.

.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Polícia prende acusado de desviar mais de 2 milhoes da Santa Casa de Valença BA

 

A Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia Territorial de Valença e do Coordenador Regional, investigou um esquema na modalidade de furto mediante fraude (art. 155, §4º, inciso II do Código Penal Brasileiro), que teria causado um prejuízo estimado em R$ 2 milhões à Santa Casa de Misericórdia de Valença — instituição filantrópica que presta serviços essenciais na área da saúde do município.

O principal acusado é o ex-coordenador de Recursos Humanos da entidade. De acordo com as apurações da policia Civil. ele se aproveitava da função que ocupava para alterar digitalmente os valores do próprio salário, inserindo dados falsos no sistema de envio da folha de pagamento ao banco, o que resultava em depósitos com valores muito superiores ao devido. O esquema teria funcionado de forma contínua desde o ano de 2018.

A fraude foi descoberta de forma acidental por uma funcionária do setor financeiro, no dia 6 de março de 2025, o que levou a diretoria da Santa Casa a contratar uma auditoria independente para apurar os danos. 

O relatório parcial da auditoria, já entregue à polícia, aponta que apenas em 2024 o investigado teria recebido indevidamente o valor de R$ 267.517,37. Além disso, constatou-se que a conta bancária do indiciado  estava vinculada a outras pessoas que também teriam recebido valores, o que pode indicar a participação de terceiros no esquema.

Após a coleta de diversos depoimentos e a constatação de indícios robustos, a Autoridade Policial representou pela prisão preventiva medida deferida pelo Juízo competente. Desde então, o investigado encontrava-se foragido.

No dia29 de junho ele foi localizado e preso pela Polícia Militar no município de Caucaia, no estado do Ceará. Ele será transferido para Valença e permanece à disposição da Justiça.

A ação é fruto do trabalho diligente e técnico da equipe da Delegacia Territorial de Valença, com apoio da 5ª COORPIN, que vem atuando com firmeza no combate a crimes contra o patrimônio e em defesa de instituições de relevância social, como a Santa Casa de Misericórdia. 

As investigações prosseguem com o objetivo de quantificar com precisão o montante desviado e identificar todos os envolvidos. Fonte: Avisalogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário