O prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), deve ser a nova estrela da companhia. Considerado uma das principais lideranças do interior, ele chegou a ser cotado para integrar a principal chapa oposicionista, como candidato a vice-governador ao lado de ACM Neto (União Brasil).
Cocá, porém, se aproximou do governador Jerônimo Rodrigues (PT) durante 2025 e já fechou questão para apoiar a reeleição do petista. Visando esse apoio, o prefeito de Jequié encontrou no PSB a possibilidade de integrar formalmente a aliança que governa a Bahia.
Outro que também chega ao PSB a peso de ouro é o deputado estadual Vitor Bonfim (PV), pré-candidato a deputado federal. Muito próximo da ala mais jovem dos socialistas, o parlamentar é visto praticamente como uma certeza na Câmara dos Deputados.
“A intenção é que consigamos eleger dois deputados federais em outubro: Vitor e Lídice [da Mata, pré-candidata à reeleição]. Assim, a gente fortalece o partido dentro da base aliada de Jerônimo, mas também fortalece o PSB baiano junto ao nacional”, analisou um socialista que falou ao bahia.ba sob condição de anonimato.
Os demais parlamentares a serem filiados em março são Antonio Henrique Júnior (PP), Eduardo Salles (PP), Hassan (PP) e Niltinho (PP). Fortemente ligados ao governo Jerônimo, eles encontraram no PSB uma maneira de permanecer oficialmente na base.
Na conta dos socialistas, esses reforços possibilitam que o PSB eleja, em outubro, além de dois deputados federais, outros seis parlamentares para a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA): os quatro novos filiados vindos do PP, além do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida (PSB), e da deputada estadual Fabíola Mansur (PSB).
“Esse é um cenário otimista, claro. Mas é possível. Vai nos dar um novo peso dentro do governo Jerônimo, com maior capacidade de barganha já em 2026, mas também um novo peso dentro do partido a nível nacional”, reforçou um parlamentar de mandato.
Apesar das novas filiações estarem apalavradas, o PSB não tem pressa para revelar oficialmente a novidade. A ideia é que Cocá, Bonfim, Antonio Henrique, Salles, Hassan e Niltinho sejam anunciados na presença de João Campos (PSB), prefeito de Recife e presidente nacional do partido. Um encontro entre o líder pernambucano e o governador Jerônimo está sendo articulado, para celebrar a chegada dos novos socialistas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário