.

.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

CONFERENÇA ESTADUAL DE JUVENTUDE

Depois da realização das etapas municipais e territoriais, além de encontros com Jovens em Cumprimento de Medida Socioeducativa e consulta a Comunidades e Povos Tradicionais, ocorreu no período de 28 à 30/10, em Salvador, a II Conferência Estadual de Juventude, que tem por objetivo contribuir para a construção e o fortalecimento da Política Nacional de Juventude.
Dezenas de lideranças juvenis no território do Baixo Sul estiveram participando do evento articulado. Os delegados da cidade de Valença tiveram uma participação bastante ativa, demonstrado o poder e a força da juventude Valenciana.
O principal objetivo das conferências foi definir, junto com as jovens lideranças dos territórios, como aplicar a Lei e quais as prioridades em Educação, Saúde, Trabalho, Lazer, Inclusão Social e Diversidades, na concepção da própria juventude, que se propõe protagonista na sua comunidade e no seu Estado.
Os delegados de Valença se dividiram para participar das dez tendas temáticas, discutindo assim: educação, trabalho, emprego e renda, saúde, esporte e lazer, cidadania, comunicação e cultura, diversidade étnica, diversidade sexual, jovens em conflito com a Lei, questões indígenas e rurais.
Mas o trabalho não parou na Etapa Estadual. Como fruto da participação da delegação Valenciana, surgiu o grupo “Conexão Jovem”, que tem como objetivo demonstrar que quando bem articulados e direcionados o jovem pode sim ser protagonista e ajudar a modificar a sua realidade.
O grupo Conexão Jovem vem se articulado para conseguir participar da Etapa Nacional da Conferência, que será em Brasília entre os dias 09 e 12 de dezembro. Para garantir a participação dos 13 jovens participantes, o grupo vem vendendo rifas (R$ 2, 00), promovendo eventos e buscando patrocínio.
É importante perceber que em Valença vem surgindo um movimento juvenil atuante e responsável, pois muito se fala que a juventude é o futuro do país, mas na realidade os jovens são para além do futuro, o presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário