sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Zambiapunga Mirim realiza desfile de conclusão do projeto em Taperoá

Neste sábado (29), crianças e adolescentes tomam as ruas da cidade Para fortalecer e valorizar as tradições culturais de Taperoá, o Projeto Zambiapunga Mirim encerra suas atividades com um grande desfile pelas ruas do município.
 A apresentação acontece neste sábado (29) e reúne crianças e adolescentes que, ao longo das últimas semanas, participaram de oficinas e vivências sobre essa manifestação tão representativa da cultura popular do Baixo Sul.

O cortejo leva para a cidade um espetáculo rítmico e festivo, marcado pelo brincar, dançar e o “assustar”, da população característica dos Zambiapungas. Máscaras emblemáticas, adereços e vestimentas coloridas ganham as ruas ao som de tambores, búzios gigantes, cuícas (berra-boi), agogôs e até pás de enxada, compondo a musicalidade tradicional do grupo. O ponto de partida será o Alto da Colina da Igreja de São Brás, às 17h, seguindo por diversas ruas e finalizando na orla marítima.

Ao longo do projeto, crianças e adolescentes participaram de oficinas de confecção de máscaras, capacetes e instrumentos, além de ensaios técnicos. O desfile final celebra o resultado desse aprendizado e reafirma a importância da transmissão da tradição entre gerações — preservando a originalidade, a riqueza cultural e a força dessa manifestação tão identitária do Território do Baixo Sul.

À frente das atividades estiveram Mestre Deco e o Contra-Mestre Gabriel, que atuaram como oficineiros e instrutores em todas as etapas. Eles orientaram os jovens na elaboração dos elementos visuais das indumentárias e nos toques tradicionais executados durante o cortejo. Para Mestre Deco, ensinar às novas gerações é fundamental para garantir a continuidade do patrimônio e manter o grupo-mirim ativo como representação permanente da região.

Presente em diversos municípios do Baixo Sul baiano, o Zambiapunga é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia, inscrito no Livro do Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC/BA).

O Projeto Zambiapunga Mirim – “Cantos, Encantos, Mistérios e Resistência de Taperoá” foi contemplado pelos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia (PNAB) e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.