do Baixo Sul.
A todos os envolvidos, nosso muito obrigado! Vamos juntos construir um futuro mais conectado e dinâmico para a nossa região.

domingo, 26 de janeiro de 2025

PMBA intensifica ações de patrulhamento naútico na Baía de Todos-os-Santos

 
Policiais militares do pelotão náutico da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) vem intensificando as ações de patrulhamento na Baía de Todos os Santos.
Em atenção à alta estação, as equipes da unidade também garantem a segurança das embarcações e  promovem a conscientização ambiental  e o respeito ao ambiente marinho.
As ações são realizadas com motos aquáticas e uma embarcação de apoio, na promoção da preservação do meio-ambiente e na segurança de baianos e turistas que visitam as belezas naturais da Bahia nesta época do ano.
Fonte: PMBA – DCS

O futuro do PT na Bahia começa agora, por Deyvid Bacelar*

 

A liderança do ex-governador Jaques Wagner, em 2006, quando comandou a aliança progressista e de esquerda que interrompeu quase trinta anos de tirania do carlismo na Bahia, possibilitou à sociedade respirar novos ares, inaugurando um novo modelo de governo, no qual a democracia e o diálogo com a população permitiram a participação da sociedade civil nas principais decisões de governo.

Tendo o cidadão como centro dos investimentos do estado, os primeiros programas foram no sentido de resgatar a dignidade do povo da Bahia. Aliado ao presidente Lula, Wagner iniciou uma nova etapa de inclusão socioeconômica para milhões de baianas e baianos.

Foi com essa visão inclusiva que foi criado o Água para Todos, Luz para Todos, TOPA – Todos pela Alfabetização, além da reconstrução da malha viária do estado e transformação impactante na mobilidade urbana de Salvador, especialmente a retomada do projeto metrô, que tinha ficado doze anos parado na mão do carlismo.

Todos esses avanços foram feitos de forma republicana, sem olhar a coloração da bandeira partidária do prefeito eleito em cada município, o que inaugurou na Bahia o modelo de governar para todos.

O governo Wagner conquistou o reconhecimento da sociedade, o que possibilitou a eleição de seu sucessor Rui Costa, em primeiro turno. O governo liderado por Rui foi marcado pelas ampliações dessa nova forma de governar. Comprometido com a transformação da Bahia, Rui Costa retomou projetos e avançou na modernização da infraestrutura, ampliando os serviços de saúde com a criação das policlínicas e a construção de hospitais regionais. Na mobilidade urbana, o estado teve avanços marcantes, a exemplo da ponte de Ilhéus.

Podemos destacar também o enfrentamento e combate ao racismo, os programas para juventude, as políticas inclusivas para a comunidade LGBTQIAPN+, dentre tantas outras. Por isso, a população baiana o apelidou de Rui correria.

As exitosas gestões de Wagner e Rui ganharam o reconhecimento da população com a eleição do governador Jerônimo Rodrigues. Mestre em Engenharia Agrônoma, professor, filho de um vaqueiro, oriundo das camadas menos favorecidas da sociedade, ascendeu à política depois de passagens marcantes no governo de Dilma Rousseff, e como secretário das pastas do Desenvolvimento Agrário e Educação do governo Rui.

Em apenas dois anos de governo já podemos afirmar que as prioridades deste governo estão voltadas não só para o presente, mas fundamentalmente preparando a Bahia para o futuro. Nesse particular podemos destacar uma visão estratégica para o desenvolvimento da sociedade, especialmente com os programas das escolas de tempo integral e Bahia sem Fome, além da continuidade e ampliação dos serviços de saúde do estado. A criação de políticas voltadas para os povos originários é um resgate e uma dívida que a sociedade tem com aqueles e aquelas que sempre habitaram esse solo e que foram expropriados não só da terra, mas fundamentalmente dos direitos e da percepção de pertencimento.

Em relação ao desenvolvimento do estado, o governador Jeronimo teve a capacidade de liderar os aliados, influenciando o governo Lula para trazer a Fábrica de Automóveis elétricos BYD, ocupando a planta que outrora tinha pertencido à Ford. Essa retomada da indústria automobilística para Camaçari tem sido fundamental para a geração de emprego, renda e qualificação de mão de obra especializada para os trabalhadores deste seguimento.

Tema também estratégico para o desenvolvimento do País, a questão energética é peça fundamental para o desenvolvimento da Bahia e da Região Nordeste. Nesse ponto somos uma vanguarda nacional em energias renováveis. Para se ter uma dimensão deste universo, podemos afirmar que, depois dos dezoito anos de governos liderados pelo PT, a Bahia hoje tem uma matriz energética majoritariamente renovável, sendo que destas destacamos: a energia eólica com 73% da produção no estado, seguida pelas fontes de energia hídrica 17%, solar 5%, térmica 5%. E não para por aí, até o final de 2025 o estado deve receber investimentos de mais de R$ 50 bilhões na implantação de 74 usinas. Destas 63 serão eólicas e 11 solar.

Como coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e com assento no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) do governo do presidente Lula, tenho contribuído com o governo e a sociedade para o desenvolvimento de novas fontes de energias renováveis e de combustíveis sustentáveis, através da da implantação das bio-fábricas, usinas de hidrogênio verde, construção de usinas de bio-massa e de uma refinaria verde na Bahia.

Essa visão, liderada pelo governador Jerônimo, vem possibilitando a geração de energia de baixo carbono e ou zero carbono, atraindo mais industrias e fábricas e contribuindo para o desenvolvimento do estado. Tudo isso já vem gerando emprego, renda e mais riqueza para ser destinada à melhoria da qualidade de vida da população.

Por fim, ainda sobre o desenvolvimento da Bahia, por ser integrante da frente da indústria naval nacional, tenho ajudado na articulação junto aos governos para que sejam consolidados os investimentos na retomada da indústria naval na Bahia, com geração de emprego e renda já prevista para o primeiro semestre de 2025 no Estaleiro da Enseada do Paraguassu. Essa retomada será um fator de desenvolvimento de toda uma cadeia produtiva do município de Maragogipe e de todo o Recôncavo Baiano, após uma luta que para nós sempre será fundamental e estratégica.

Vale ressaltar que, nos últimos anos, travamos diversos combates para que os investimentos da Petrobrás retornassem à Bahia, estado onde começou a história do petróleo no Brasil. A chegada de novas sondas de perfuração e produção à Bahia agora em 2025 consolida essa retomada e provam mais uma vez que a nossa luta não tem sido em vão. Também estamos prestes a comemorar a reestatização da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), assim como das Fábricas de Fertlizantes (Fafens), de Camaçari e de Laranjeiras (SE), que também voltarão a ser geridas pela Petrobrás.
Para continuar nessa trajetória de desenvolvimento econômico e inclusão social, nacionalmente sob a liderança do presidente Luiz Inácio LULA da Silva, que é o nosso maestro, temos na Bahia a sorte de contar com o governador Jerônimo, além do senador Jaques Wagner e do ex-governador e atual ministro da Casa Civil Rui Costa, três grandes lideranças do Partido dos Trabalhadores. Com eles poderemos avançar cada vez mais.

Nesse sentido, quero falar para os simpatizantes, filiados e militantes do PT: em 2025, teremos o PED – Processo de Eleição Direta , onde cada filiado e filiada elegerá as direções, nos municípios, nos estados, além da direção nacional.

Trata-se de uma oportunidade de realizar as plenárias de debate e os balanços das politicas defendidas pelo partido, bem como a correção de rumo, ou mesmo a eventual tática política e eleitoral que se faça necessária

Penso que o partido, nacionalmente e na Bahia, precisa estabelecer processos decisórios plenamente participativos, bem como refletir sobre os desafios da sua comunicação com a sociedade, aprofundando o entendimento sobre as novas tecnologias e as novas formas de trabalho. Será necessário também encontrar o caminho de diálogo com um setor que cresce todos os dias, que são os trabalhadores prestadores de serviço nas diversas plataformas (as chamadas uberizações da mão de obra).

Precisamos também entender o fenômeno do crescimento do seguimento evangélico na sociedade, ter com eles um debate laico e sincero acerca de temas que nos parecem comuns, a exemplo da solidariedade, justiça, acolhimento e inclusão dos excluídos. Hoje esse seguimento é representado pela maior parcela de negros e de pessoas residentes nas comunidades. Temos que aprender a dialogar com esse seguimento, entender como fazer a disputa cultural com algumas de suas lideranças, que dizem representá-los, mas que, na realidade, se utilizam da boa-fé destas pessoas para criar verdadeiros impérios particulares.

Em 2024 saímos das eleições com o “copo pela metade” (podia ter sido melhor). Para alguns, foi um fracasso total; para outros, foi uma vitória extraordinária, considerando os oito anos do golpe contra a presidenta Dilma e os quatro anos do governo de extrema direita, que desmontou o estado brasileiro a as políticas públicas construídas nos governos do PT.

O governo Lula está orientado para a retomada da indústria nacional, a transição energética justa, o desenvolvimento de novas tecnologias a partir de minerais raros e o desenvolvimento da indústria de micro chips.

A nação só será plenamente desenvolvida e soberana se avançar seu parque tecnológico. Para essa nova era, o PT precisa promover um pacto entre governo e sociedade que produza as condições para o desenvolvimento da indústria de micro chips, nano tecnologia, biotecnologia e a retomada da indústria de fertilizantes. Acredito que o investimento em ciência e tecnologia deve ser o farol de um governo liderado pelo PT.

Penso também que precisamos avançar para um debate qualificado, que tenha uma direção capaz de ajudar na construção das relações com os partidos, com as lideranças e com a sociedade civil organizada, para pavimentar a reeleição do presidente Lula, a reeleição de Jerônimo na Bahia e a reeleição e ou sucessão dos governadores e governadoras nos estados comandados pelo PT.
Esse é o momento de desburocratizar as direções do PT, onde tenha direção burocratizada. O que eu quero dizer com isso é que nossos dirigentes precisam ter vida real junto à sociedade e perto de sua comunidade.

A direção precisa estar na base do partido, ouvir seus dirigentes nos municípios, ter canal de diálogo com seus filiados e simpatizantes. O que parece é que estamos atuando de forma analógica em um mundo digital. Aproveitemos a oportunidade do PED para fortalecer o partido, para que continue sendo o elo aglutinador das forças progressistas e democráticas da sociedade, avançando nas políticas de um desenvolvimento inclusivo e fraterno.

O desafio para a próxima direção do PT na Bahia é criar as condições e ter a capacidade de construir com os aliados a reeleição de Jerônimo Rodrigues, com uma chapa forte que possibilite, junto com os aliados, ampliar a votação de Lula na Bahia. Os desafios desta geração são grandiosos, mas eu me pergunto; quando não foram? Quanto de sacrifício e dedicação por justiça, democracia, emprego com dignidade, inclusão social, cultura e lazer a geração que nos antecedeu abdicou, entregando o melhor de si e, em alguns casos, não raros, tendo sido assassinados por defender esse ideal.

A todos que foram esmagados pela tirania e truculência, queremos dizer com plenos pulmões: Ainda Estamos Aqui!!!

Viva a luta dos que querem justiça, democracia e dignidade para o povo brasileiro!!!

*Deyvid Bacelar é coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável (CDESS) do governo Lula.

Deyvid Bacelar*

sábado, 25 de janeiro de 2025

Poste que caiu após incêndio em Morro de São Paulo ainda não foi removido do local, afirmam moradores

 
O poste que caiu após um incêndio na Rua da Prainha, na Primeira Praia de Morro de São Paulo, destino turístico da cidade de Cairu, no baixo sul da Bahia, ainda não foi removido do local. 
O equipamento pegou fogo por volta das 19h da última quinta-feira (23), após uma explosão.  
A situação deixou vários estabelecimentos da região sem energia elétrica. De acordo com uma testemunha, as chamas foram debeladas por moradores da localidade. Ninguém ficou ferido. 

O Site BNews entrou em contato com a Neoenergia Coelba para buscar mais informações sobre o caso e aguarda um posicionamento. O espaço segue aberto, e a matéria será atualizava caso haja uma resposta. 

Três pessoas são resgatadas por tripulantes de ferry-boat após lancha naufragar em Itaparica

 
Um homem e duas mulheres foram resgatados por tripulantes do ferry-boat Ivete Sangalo, na noite de quinta-feira (23), após a lancha que estavam naufragar próximo do Terminal de Bom Despacho, na Ilha de Itaparica.
O caso aconteceu por volta das 19h e as três pessoas (um tripulante e duas passageiras) foram levadas, em segurança e com boas condições de saúde, para o Terminal de São Joaquim, em Salvador. Eles estavam em uma lancha propícia para esporte e recreação.
A Marinha informou que, após tomar conhecimento do fato, uma equipe de busca e salvamento foi deslocada para o local para começar as buscas. No mesmo momento, a Central de Operações do Sistema Ferry-boat foi acionado para ajudar na operação.
Tanto o tripulante quanto as passageiras usavam coletes salva-vidas no momento do naufrágio. O trio chegou a pular no mar, onde aguardou a chegada do resgate, que durou cerca de 20 minutos.
G1BA

Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê serão construídos em Valença com 255 leitos e investimento de mais de R$ 181 milhões

 

O governador Jerônimo Rodrigues autorizou, nesta sexta-feira (24), em Valença, a licitação para a construção do Hospital e Maternidade Regional Costa do Dendê, um marco para a saúde pública da região. Com investimento superior a R$ 181 milhões, o equipamento terá 255 leitos, incluindo 45 de UTI adulto e neonatal, e será referência no atendimento à população local.

A maternidade contará com estrutura avançada, como quartos PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto), Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, Banco de Leite Humano e unidades de terapia intensiva. O hospital oferecerá serviços de urgência, internação pediátrica e adulta, além de um moderno centro cirúrgico.

“Esse é um projeto que fortalece nossa rede de saúde e atende a uma demanda histórica do Baixo Sul. Vamos oferecer atendimento humanizado e de qualidade para milhares de pessoas, com foco na dignidade e no acolhimento,” afirmou o governador Jerônimo Rodrigues. Ele destacou que o equipamento representa um avanço significativo para a saúde pública da região, ampliando o acesso e melhorando a qualidade dos serviços prestados.

Para Maria de Lourdes Silva, moradora de Valença, a construção do hospital é um sonho antigo. “Essa maternidade e hospital eram o que toda a região do Baixo Sul sempre sonhou. Muitas vezes tivemos que viajar horas para buscar atendimento. Agora, teremos tudo perto e de qualidade,” disse.

Mais investimentos em saúde

Durante a visita, o governador também entregou mais de R$ 174 mil em equipamentos para as unidades de saúde do município. Entre os itens distribuídos estão carros de curativo, aparelhos eletrocardiográficos, refrigeradores, cadeiras de rodas, oxímetros, mesas ginecológicas e computadores. “Esses equipamentos são essenciais para melhorar o dia a dia das unidades e garantir um atendimento mais eficiente e humanizado para a nossa população,” destacou Roberta Oliveira, enfermeira da rede pública.

Infraestrutura, mobilidade e segurança

Além dos investimentos em saúde, o governador anunciou importantes melhorias em infraestrutura e mobilidade na região. Entre as ações estão a implantação de um sistema de abastecimento de água nas localidades de Pedra Lisa e Água Branca, beneficiando 709 habitantes com recursos de mais de R$ 1 milhão; a inauguração da sede da 5ª Coordenadoria Regional de Policia do Interior (Coorpin), com um investimento de mais de R$ 3,5 milhões.

Além disso, foi entregue uma unidade de beneficiamento de derivados de mandioca, a pavimentação asfáltica da estrada que conecta Paraná, no distrito de Orobó, atendendo 125 mil pessoas com investimento de R$ 32 milhões; e assinada a ordem de serviço para pavimentar o trecho entre Serra Grande e o entroncamento da BR-101, com aporte de R$ 6 milhões.

Educação e transporte

No setor educacional, foi entregue um ônibus escolar rural para facilitar o transporte de estudantes. “Garantir educação de qualidade vai além de boas escolas. É preciso que os alunos cheguem com segurança e conforto,” destacou Jerônimo Rodrigues, reforçando o compromisso com o bem-estar da comunidade estudantil. ASCOM GOVBA

quarta-feira, 22 de janeiro de 2025

Governador Jerônimo Rodrigues estará em Valença nesta sexta-feira para assinatura da Ordem de Serviço do Hospital Regional do Baixo Sul

 
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, visitará Valença nesta sexta-feira (24) para oficializar a assinatura da Ordem de Serviço que dará início às obras do Hospital Regional do Baixo Sul. 
A unidade, que contará com uma maternidade moderna e equipada, promete transformar a saúde pública na região, atendendo a população de Valença e municípios vizinhos com serviços de alta complexidade.

Embora o local e o horário do evento ainda estejam em definição, a visita do governador já mobiliza lideranças políticas, representantes da saúde e moradores que aguardam há anos por melhorias no sistema de saúde local.

O novo hospital é um marco para o Baixo Sul, pois trará uma estrutura completa, incluindo maternidade, atendimento de urgência e emergência, exames especializados e internações. A construção busca suprir a carência de unidades de saúde regionais, garantindo um atendimento humanizado e diminuindo a necessidade de deslocamento para grandes centros, como Salvador, Ilhéus e Itabuna.

A maternidade, que será um dos destaques da unidade, visa oferecer um ambiente seguro e acolhedor para as gestantes, com atendimento de qualidade e suporte técnico especializado.
Durante o evento, o governador Jerônimo Rodrigues deverá detalhar o cronograma da obra e apresentar os recursos que serão investidos no projeto. 
A iniciativa faz parte do compromisso do Governo do Estado em descentralizar serviços essenciais e levar desenvolvimento para o interior da Bahia.

Daniel Almeida alerta para aumento de ocorrências de intolerância religiosa no país

 
O Brasil celebra nesta terça-feira (21), o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, data instituída para reforçar a luta contra a discriminação religiosa e promover o respeito à diversidade de crenças. 
No entanto, o deputado federal Daniel Almeida (PCdoB), autor da Lei nº 11.635/2007, que criou a data, alerta que não há muito o que comemorar. 
Para ele, o número de ocorrências de intolerância religiosa tem aumentado no país, o que é motivo de grande preocupação.
“O número de ocorrências vem crescendo. Isso é motivo de preocupação para que não se consolide na sociedade a ideia de impunidade e que a legislação seja mais severa com agressores. O Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é um chamado para que a sociedade se engaje na construção de uma convivência pacífica, onde a fé e as crenças de cada um sejam respeitadas”, afirmou Daniel.
O parlamentar argumentou que a legislação que institui a data é um marco importante na defesa dos direitos humanos e no combate à intolerância religiosa no Brasil. “Nossa luta é por um país onde a liberdade religiosa seja plena, e todos os cidadãos possam professar sua fé sem medo ou repressão. A diversidade religiosa é uma riqueza do povo brasileiro e precisa ser protegida”, enfatizou.
Casos de intolerância religiosa têm sido registrados com frequência em várias regiões do país, especialmente na Bahia. No primeiro semestre de 2024, o Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela (CRNM) registrou 70 denúncias no estado. Destas, 46 eram relacionadas a racismo, 18 a intolerância religiosa e 6 casos correlatos.
Entre os incidentes mais preocupantes estão as invasões a terreiros de candomblé e atos de vandalismo contra espaços religiosos em Salvador e região metropolitana. Em um dos episódios mais recentes, um terreiro de candomblé foi apedrejado durante uma cerimônia religiosa, evidenciando a urgência de ações mais efetivas no combate a esse tipo de violência.
A intolerância religiosa pode ser denunciada de forma anônima pelo Disque 100, serviço da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, disponível 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados. Denúncias também podem ser feitas diretamente à Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e de Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia (Sepromi) pelo e-mail ouvidoria@sepromi.ba.gov.br.

Festejos ao Padroeiro Senhor do Bonfim se encerraram com saída do bloco Amigos do Jegue, som chicleteiro no palco e muito arrocha

 
A segunda-feira (20) em Nilo Peçanha foi festiva e cheia de energia, como se fosse um feriado prolongado. O último dia das celebrações em honra ao padroeiro Senhor do Bonfim contou com uma programação que resgatou e manteve viva uma das mais tradicionais festas do município. 
Os festejos começaram cedo com a saída do tradicional "Bloco Amigos do Jegue", que percorreu as principais ruas da cidade e seguiu até a praça da festa, onde a banda Karamba na Kara já aguardava para entregar um show vibrante de axé. Para encerrar as comemorações, o cantor local Dan Love tomou o palco e trouxe muito arrocha para o público, fechando com chave de ouro.
A prefeita Jacqueline Soares esteve presente durante toda a celebração, participando ativamente da saída do bloco "Amigos do Jegue". Ela destacou a importância de resgatar e preservar as tradições populares da cidade. "Estamos muito felizes porque estamos resgatando as tradições e vamos mantê-las. Essa família do jegue tem mais de 60 anos e a gente não pode deixar essa tradição acabar. Estamos trabalhando pelo povo e pela nossa cultura", afirmou a prefeita.
O vice-prefeito Tito também ressaltou a importância de manter essas manifestações culturais vivas. "Aqui em Nilo Peçanha, a gente trabalha em todas as áreas e mantém como prioridade o resgate e a manutenção das nossas tradições populares. É uma grande felicidade fazer parte desse processo", declarou Tito.
Léo de Neco, ex-prefeito de Gandu e ex-presidente do CIAPRA, também prestigiou a festa. Ele participou da missa festiva no domingo (19) e da saída do bloco "Amigos do Jegue" nesta segunda-feira. Léo expressou sua gratidão e entusiasmo: "Três dias de festa aqui em Nilo Peçanha. Estou muito feliz em estar aqui, colaborando e participando dessa linda celebração. Parabenizo Tito, nosso vice-prefeito, e nossa prefeitona Jacqueline, que está fazendo um grande trabalho para manter essas tradições vivas. 
Aqui em Nilo Peçanha, ninguém larga a mão de ninguém", afirmou Léo, já sinalizando sua possível candidatura a deputado estadual.
O último dia de festejos ao Senhor do Bonfim em Nilo Peçanha foi um verdadeiro sucesso, celebrando a cultura e as tradições que fazem do município um lugar único e cheio de história.

Motociclistas fazem manobras arriscadas sem uso do capacete na cidade de Pres. Tancredo Neves

 
Pilotar motocicleta sem capacete, empinar de uma roda (dar o grau) entre outras manobras arriscadas com veículos automotores pode custar caro ao motociclista.
Um preço tão alto que ele pode ficar impossibilitado de pagar esse preço, como por exemplo, quando esse preço é a própria vida.
Em viagem nesse último domingo 19/01/25, o repórter da rádio Prazeres Fm  e do blog Cidade das Palmeiras News Djalma Almeida, presenciou diversos jovens da cidade de Presidente Tancredo Neves cometendo infrações de trânsito em toda a cidade.
Presidente Tancredo Neves é um município do interior do estado da Bahia, tem uma  população  de 27.726 habitantes segundo o censo 2022. A cidade está localizada no baixo Sul baiano, às margens da BR-101, e a 240 km de Salvador.
Lá impera a lei da falta de fiscalização dos órgãos responsáveis por regulamentar a ordem do trânsito, onde jovens adolescentes e adultos pilotam sem o uso do capacete, e a maioria sem habilitação.
Na cidade de Presidente Tancredo Neves é visível a presença de pessoas pilotando em plena BR 101 em alta velocidade, e em meio a caminhões e outros veículos de menor porte sem o uso de capacete, que é um equipamento necessário para a segurança do motociclista.
Presenciamos também jovens, alguns menores de idade empinando de uma roda, fazendo o chamado “Grau” dentro da cidade de Presidente Tancredo Neves.
Durante nossa visita a cidade, não vimos nenhuma viatura da polícia, e isso é o suficiente para que os infratores façam da cidade uma pista de corrida e competições, sem serem incomodados, um convite para a morte ou um leito de hospital.
A ausência da polícia para combate a essas ações é visível, isso pode acabar de forma trágica se providências não forem tomadas, com mortes, e sequelados, sobrecarregando leitos de hospitais e um alto custo para o SUS, quando essas pessoas sobrevivem após um grave acidente.
Conduzir motocicleta, motoneta e ciclomotor sem usar capacete de segurança ou vestuário de acordo com as normas e as especificações aprovadas pelo Contran, configura Infração gravíssima.
A penalidade e multa e suspensão do direito de dirigir.
Fonte: cidadedaspalmeirasnews.com.br

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Veículo clonado é apreendido pela PM em Camamu

 
Policiais militares da Cipe Central apreenderam um carro clonado em Camamu na noite de domingo (19).
Os militares foram informados sobre a presença de uma caminhonete, com três indivíduos armados na região. 
De imediato, os policiais deslocaram até o local, quando encontraram o veículo mencionado com um suspeito. 
Feito o procedimento de abordagem e consulta veicular, sendo constatado que a placa do veículo pertencia a outro carro.
O condutor e a caminhonete foram encaminhados à delegacia territorial da cidade, para registro da ocorrência. Fonte: informebaiano

Setur oferece capacitação turística e divulga destinos baianos durante agenda em Madri

 
A partir desta segunda-feira (20), a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) cumpre agenda oficial de uma semana em Madri, capital da Espanha. O órgão realiza capacitação sobre destinos baianos, voltada para operadores e agentes de viagens espanhóis, expõe na Feira Internacional de Turismo (Fitur) e promove rodadas de negócios com redes hoteleiras e companhias aéreas da Europa. 
A pasta ainda participa de um encontro na Embaixada do Brasil sobre investimentos em infraestrutura turística no território brasileiro.
Na Fitur, um dos maiores eventos de turismo do mundo, que acontece de quarta-feira (22) a domingo (26), no espaço Ifema, a Setur-BA irá divulgar experiências únicas oferecidas nas 13 zonas turísticas da Bahia, com a distribuição de produtos típicos e a participação da tradicional baiana. 
Este ano, o Brasil é o país homenageado na feira, que tem expectativa de receber mais de 250 mil pessoas, entre profissionais do setor e público visitante. 

“Estaremos em Madri com a responsabilidade de representar o destino que lidera o turismo brasileiro, mostrando que a Bahia ainda pode avançar muito mais, na atração de visitantes estrangeiros. Começaremos pela Espanha um intenso trabalho de capacitação, promoção e prospecção de negócios, que vai acontecer durante todo o ano, em diversas regiões do mundo”, explica o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

domingo, 19 de janeiro de 2025

Fé, tradição e união marcam a missa festiva do Senhor do Bonfim em Nilo Peçanha

 Na manhã deste domingo (19), Nilo Peçanha vivenciou um momento especial de fé e devoção com a Missa Festiva em homenagem ao Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade. A celebração reuniu moradores, autoridades regionais e lideranças políticas, destacando a força da religiosidade e a união do povo nilopeçanhense em uma manhã de espiritualidade e tradição.
A prefeita Jacqueline Soares, conhecida por seu compromisso com as tradições do município, emocionou a todos com suas palavras. "Nossa fé e religiosidade são a base que nos sustentam como povo.
Preservar tradições tão ricas como essa é essencial para mantermos vivas as raízes da nossa identidade. A cada canto entoado e a cada oração, senti a força da união de Nilo Peçanha", afirmou a gestora.
A celebração contou com a presença de importantes lideranças, como os deputados estaduais Euclides Fernandes e Alan Sanches, e o deputado federal Raimundo Costa, além de prefeitos e vice-prefeitos da região. Durante a cerimônia, os parlamentares destacaram o papel de Nilo Peçanha como um símbolo de fé e união no Baixo Sul da Bahia e reafirmaram o compromisso de seguir apoiando o desenvolvimento do município.
Após a Missa, a prefeita Jacqueline deu continuidade à tradição de abrir as portas de sua residência para receber a comunidade, autoridades e a imprensa em um almoço especial. "É sempre uma alegria imensa celebrar com meu povo as conquistas da nossa amada terra. Vamos seguir cada vez mais juntos, cultivando nossa fé e valorizando as tradições que fazem de Nilo Peçanha um lugar único", destacou Jacqueline.
Os deputados presentes aproveitaram o momento para agradecer o carinho da comunidade e reforçar o compromisso com iniciativas que promovam o progresso local. "Nilo Peçanha é um exemplo de força e união. Nosso trabalho será sempre retribuir esse apoio com ações que gerem resultados para a cidade e sua gente", afirmou o deputado Raimundo Costa.
A Missa Festiva encerrou-se reafirmando a força das tradições religiosas e culturais de Nilo Peçanha. Mais uma vez, o município mostrou que sua maior riqueza está na fé, no respeito e na união de seu povo, valores que inspiram e fortalecem o caminho para um futuro ainda mais próspero.

Avião de pequeno porte cai no interior da Bahia

 

Um avião monomotor caiu na cidade de Prado, no extremo sul da Bahia, na tarde deste domingo (19). De acordo com informações do g1, duas pessoas ficaram feridas e foram levadas para um hospital da região. Ainda não há informações sobre o estado de saúde delas.

O acidente com a aeronave aconteceu em uma área conhecida como Caminho no Mar. O monomotor ficou destruído com a queda.

De acordo com testemunhas, o avião estava voando muito baixo e apresentava um barulho "estranho" antes de cair. 

sexta-feira, 17 de janeiro de 2025

Prefeitura de Valença e Secretaria de Infraestrutura estudam viabilidade da ciclovia Valença-Guaibim e outros equipamentos do município

 

A Prefeitura de Valença, através da Secretaria de Infraestrutura recebeu nesta quinta-feira (16), membros da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia - CONDER, que, durante a avaliação técnica, levantaram informações acerca da viabilidade para construção de uma ciclovia no trecho Valença-Guaibim.

Além disso, desde a última quarta-feira (15), os técnicos, juntamente com o secretário de Infraestrutura e Planejamento Urbano, Alan Ainsworth; o engenheiro Cristiano Barbosa; a Diretora de Projetos, Alana Couto; e técnicos da CONDER, também vistoriaram a área da construção da Feira Livre, do novo Mercado Popular e a reforma da Praça da República.

Após os diagnósticos técnicos a prefeitura avançará na realização de intervenções estruturantes a fim de qualificar e modernizar os equipamentos públicos do município.

SECOM PMV

.

.