Durante o encontro, realizado com a presença dos presidentes das associações rurais de Valença, foram apresentados dois novos programas municipais: Assistência Técnica Rural e Jovem Empreendedor Rural, iniciativas voltadas à capacitação, acompanhamento e valorização do pequeno produtor.
O Secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Clóvis Coutinho, destacou a importância de encontros como esse para manter o produtor rural atualizado e mais próximo das políticas públicas e programas disponíveis.
Outro momento foi a participação de representantes do Instituto Nordeste Cidadania, parceiro público do Banco do Nordeste, que apresentaram o programa Agroamigo, voltado à oferta de crédito rural com condições especiais para impulsionar as atividades produtivas no campo.
O agente de microcrédito rural do Banco do Nordeste, Maikon Farias, explicou como o programa Agroamigo tem transformado a realidade de agricultores familiares, proporcionando acesso a financiamento para custeio, investimentos e inovação na produção.
Além de apresentar políticas públicas, o Fórum também foi espaço de escuta. O Secretário de Estradas e Rodagens, Riselson Alves, conversou diretamente com os representantes das comunidades para conhecer de perto suas principais demandas.
Riselson reforçou a importância da escuta ativa como estratégia para planejar ações e obras que realmente atendam às necessidades da zona rural.
Durante o evento, também foi recolhida uma lista de produtores interessados em receber alevinos, que serão distribuídos no final deste mês como parte de uma ação de incentivo à piscicultura local.
Por fim, foi anunciada a realização do primeiro curso de avicultura do município, que acontecerá na comunidade do Quebra Machado, entre 8 e 10 de julho, fortalecendo o processo de formação técnica dos trabalhadores do campo.
SECOM | Prefeitura Municipal de Valença
Nenhum comentário:
Postar um comentário