.

.

sábado, 29 de junho de 2013

VALENÇA: Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia. Um gesto simples pode preservar milhões de litros de água.


05 de junho foi a data escolhida para celebrar anualmente o Dia Mundial do Meio Ambiente. Este dia começou a ser comemorado em Estocolmo no ano de 1972, aonde teve início à primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente e alertar o público mundial e governos de cada país para os perigos de negligenciarmos a tarefa de cuidar do meio ambiente. É dentro desta perspectiva de desenvolver práticas preventivas, que o SAAE de Valença a cada ano participa ativamente da campanha em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e neste ano estendeu suas ações no período de 05 a 19 de junho, com atividades desenvolvidas nos CRAS Baixa Alegre, Bolívia e Jacaré e escolas no distrito do Guaibim, através da facilitação de palestras sócio educativas e realização de oficinas para fabricação artesanal de sabão em barra, reutilizando óleo de cozinha usado. Essa prática visa levar conhecimento e sensibilizar os grupos referenciados pelos diversos Centro de Referência da Assistência Social situados em diferentes áreas no município de Valença sobre os danos irreparáveis causados pela emissão do óleo no meio ambiente, e ensinando a estas comunidades utilizar esta substância para executar uma prática sustentável de geração de renda para as diversas famílias acompanhadas por estas instituições. Visto que na sua maioria tratam-se de famílias que encontram-se em vulnerabilidade social.
Sabe-se que o óleo de cozinha é altamente prejudicial ao meio ambiente e quando jogado na pia (rede de esgoto) causa entupimentos, havendo a necessidade do uso de produtos químicos tóxicos para a solução do problema.
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda têm jogado o óleo utilizado na cozinha na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos que isso causa.
Jogar o óleo na pia, em terrenos baldios ou no lixo acarreta três fins desastrosos a esse óleo: permanecem retidos no encanamento, causando entupimento das tubulações causando prejuízos a você, seu bairro, seu comércio e a companhia de saneamento de sua cidade; Pois acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, causando danos à fauna aquática; fica no solo, impermeabilizando-o e contribuindo com enchentes, ou entra em decomposição, soltando gás metano durante esse processo, causando mau cheiro, além de agravar o efeito estufa.
Não jogar óleo em fontes de água, na rede de esgoto ou no solo é uma questão de cidadania e por isso deve ser incentivada. Desta forma o SAAE, convida você cidadão valenciano a Pensar, Repensar e Reciclar as suas idéias e práticas a fim de contribuirmos para proteção e preservação do nosso Meio Ambiente garantindo assim um mundo melhor para nossas gerações e para as gerações vindouras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário