O caso mais recente é do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), Rodrigo Bacellar, preso por supostamente ter vazado uma operação da corporação contra o deputado estadual TH Joias (MDB).
Os casos surgem em meio ao rompimento do partido com o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O partido ordenou que seus filiados entregassem cargos nos últimos meses.
Presente na lista de lideranças do União Brasil que entraram na mira da PF, o presidente nacional do partido, Antônio Rueda, apesar de estar sendo formalmente investigado, foi citado em duas operações da PF que investigam indícios de fraude e sonegação no setor de combustíveis.
Na Carbono Oculto, um piloto de aeronaves disse à PF que Rueda seria o dono de aviões usados por integrantes de uma facção criminosa. Já a Operação Poço de Lobato atingiu a empresa Refit, que tem como dono Ricardo Magro, que já atuou como DJ em um evento familiar de Rueda. O dirigente nega ser dono das aeronaves e garante que não tem qualquer envolvimento com irregularidades investigadas nas operações.
Por conta da influência do União Brasil em institutos de previdência estaduais, dirigentes do partido também foram atingidos pela decisão do Banco Central em liquidar o Banco Master por suspeita de gestão fraudulenta. No mesmo dia, foi deflagrada a operação “Compliance Zero”, que prendeu o dono do Master, Daniel Vorcaro.
Fundos de previdência que têm alguma proximidade com o partido estão entre os principais compradores de papéis do Master, desde o fim de 2023. Entre os destaques estão fundos do Amapá, com R$ 400 milhões. O instituto amapaense é dirigido por Jocildo Lemos, integrante da executiva estadual do União Brasil e aliado do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, filiado ao partido. O senador nega ter relação com esses investimentos.
Outra operação que atingiu o União Brasil foi a Operação Overclean, que chegou a prender um primo do deputado federal Elmar Nascimento durante apuração sobre desvio de recursos destinados a Campo Formoso (BA). A cidade é reduto eleitoral do parlamentar baiano, que faz parte da executiva do partido na Bahia.

Nenhum comentário:
Postar um comentário